Leopoldo, desfiles, ministro da Justiça, Sérgio Moro, Thor Batista, Tim Maia e eu

O Brasil vive a síndrome do Leopoldo, aquele personagem vivido por Roberto Benigni, que é confundido pela imprensa com uma celebridade no filme de Woody Allen, “Para Roma com amor”.

Shot 014

Fazemos escândalo com o patrocínio de um sanguinário ditador a uma escola de samba, quando todos os desfiles, segundo o Neguinho da Beija-Flor, são patrocinado pela contravenção, que por sua vez vive em conluio com o tráfico, que mata pessoas nos morros cariocas.

E já estamos na segunda semana bodejando porque o ministro da Justiça recebeu advogados que representam judicialmente os indiciados na operação Lava Jato.

A agenda, por mais anômalo que possa ser, foi até texto e contexto de uma sentença judicial lavrada pelo juiz Sérgio Moro, que opinou, nos autos(!!):

Shot 016

Pronto, já temos o nosso Joaquim Barbosa da primeira instância e a Justiça já tem opinião processual sobre quem o ministro da Justiça recebe.

Quando esse rubor de ética protocolar se dá nos autos, a opinião não é do juiz, mas da Justiça e quando o senso nela falta, ou à ordem se chamam os papéis ou o processo legal, que deve ser o tronco das decisões judiciais, se esfrangalha.

Doravante, advogado de preso que for falar com ministro terá, como reprimenda, o pedido de liberdade do cliente negado, sem direito a embargos de declaração: os motivos já estão declarados na lavra, pois Justiça boa é aquela que estraçalha o martelo na batida.

Shot 021

Isso é uma incontinência judicial sem métrica, a não ser que a régua seja fornida pela mãe da empolgação, a soberba. E soberba de juiz é igual fogo morro acima e água morro abaixo: não tem quem segure.

Embora os termos sejam cognatos, o ministro da Justiça tem zero influência na Justiça: não há o que e nem em que o ministro Cardozo possa influir no jogo, pois o apito e o poder de vida ou morte no gramado é de Sérgio Moro, que mantém os incautos na condição de apenados por antecipação para lhes fazer regurgitar o que engoliram. Essa a mais nova técnica de investigação judicial.

Se a desejada influência fosse em instância superior, ter-se-ia que escorar a verga até que essa influência se comprovasse e, in casu, a vergastada não deveria ser no ministro, que teria pedido, mas nos membros da Justiça, que teriam cedido, pois, como sói saber, não há relação de hierarquia entre ambos.

Enquanto isso, o filho do ex-bilionário Eike, Thor Batista, é absolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por ter atropelado e matado um ciclista que se atravessou à frente da Mercedes-Benz McLaren do rapaz, que vinha, prudentemente, dirigindo-a a 135 km/h, em um noite cheia de neblina.

O meu herói mesmo era o Tim Maia, que disse certa feita:

Shot 019

Tomara que o próximo Leopoldo não seja eu. Pelo amor de Deus, não me confundam com nenhuma celebridade!

Comentários

  1. Só não podemos esquecer que o PSDB do Pará já patrocinou muito o carnaval carioca no mundo mistico dos Caruanas. Lavagem de dinheiro? Será?

    ResponderExcluir
  2. 1. O Departamento de Polícia Federal (DPF), com sede no Distrito Federal, é diretamente subordinado ao Ministério da Justiça;
    2. O Ministro da Justiça recebeu em seu gabinete três advogados da Odebrecht, investigada na Operação Lava Jato. Na sua agenda oficial do dia 5 deste mês aparecem os nomes de Pedro Serrano, Maurício Ferro e Dora Cavalcanti, sem citar que são advogados que representam a empreiteira. Essa prática contraria a Lei 12.813, de 2013, que trata do conflito de interesse em cargos públicos, e a orientação da Controladoria-Geral da União (CGU), que fiscaliza as ações do Executivo. O órgão definiu que é dever dos gabinetes divulgar os nomes dos participantes das audiências, junto a um registro dos temas tratados e os resultados do encontro;
    3. Segundo Cardoso é “dever do ministro da Justiça e de quaisquer servidores públicos receber advogados no regular exercício da profissão conforme determina o Estatuto da Advocacia”;
    4. Leiam o artigo esclarecedor em http://www.conjur.com.br/2015-fev-22/segunda-leitura-lava-jato-visao-juridica-audiencia-ministro-justica;
    5. O gabinete do Ministro da Justiça não está franqueado a todo advogado cujo cliente se sinta prejudicado no trâmite judicial da defesa – é preciso ter relações, como dizia o Lula, com os poderosos......

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, você é sogro de Juiz Federal, portanto, nunca será vítima da cegueira da Justiça.

    ResponderExcluir
  4. NADA COMO UM DIA DEPOIS DO OUTRO...BRASILEIRO SEMPRE QUER PARECER DE PRIMEIRO MUNDO QUANDO FALA..QUANDO ESCREVE..MAS É RESTO CULTURAL DA EUROPA NO MELHOR DOS QUADROS.E GOVERNO PETISTA QUE É NAZI MARXISTA É TÃO FEROZ NA SUA JUSTIÇA QUANTO A LAVA JATO..E PSDB NUNCA FOI DIREITA A DIREITA ESTÁ VINDO..E NO CASO A DIREITA JUDICIAL QUE MANIFESTA COM APOIO POPULAR NATIVISTA É SINAL DOS TEMPOS NÃO SÓ PARA AS ESQUERDAS RETARDADAS E SOCIAL DEMOCRATAS ILUMINADAS DOS CLINTON E FHC MAS PARA TODA ESTA ÉPOCA DE JUÍZO FINAL COMO JÁ VEMOS PELA IMPRENSA..E NAS RUAS..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação