Prefeitura de Belém já gastou R$ 53 milhões em propaganda

Matéria deste domingo (27), do Diário do Pará, reporta que a prefeitura de Belém gastou R$ 53 milhões apenas em publicidade, desde que o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), assumiu o cargo em janeiro de 2013, o que vem a ser um média de R$ 1,5 milhão por mês jogado no éter, pois, como eu sempre tenho insistido aqui, propaganda pública, disfarçada de publicidade institucional, é um dos maiores desperdícios existentes no Brasil e, no Brasil, o desperdício é muito maior que a corrupção, quando não está em simbiose com ela.

A matéria do Diário do Pará fez um quadro comparando o que poderia ter sido feito com os R$ 53 milhões estorricados - pelo menos para o erário, pois quem recebeu cozinhou bem e harmonizou com algum vinho de prisca safra – em propaganda:

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Comentários

  1. Prefeitura de Belém, sempre fazendo do geito serto.

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  2. Seu Parsifal, e sobre essa denuncia do jornalista Lucio Flavio Pinto que a CDP pagou 960 mil reais ao Diário do Pará pela publicação do balanço da Companhia Docas do Pará, o que o senhor tem a dizer? O senhor sabe quantas bolsas-familia se poderia pagar com 960 mil reais?

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    1. Tudo o que está na postagem do jornalista Lucio Flavio, apesar do respeito que tenho por ele e sua história, é absolutamente inverídico.
      1. Não foi o ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, que determinou a publicação. A publicação dos balanços das empresas públicas é uma determinação legal e a empresa que não o fizer no prazo é multada, juntamente com os seus diretores, que também responderão por improbidade administrativa se não o fizerem.
      2. A publicação não custou R$ 960 mil e sim exatamente R$ R$ 178.300,07.
      3. O processo licitatório para fazer a publicação não é feito pela CDP e nem pela Secretaria Especial dos Portos, de onde Helder Barbalho é ministro, e sim pela EBC, Empresa Brasil de Comunicação, que concentra a publicidade legal das empresas estatais, através do seu departamento de serviços, que pode ser acessado clicando aqui, onde o jornalista Lucio Flavio, se soubesse como funcionam as publicações de balanço da CDP, poderia ter ido buscar a informação correta (ou ligado para mim para perguntar antes - é o que fazem os jornalistas), e onde você, também pode se informar, através do e-mail da EBC, que está na referida página.
      4. Não tenho ideia de quantas bolsas famílias podem ser pagas com R$ 960 mil, a mentira, ou com R$ 178.300,07, a verdade, mas sei das minhas obrigações legais como presidente da CDP.

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  3. Realmente deve ser muito mais importante estorricar 53 milhões de reais em propagandas publicitaria, do que investir esse dinheiro em Saúde, Educação e Segurança. Como disse o poeta, “estamos vivendo uma encruzilhada civilizatória”.

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  4. parsifal, teriamos a possibilidade de criar uma legislação que proibisse e/ou limitasse os gastos publicos com publicidade?? esses valores são sempre absurdos!! e as PEPPERS e GRIFFOS da vida vai ficando ricas...

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    1. Sim, legalmente é possível, mas o lobby e a força das empresas de publicidade e da imprensa em geral, cuja maioria vive dos recursos públicos de publicidade é muito grande.
      Uma das vezes em que relatei o orçamento do Estado, tentei reduzir a verba de publicidade: não só não consegui aprovar a emenda, como quase sou mandado para a Sibéria.

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    2. hehehe!! a verba dessa relatoria se manteve ou aumentou? abs

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