O efeito Marina Silva

Shot 006

Tanto Aécio Neves (PSDB) quanto Dilma Rousseff (PT) voltam-se à outsider Marina Silva (PSB).

Pesquisas internas do PSDB e do PT escondem uma Marina matadora, e os burburinhos das paredes contam que o IBOPE revelará hoje (26) um empate técnico entre ela e Dilma, além da vitória dela em 2° turno, como logo adiantou o Datafolha.

Dilma Rousseff apressou-se em estocar Marina, cobrando-lhe explicações sobre a obscura documentação do jato que matou Campos: bobagem, pois isso não a contamina e o de cujus pela morte já foi rendido.

Aécio Neves coloca em dúvida a capacidade da seringueira de presidir o Brasil: a dúvida é vazia, pois o etos eleitoral que dá peso específico decisivo ao processo não visita o psicanalista para fazer terapia de sufrágio.

> As contradições da razão

Uma possível eleição de Marina embaralharia os paradigmas do status quo nacional, solapando-lhes a capacidade de dar rumos à onda que gostariam de ver espumar nas areias das suas respectivas praias, pois o discurso de Marina, pelo menos até antes do jato cair, era o de mudar tudo isso que está aí.

Ou, para que não se esfume a dialética torta que evidencia a onda (afinal, Marina tem como coordenadora-geral da campanha Maria Alice Setúbal, a vulga Neca, quem vem a ser herdeira do maior banco privado da América Latina, o Itaú) a turma da Avenida Paulista e o pessoal de Paraisópolis, a maior favela de São Paulo, acordaram em reiniciar a máquina para que o mesmo software recarregue, livre do lixo que as operações geram em todo uso contínuo de qualquer estrutura de códigos. 

Shot 004

> As opções eventuais

Marina, por seu turno, sabe que, pelo menos no resfolegar da liça, não pode contar com uma estrutura partidária que no PSB já era sofrível e, com a morte de Campos, escorregou pelos seus inapetentes dedos.

Nesta contingência, Marina foge dos acordos regionais, dispensa a interface política tradicional e aposta na sinergia direta com o eleitor, único porto no qual pode amarrar o barco.

Se a onda, como aposta Aécio Neves, vai quebrar antes do dia da eleição, derrubando Marina da sua crista a destempo, na areia movediça, só será possível averiguar no decorrer dos próximos 15 dias, quando o maior adversário dela, o esquálido tempo de televisão, tiver mostrado que foi o epitáfio da sua envergadura ou a anemia da sua pegada.

Eis que, portanto, Marina está naquela encruzilhada de não poder nem se atrasar no passo e nem se adiantar no compasso, na mais perfeita tradução daquela máxima de Shakespeare que diz “tão fora do tempo estar quem se atrasa quanto quem se adianta”.

Comentários

  1. Bom dia meu amigo...parabéns você é um escritor ousado..neste texto você se superou... a mesmice da política brasileira que gerou Collor de Melo..porque não pode gerar Marina Silva? Claro que pode!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virgilio se vc for dos anos 60 o que vc colocou serve pra vc mesmo, pois a sua geração era dos bate e esconde a mão, aquela que fumava maconha pq era bacana fazer o proibido, a nossa ainda não teve opção política, tenho certeza q seu voto é no AÉCIO, um MURUCINHO que nunca soube pegar um ônibus, ainda mais lotado, MARINA VAI SURPREENDER, tem sensibilidade humana, e sabe o que é uma necessidade.

      MARIO JUNIOR

      Excluir
    2. Voce está enganado totalmente...mas vou lhe informar...meu voto foi e será da Marina..assinei para organizar a Rede...e tenho particular apreço pelo trabalho da Ministra do Meio Ambiente que resgatou dos coronéis do sertão o mando do governo federal sobre a Amazônia...infelizmente entregue imediatamente após a sua saída do MMA...não nos esquecendo que ela fenquanto Ministra foi a maior responsável pelos entraves às Usinas do Rio Madeira e de Belo Monte...e pelo visto será nossa escolhida para Presdidente do Brasil.Sou um orgulhoso sonhático.

      Excluir
    3. Eu também não tinha entendido sua colocação. Valeu pelo esclarecimento. Jorge alves

      Excluir
  2. Parsifal;

    Tem gente que cresce quando os outros se acabam em acidentes aéreos. Outros são até mais sortudos, pois mais de um caiu de avião para ele chegar onde está. Por quê a Marina não pode pegar a mesma chance?

    ResponderExcluir
  3. E a melhor crítica veio do blogueiro do Yahoo, quando diz, que Marina não quer um Brasil contemporâneo, mas quer um país agrário e teocrático.

    ResponderExcluir
  4. Francisco Sidou26/08/2014, 09:56

    Marina pode ser um novo fenômeno eleitoral, não à imagem e semelhança de Collor - de quem guarda abissal distância no quesito moralidade e decência - mas algo mais para um "Obama de saias". Sua suavidade não pode ser confundida com fragilidade.
    Isso é argumento usado por quem já está "anestesiado" pelo jogo bruto do poder. Outro argumento repetido à exaustão "para ver se pega" : de que Marina não teria "quadros" para governar, caso fosse eleita. Bobagem. Ela teria a oportunidade rara de escolher técnicos e gestores sem as "amarras" das conveniências ou chantagens partidárias invocadas sempre em nome de uma governabilidade de conchavos. Os "profissionais" do PT, PMDB, do próprio PSB e outros menos votados estão em pânico justamente diante da perspectiva de perderem seu prestígio e suas "cartas" no jogo do poder. Deveriam se acalmar e relaxar. Afinal, a alternância no poder é algo salutar nas democracias e garantido pela Constituição Federal, que em seu artigo primeiro proclama: "Todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido". Simples, assim, não caro deputado e competente blogueiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi porque a exclusão do PSDB quando mencionou sobre os políticos profissionais. Foi de propósito??? abraço. Jorge alves

      Excluir
  5. #forapt , venha quem vier...

    ResponderExcluir
  6. Amigos meus que moram na Alemanha começam a referendar Marina por lá. Agora é Marina!

    ResponderExcluir
  7. O tema do comentário no “Jornal da CBN” foi o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá hoje à noite, na TV Bandeirantes (22 horas). É inevitável que Marina Silva (PSB) vire o principal alvo dos demais candidatos. O debate ocorrerá logo após a divulgação da nova pesquisa Ibope. Os números das pesquisas internas dos partidos já mostram Marina claramente em segundo lugar. Ela ameaça tanto a presidente Dilma Rousseff (PT) quanto o senador Aécio Neves (PSDB).

    A ex-senadora é boa de debate e não deve ser subestimada pelos oponentes.

    Postado por: DANIELA MARTINS.

    ResponderExcluir
  8. Pode ser qualquer um, menos os PTralhas *****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, anônimo. Não pode ser qualquer um. Há vários pilantras que não estão no PT, mas no PSDB, PMDB etc. Se pra você vale qualquer pilantra, mesmo que não seja do PT, sugiro que reveja seus conceitos. abraço. Jorge alves

      Excluir
    2. nao sou o anonimo de cima mas corroboro ipis literis o que ele disse...qq um menos os PTralhas... precisamos de alternancia no poder!! chega desses *****...

      Excluir
  9. Em quase 30 anos de vida pública, Marina Silva ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Uma reputação construída em mandatos de vereadora, deputada estadual e senadora – eleita sempre com votações recordes – e no período em que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008.Nos cinco anos e quatro meses no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a ser vista também como gestora competente.

    MARINA SILVA (ACREANA), ORGULHO DA REGIÃO NORTE: Até que enfim, a Região NORTE do Brasil se destacará no Cenário Político Nacional, haja vista que terá um dos seus filhos na PRESIDÊNCIA DO PAÍS!

    Na pasta, uma de suas conquistas foi o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em apenas três anos, passando de 27 mil km² para 11 mil km² ao ano. Mais de 1.500 empresas ilegais foram desmanteladas, com a prisão de 700 pessoas. A apreensão de madeira somou um milhão de metros cúbicos. Iniciativas como essa aumentaram sua projeção internacional. No final de 2007, o jornal britânico “The Guardian” incluiu a então ministra entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos logar sou do norte sou marina 40 !!!!!!!!!! neles, agora é nossa oportunidade. mario junior

      Excluir
  10. Marina defende a preservação da Floresta Amazônica, o uso da tecnologia a serviço do meio ambiente, uma política livre de fisiologismos e um mundo sem corrupção.

    Quem há de ser contra?

    Se hoje são causas das quais ninguém discorda, é certo que Marina as abraçou antes e com mais afinco que a maioria dos políticos.

    Bastaria isso para Marina, feita candidata a presidente amedrontar os outros concorrentes.

    Ela foi candidata a presidente em 2010, quando recebeu sólidos 20 milhões de votos.

    Perto de sua trajetória de vida empalidecem outras histórias, como a do retirante que foi para São Paulo de pau de arara, virou metalúrgico, sindicalista e presidente.

    Marina foi seringueira, trabalhou como empregada doméstica, só aos 16 anos aprendeu a ler.

    Venceu a miséria, a ignorância, a doença e tornou-se líder ambientalista mundialmente reconhecida.

    Foi deputada, senadora, ministra.

    Há uma semana ela apareceu tecnicamente empatada com o senador Aécio Neves, candidato do PSDB, segundo a última pesquisa do Datafolha.

    Agora pode até mesmo estar a menos de dois meses de se eleger Presidente da República, segundo os dados parciais de pesquisas, sondagens de partidos e de instituições financeiras.

    Com tantos atributos, circunstâncias favoráveis e experiência política, Marina é, no essencial, o que se exige de um chefe de Estado.

    ResponderExcluir
  11. Visão de MARINA sobre as elites e os interesses de classe:

    “O erro não é ter interesses, é camuflar esses interesses. O acerto é quando você tem o seu interesse, legitimamente o coloca na mesa e age de acordo com as regras democráticas”, afirmou em discurso em 2008.

    MARINA, em extraordinário contraste com o discurso tão em voga, arrematou:

    “Discordo, inclusive, de algo que, muitas vezes, agente debate no Brasil, de que o problema aqui é a elite”.

    ResponderExcluir
  12. Marina é Nortista do Acre, que pai d'égua! Não tinha atentado pra esse inestimável detalhe, que julgo muito bom e harmonioso à definição do meu VOTO À PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  13. Tá na hora de botar um amazônida no poder. Marina é a chance. E, pensar que ela começou a estudar só aos 16 anos. Nunca é tarde para ir em frente. O NORTE agora tem um nome: MARINA.

    ResponderExcluir
  14. Assistindo o horário gratuito da palhaçada eleitoral, apesar das baboseiras e demagogias à quilo, achei algumas propostas interessantes, como :
    1. A desmilitarização das policiais e a criação de uma única policia civil e com piso salarial único e igual ao da policia federal.
    2. A taxação de impostos sobre as grandes fortunas, em especial dos banqueiros e especuladores que jogam Bilhões nos cassinos das bolsas de valores. Isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000,00.
    3. Eleições diretas para escolher desembargadores e ministros dos tribulais superiores e STF, para que não sejam indicados pelos governadores e presidente.
    4. Que os salários de professores sejam equiparados aos de deputados.
    5. Que os deputados e senadores matriculem seus filhos em escolas publicas.
    6. Cobrança de impostos das Igrejas e Jornais.
    7. Auditoria ampla das dividas publicas interna e externa dos governos.

    ResponderExcluir
  15. Nós, que votamos pro BRASIL MUDAR, queremos qualquer coisa menos a filhota do Lula. Mas pra MARINA e o AÉCIO ganharem só combinando com a REDE.... GLOBO!

    ResponderExcluir
  16. Vou votar na Marina, porque ela como eu somos evangélicas, nos ainda vamos mandar no Brasil, um pais de maioria cotólicos, chegou a nossa vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que importa não é a fé religiosa professada por esse ou aquele candidato à Presidente da República. Mas, a fé que traduza os sentimentos daqueles brasileiros que não suportam mais a trilha da hipocrisia, corrupção, indignidade, desrespeito e deboche em relação às esperanças da nação. MARINA representa a voz da esperança a projetar o sentimento de reação do povo brasileiro em repúdio às mais variadas formas de descaso para com o sentimento da nação de excluídos e desassistidos pelo Poder Público, que clama por um novo tempo, por um novo Brasil, com a perspectiva de segurança para o futuro.VIVA A INTELIGÊNCIA! VIVA MARINA SILVA! Garantia da liberdade de participação de todos os cidadãos na vida política e na direção dos assuntos públicos do País, além da dignidade da pessoa humana, do prestígio à vontade popular, do fortalecimento do homem e da mulher em sua essência e circunstância. VOTAREI EM MARINA, COM MUITO ORGULHO E COM A LIBERDADE DE NÃO TER MEDO!

      Excluir
    2. Parabéns pela resposta. A manifestação lá de cima mais atrapalha que ajuda.

      Excluir
  17. Religião e politica não combinam, impor teocracia num estado laico e de uma atraso sem precedentes. Resquício de países atrasados

    ResponderExcluir
  18. Francisco Sidou27/08/2014, 09:45

    Caro Parsifal ,

    Não foi "ato falho" não ter citado o PSDB. Falei em "profissionais" da política de modo abrangente, aí incluídos os espécimes de todos os partidos. Aliás, quem é Jorge Alves? É seu porta-voz ? Ou assessor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidou,
      Não fui eu quem sugeriu que você cometeu "ato falho". Eu não conheço o Jorge Alves. Sou um deputado fora da curva nesses acessórios: não tenho porta-voz, assessores, segurança e essas outras coisas que o mandato nos facilita. No meu gabinete trabalham apenas 3 pessoas e me dou ao luxo de ter um motorista, mas esse está comigo há uns 20 anos e continuará, tenha eu, ou não, mandato. Não condeno quem os tem. É uma opção pessoal minha, pois acho que esse monte de gente nos tira a liberdade e depois não se sabe viver sem eles.

      Excluir
    2. Caríssimo jornalista, Francisco Sidou, não zangue com minha pergunta lá de cima, acompanho e respeito muito seu trabalho e sei de sua idoneidade jornalística. Não conheço o Parsifal Pontes, e passei a acompanhar este blog ha pouquíssimo tempo. Mas obrigado pelo esclarecimento, aproveitando para parabenizar o blog pelo bom trabalho.

      Jorge alves

      Excluir
  19. Francisco Sidou28/08/2014, 12:04

    Grato ao Jorge Alves pelo conceito elogioso sobre minha conduta profissional. Realmente, procuro exercer a profissão com dignidade e altivez, embora enfrentando, justamente por isso, enormes dificuldades, inclusive de ordem financeira. Mas trata-se de uma opção, da qual jamais me arrependo. Desculpe se o confundi como porta-voz ou assessor do Parsifal, que costuma postar suas respostas com esse fundo destacado em azul. Sou assíduo frequentador de seu Blog, que considero, sem nenhum favor, um dos melhores de Belém, não só pela sua moderna apresentação visual, mas, também, pelo seu conteúdo eclético e atualizado, além do acentuado toque de bom humor em suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidou,

      As respostas aos comentários, independentemente de ser eu ou não que escrevo, sempre vêm no destaque azul.
      Obrigado pela parte que me toca quando ao blog.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação