Eles venceram

warren

A julgar pelo artigo de Vladimir Safatle, professor do Departamento de filosofia da USP, publicado na terça-feira (22), na Folha de S. Paulo, os ricos e famosos já venceram.

Como sabem, veículos automotores em geral pagam, anualmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.

Mas a definição jurídica de veículos automotores, para os efeitos de cobrança de IPVA, é que tais móveis são aqueles que não “despregam” do chão, ou seja, aqueles que decolam ou deslizam n’água estão isentos.

Safatle fez as contas: se os 2 mil helicópteros, os 20 mil jatos e os 17 mil iates particulares que existem no Brasil pagassem IPVA, a arrecadação gerada seria de aproximadamente R$ 8 bilhões, o que equivale a dois orçamentos da USP, a maior e melhor avaliada universidade do Brasil.

Ou seja, o Brasil escorcha a classe média com impostos de todo gênero, mas dispensa um singelo imposto anual dos proprietários de jatos que custam US$ 50 milhões, e para eles, pagarem o imposto não faria diferença alguma, pois como dizia Onassis, depois de um certo ponto da fortuna, a única diferença é o luxo que ela pode comprar.

Comentários

  1. Brasil país de todos!...tolos?

    ResponderExcluir
  2. Deputado, se este post fosse falando bem do Bolsa Família, estava cheio de comentários denegrindo o programa. mas a classe média brasileira é burra e deslumbrada sequer se enxerga na condição de explorada pelo andar de cima, pois acha que faz parte dela. Quero ver uma manifestação pela implementação do imposto sobre grandes fortunas que até hoje é apenas um artigo da Constituição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação