Tragédia grega

Shot002

Há 20 anos assisti “Megaleksandros” (Alexandre, o grande) em um festival de cinema grego, no antigo Cine Belas Artes, destruído para abrigar uma estação do metrô paulista.

Foi quando ouvi falar de Theo Angelopoulos que, depois de Costa-Gravas (de quem eu asssisti “Z” na década de 70), era o diretor grego mais conhecido fora da Grécia: Angelopoulos ganhou uma Palma de Ouro em Cannes por “A eternidade e um dia” e um Leão de Ouro em Veneza, por “Alexandre, o grande”.

No final de 2011, Angelopoulos começou a filmar “The other sea” (O outro mar), que contaria a estória de uma família apanhada pela fatídica crise econômica que devorou a Grécia, destruindo relações políticas, comerciais e pessoais de um país cujo tema recorrente sempre foi a tragédia.

Na terça-feira, 24, Angelopoulos caminhava pelos arredores de Atenas, com a sua equipe de filmagens, procurando locações para as cenas externas, quando foi violentamente atingido por uma motocicleta: chegou morto, aos 76 anos, ao hospital.

Como dizia a minha avó Ciló, “desgraça pouca é bobagem”: a Grécia, no meio da sua tragédia econômico-financeira, perde, tragicamente, um dos seus maiores cineastas.

Comentários

  1. Parsifal, com relação ao Cine Belas Artes a tempos atraz vi uma reportagem em que os proprietários não renovariam o contrato com quem alugava este local para passar filmes. Acho que não foi destruido este local para ser estação de metrô.

    ResponderExcluir
  2. O dono do prédio é o Flavio Maluf. O prédio é um dos mais de 200 imóveis que os Maluf têm em São Paulo, herdados de Dona Maria Maluf, matriarca da família.
    Na verdade, Flavio Maluf não quis renovar o contrato com o Belas Artes em fevereiro de 2011, pois, com a inauguração, no segundo semestre de 2011, da estação da Consolação do metrô, ele viu mais lucro em incorporar o espaço à entrada da estação para comércio.
    Hoje, o espaço que era o Belas Artes se confunde com a estação do metrô.
    Com certeza o Flavio Maluf está ganhando mais dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Esse motoqueiro era belemense?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação