Pular para o conteúdo principal

Já circulam na Inglaterra ônibus com combustível produzido com fezes e lixo

Na Inglaterra já circulam os primeiros ônibus interurbanos do mundo movidos por uma mistura de dois combustíveis abundantes (sem trocadilhos), mas pouco aproveitados: fezes e lixo.

O Bio-Bus, movido a gás biometano, faz a linha Bristol-Bath e tem assento para 40 pessoas.

Shot 009

Um tanque de gás dá autonomia de 300 quilômetros ao veículo. As fezes e o lixo doméstico produzidos por 5 pessoas durante um ano são suficientes para gerar um tanque de gás.

A cidade de Bristol processa cerca de 75 milhões de metros cúbicos de esgoto e 35 mil toneladas de lixo doméstico por ano, o que seria suficiente para manter rodando toda a frota de ônibus existente na Inglaterra pelo mesmo período.

Como a fonte da energia é totalmente renovável, eis uma solução que, com o aperfeiçoamento da tecnologia para tornar o produto comercialmente viável, poderá diminuir em 30% a emissão de poluentes veiculares, taxa da pegada ecológica do novo combustível.

Não vale comentar que esses ônibus têm uma das matérias primas em abundância para rodar, em Brasília.

Comentários

  1. Ismael Moraes24/11/2014, 18:18

    E o que é que tem isso? Quando eu fazia faculdade eu andava no Sacramenta Nazaré também circulando com fezes e lixo! Isso há mais de 22 anos!

    ResponderExcluir
  2. Wilson - Tucuruí24/11/2014, 20:50

    E vocês ainda ficam menosprezando a capacidade da atual e anterior diretoria da Petrobras em se antecipar tecnologicamente aos concorrentes. Prevendo esta grande inovação, a Petrobras, para nosso orgulho, está ficando um lixo só e estocando merda em todas suas diretorias e refinarias, o que por si só explica e justifica a compra da Refinaria de Passadena. Assim, o estoque de combustível para o BB da BB já está garantido.
    Alias, por que não se substitui os 40 assentos do tal Bio-Bus da Bristol-Bath - haja B de bos... - por 40 assentos sanitários, para coleta direta de material combustível nos tanques do cheiroso veículo?

    ResponderExcluir
  3. a nossa distancia....cada vez aumenta mais

    ResponderExcluir
  4. Os ônibus de Belém, que o ZenaZenaldoAe disse que tiraria ze circulação por serem velhos e rasgados , continuam a circular fazendo merda e lixo em Belém, que cá pra nós, também está uma merda na mobilidade urbana, na segurança, na saúde, no saneamento, na educação, na limpeza urbana...uma merda

    ResponderExcluir
  5. S E N S A C I O N A L ! Quando vamos virar 1º mundo ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.