Paráfrase de Maiakovski

Shot017

Sempre repiso, aqui e alhures, que a banalização da quebra do sigilo individual de qualquer espécie e sobre qualquer pretexto, nos tange ao totalitarismo.

O pior é que todo totalitarismo começa, sempre, com amplo apoio popular, como pretexto de afirmação de um bem coletivo, onde o axioma da submissão do indivíduo à sociedade tende, fatalmente, a anular aquilo que temos de mais caro: a própria individualidade.

A prisão, ontem (01), do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, por determinação de um juiz de Sergipe, por suposto descumprimento de ordem judicial para quebra de sigilo do aplicativo WhatsApp e entrega de mensagens, em um processo que investiga tráfico de drogas, encerra desconhecimento técnico do juízo, o mal menor, e um avanço na cultura da quebra de sigilo como elemento de investigação reversa, o mal maior.

A falha técnica da prisão se revela em dois pontos:

1. Quando se prende um executivo de uma empresa por um suposto desacato cometido na seara de outra empresa: embora o Facebook tenha comprado o WhatsApp há dois anos, eles continuam sendo pessoas jurídicas diversas, portanto, a determinação judicial deveria ser endereçada ao executivo do WhatsApp (que não tem sede no Brasil). O procedimento é previsto em um acordo de cooperação internacional, e embora haja controvérsia na matéria, é o único instrumento legal no qual se poderia basear o feito, cujo procedimento não poder ser substituído ao arbítrio do julgador. Se o acordo é anacrônico para os tempos digitais, que os países cuidem de atualiza-lo para uma forma mais expedita, pois o direito internacional, por força de suas peculiares circunstancias, tem que ser positivo.

2. Quando se pede o que não existe: o WhatsApp alega, sempre que recebe, no mundo inteiro, pedido de quebra de sigilo e entrega de mensagens, que o aplicativo foi escrito de forma a não manter as mensagens nos servidores.

A lógica é da mera interface origem/destino, como ocorre no mundo físico tradicional: escreve-se uma carta, entrega-se ao correio, que a entrega ao carteiro, que a entrega ao destinatário.

O correio não fica com uma cópia da carta e, caso o WhatsApp fale a verdade, a determinação judicial soa como se um juiz determinasse ao carteiro que entregasse uma cópia da carta. Se o carteiro entregasse a cópia da carta ele teria que ter copiado a carta antes, o que seria um crime. Eis aí um paradoxo que a legislação precisa resolver, pois ou fazemos a coisa do modo certo ou estaremos cometendo um crime para elucidar outro.

É obvio que o mundo jurídico precisa atualizar a legislação cibernética, mas o fato de ela não acompanhar a velocidade da internet não nos coloca em estado famélico tal que justifique matar alguém para lhe roubar o almoço. Ou somos inteligentes o suficiente para convivermos com a tecnologia sem destruir os nossos valores individuais ou ela nos destruirá.

Nesse ponto, a inteligência jurídica norte-americana está menos despreparada ou, pelo menos, mais cuidadosa, pois na atual querela do estado de Nova York com a Apple, para quebrar o sigilo dos iphones em uma investigação, a empresa de Cupertino obteve a sua primeira vitória em um tribunal, mantendo os seus aparelhos intocados. E olha que o caso lá é de investigação de supostas ações de terrorismo.

Comentários

  1. Francisco Márcio02/03/2016, 09:56

    Esse é o Parsifal ( não o politico, esse...deixa pra lá... ) que eu gosto de ler. Sempre contribuindo para a formação do pensamento - goste ou não - mas contribui.

    ResponderExcluir
  2. Por essas e outras que Juízes como o Sérgio Moro se destacam positivamente. Principalmente pela capacidade técnica que não dá margem a anulações, nem chicanas.

    ResponderExcluir
  3. Mas o que tanto as pessoas tem a esconder? Meu celular não tem segredos ou senhas, minhas contas e-mail também não tem nada que precise de sigilo. Qual o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer as suas mensagens pessoais tornadas públicas ou a sua privacidade invadida é uma prerrogativa sua explicita-la onde e quando entender. A invasão de privacidade é o último recurso à ser usado pelo estado, em ocasião especificamente restrita, pois é um valor individual natural.
      Eu não tenho aids, então não sei por que gastam-se bilhões procurando uma cura. Eu também não estou com zika e nem tenho ninguém na família com microencefalia, então não sei por que estão gastando milhões em campanhas e combate ao mosquito.
      É assim que se embrionam os equívocos.

      Excluir
  4. Temos que ter cuidado antes de gritar gol...verificar se a bola entrou mesmo ou se entrou pelo lado de fora da rede.



    ResponderExcluir
  5. as coisas estão saindo do controle no nosso pais.muito poder na mão de jovens de certa forma despreparados.sem jogo de cintura e abusando do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao contrario, amigo, os velhos nao deram conta e os jovens estao tentando "corrigir" o rumo...

      Excluir
  6. Ismael Moraes02/03/2016, 19:04

    Essa metáfora do carteiro é a melhor explicação que já li sobre o assunto. Um velho advogado me ensinou, quando eu iniciava na profissão, que devemos contar a história aos juízes como se estivessemos tratando com uma criança de 5 anos. De forma clara, simples e fácil.

    ResponderExcluir
  7. não conheço bem esse whasapp, mas se ele permite que pessoas se comuniquem rapidamente e nada fica registrado, então ele deveria ser proibido e só liberado quando ficarem com gravações por alguns anos, e a policia e a justiça devem ter acesso, que deve ser regulado. O pessoal é deslumbrado demais com qualquer geringonça tecnologica fisica ou virtual.

    falando de invasão de privacidade, temos o cpf, esse documento a gente só deveria usar perante a receita, e qualquer pseudo banco e anti companhia telefonica exige a toda hora. A banalização do uso do cpf é uma invasão de privacidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é obrigado a fornecer o seu CPF para ninguém. Os bancos exigem para abrir uma conta para você, mas você não é obrigado a ter conta em banco. As telefônicas exigem para lhe vender um celular, mas você não é obrigado a ter celular.
      Você também não é obrigado a ter WhatsApp: pode mandar telegrama.

      Excluir
    2. seu raciocinio é falho. É quase impossivel viver sem ter conta em banco. Também é quase impossivel viver sem telefone.
      Quanto ao whatsapp, eu, cidadão brasileiro, reinvindico que o poder publico não permita que terroristas, ladroes, traficantes, seuestradores, etc, se aproveitem desse recurso sem que a policia possa investigar. Enquanto usado sem ficar registrado, esse recurso afronta minha segurança pessoal.

      Excluir
  8. concordo com esse comentário da banalização do CPF e 9 entre 10 clientes nos supermercados não querem cpf na nota...todos sabemos que somos alvo de um bigbrother monstruosamente faminto do nosso suado dinheirinho.

    ResponderExcluir
  9. Parsifal;

    Esse caso me fez lembrar aquele filme entitulado 'Eagle's Eyes'; que no Brasil foi 'Controle Absoluto', e tratava desta paranóia de invasão de dados pessoais, que terminava em tragédia de descontrole do super computador de inteligência artificial responsável pela segurança dos Estados Unidos, o qual em sua avaria colocou em andamento a 'operação Guilhotina' voltando-se contra o seu criador por discordar de uma simples tomada de decisão. Esse descontrole cibernético é apontado como um dos possíveis cenários de extinção da humanidade teorizados pelo notável físico Stephen Hawking.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação