No início de agosto a revista Forbes publicou um artigo, assinado por Kenneth Rapoza, criticando os preços dos carros no Brasil. Rapoza qualificou os preços praticados pelas montadoras nacionais como “ridículos”.
As montadoras reagiram e debitaram aos impostos sobre a produção e comercialização dos veículos a “ridicularização” dos preços finais.
> Lucros praticados aqui são o dobro da média mundial
É verdade que os impostos sobre a produção de automóveis no Brasil são o dobro da média praticada no mundo, mas as montadoras esconderam, na resposta, um dos componentes da aviltação do preço final: o lucro que elas alcançam no Brasil é o dobro daquele praticado, em média, no mundo.
Aliás, esse é um dos problemas da cadeia comercial no Brasil: como a base consumidora ainda é relativamente pequena e a escala reduzida, o empresário aumenta a margem de lucro para compensar a equação da usura.
Veja abaixo um infográfico com a composição dos custos de veículos no Brasil:
O alto custo da logística também é um dos problemas dos preços no Brasil: para que as matérias primas cheguem à planta das montadoras, elas pagam o dobro do valor liquidado pela média mundial.
E essa não é uma realidade presente apenas nos carros: ela se estenda pelos mais básicos produtos da cesta. Abaixo a composição de preços do gás de cozinha, montado a partir de dados da ANP:
Observe o custo da logística para que o botijão chegue ao seu fogão (50% do preço). E o lucro da Petrobras, que ela, eufemisticamente chama de "realização" (30%): um assalto a gás armado.
Enfim, continuamos pagando alto pelo tal custo Brasil e pela usura de quem maneja a mercadoria.
Trocando em miudos, a ganacia dos empresarios e a razao dos crros brasileiros serem tao caros. Agora, precisou a Forbes dizer isso para o povo brasileiro acreditar. Antes, era tudo culpa do custo brasil, exclusivamente.
ResponderExcluirNem tão pouco, porém não tanto: veja que o custo Brasil é bem maior que a usura.
ExcluirDeputado, reduza nas suas contas do custo brasil, o IPI que o governo acaba de prorrogar por mais dois meses. Empresarios gananciosos!
ResponderExcluirO VELHO CONTINENTE, O PAÍS NOVO E AS CARROÇAS DO COLOR!
ResponderExcluirCaro Parsifal
Essa é uma realidade malvada porem sempre pensamos, um dia isso ira passar, nosso custo será competitivo, a indústria nacional mudara com a reforma trabalhista, os juros praticados no país chegaram ao patamar dos norte americanos, que o imposto será cobrado com a decência do “TAX” ou a coerência do”VAT”.
Agora se nada acontece em relação ao custo no parque das indústrias automotivas não é para o bem de todos e a felicidade da nação, talvez para proteger o lucro de uns e o desconforto de todos!
Eu mesmo reconhecendo que dou o direito de alguém dizer na revista que fui roubado que sou burro, (na realidade nos chamou de otários com elegância) por usar um carro importado não abrirei mão de tal conforto.
Porem como já dizia o velho Moreira de Cametá barco perdido bem carregado e assim me recuso usar Cherokee, Honda New Civic, Dodge Durango ou Corola realmente eles não dão todo conforto possível menos ainda status, continuarei andando durante a semana de Mercedes 230 Avangard e Mustang Cobra nos passeios de Domingo.
Ouvir criticas e segui-las por achar que a opinião do outro é a certa me tornaria personagem da fabula “O Velho O Menino e O Burro”!
MCB
Em Tempo: Turma do Dudu (RR) as placas não são do Pará e estão emplacados até dezembro de 2013!