Dados do 1º semestre de 2015 apontam recessão econômica de 2,1% em relação a 2014

Screen 008

Anunciou o IBGE hoje (28), que a “economia brasileira encolheu 1,9% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro trimestre do ano”.

O primeiro trimestre de 2015 já apresentou declive quando comparado em igual período de 2014, o que torna correto afirmar que vivemos uma recessão. Já atravessamos período recessivo antes: no primeiro trimestre de 2009 a economia retraiu 2,2%.

A inclinação negativa da ladeira nesse segundo trimestre foi prevista pelos economistas em uma media de 1,7%, portanto, guardada a margem de erro, eles acertaram, mas em prazo tão curto, e dado a situação tão óbvia, a previsão do cenário não poderia se afastar tanto do ponto.

Quando a comparação com 2014 se faz considerando todo o primeiro semestre de ambos os anos (2014 e 2015), o resultado é uma retração econômica de 2,1%.

Abaixo uma tabela que aponta a retração em cada setor da economia:

Screen 003

Observa-se que o único setor que se mantém fora do vermelho no acumulado (3ª coluna) dos primeiros seis meses de 2015, comparado ao mesmo período de 2014, foi o agropecuário, que experimentou alta de 3,0%.

Comentários

  1. Égua! Olha essa pérola que encontrei na internet:
    "ZENALDO COUTINHO E A DIVISÃO DO PARÁ
    PARABÉNS AO DEPUTADO ZENALDO COUTINHO,, QUE TEM CORAGEM EM DIZER QUE É CONTRA A DIVISÃO DO PARÁ, ESTE PARLAMENTAR, É ORGULHO DO PARÁ.
    E FALO COM A LIBERDADE DE SER FILIADO AO PMDB.
    Postado por MARCIO VASCONCELOS às 18:15 Nenhum comentário: Links para esta postagem"

    ResponderExcluir
  2. OBs. 2014 foi ano de copa do mundo no brasil que contribui para um aumento serviços, e tivemos campanha que faz aparecer dinheiro... e 2015 foi o ano dos escândalos e claro de pagar as dividas de campanha...... mais sem duvida ha recessão.
    Ass. Alberto Youssef..kkkk...

    ResponderExcluir
  3. o sistema de saúde nao suporta , segurança falta contingente e pouco, falta de tudo para todos gostaria de fazer um revelação que vai deixar muita gente com vontade de tomar veneno o PAIS das maravilhas nao existe ,o ESTADO pior ----ISRAEL MEDEIROS

    ResponderExcluir
  4. Parsifal Pontes o melhor administrador que Tucurui ja teve em toda a sua historia (BOLA)

    ResponderExcluir
  5. Mas também, Bola. . . Tem uma turbina que cai direta, segundo o PPS da região, direto no gabinete de Sua Excelência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação