Malagueña Salerosa

Shot 007

Uma das mais populares canções mexicanas, “Malagueña Salerosa”, originalmente “La Malagueña”, quando foi lançada em 1947, já foi gravada por mais de 200 artistas em todo o mundo.

No México, o estilo é conhecido como Huapango ou Huasteco, ritmo folclórico do nordeste mexicano.

Respeitados os detalhes do estilo, para mim a “Malagueña Salerosa” é um valsa ligeira, ritmo trazido da Europa no século XVIII, pelos espanhóis que migraram para o México e que se tornou um belíssimo e forte gênero tradicional mexicano.

A “Malagueña Salerosa” refere-se à paixão de um pobre mexicano por uma malagueña, que é o adjetivo gentílico das mulheres nascidas em Málaga, na Espanha, que trouxeram traços novos ao México e arrebataram os corações locais. Salerosa significa graciosa, bonita, sedutora.

Dentre as mais de 200 defesas feitas de Malagueña Salerosa, agrada-me a de Chingon, arranjada para uma marcha de mariachi sensacional, que foi inclusive usada por Quentin Tarantino em Kill Bill 2.

Mas Chingon fez uma Malagueña apenas diferente. A mais elaborada defesa para mim foi a do tenor mexicano Plácido Domingo, que abaixo vai:

Malagueña Salerosa é creditada a  Elpidio Ramírez e Pedro Galindo, que a compuseram em 1947.

Comentários

  1. outra bela musica mexicana é cielito lindo, que por aqui cantamos como "está chegando a hora". No link abaixo, sob a regencia de andre rieu, com ampla participação popular.

    https://www.youtube.com/watch?v=YQJTuRJS8OI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação