02/08/2015

Malagueña Salerosa

Shot 007

Uma das mais populares canções mexicanas, “Malagueña Salerosa”, originalmente “La Malagueña”, quando foi lançada em 1947, já foi gravada por mais de 200 artistas em todo o mundo.

No México, o estilo é conhecido como Huapango ou Huasteco, ritmo folclórico do nordeste mexicano.

Respeitados os detalhes do estilo, para mim a “Malagueña Salerosa” é um valsa ligeira, ritmo trazido da Europa no século XVIII, pelos espanhóis que migraram para o México e que se tornou um belíssimo e forte gênero tradicional mexicano.

A “Malagueña Salerosa” refere-se à paixão de um pobre mexicano por uma malagueña, que é o adjetivo gentílico das mulheres nascidas em Málaga, na Espanha, que trouxeram traços novos ao México e arrebataram os corações locais. Salerosa significa graciosa, bonita, sedutora.

Dentre as mais de 200 defesas feitas de Malagueña Salerosa, agrada-me a de Chingon, arranjada para uma marcha de mariachi sensacional, que foi inclusive usada por Quentin Tarantino em Kill Bill 2.

Mas Chingon fez uma Malagueña apenas diferente. A mais elaborada defesa para mim foi a do tenor mexicano Plácido Domingo, que abaixo vai:

Malagueña Salerosa é creditada a  Elpidio Ramírez e Pedro Galindo, que a compuseram em 1947.

Um comentário:

  1. outra bela musica mexicana é cielito lindo, que por aqui cantamos como "está chegando a hora". No link abaixo, sob a regencia de andre rieu, com ampla participação popular.

    https://www.youtube.com/watch?v=YQJTuRJS8OI

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.