Depois da tempestade vem a enxurrada

Shot004

A uma semana do final do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Pará aguarda um início nervoso: o ano eleitoral carrega-se com as ainda inacabadas investigações do Ministério Público do Estado (MPE) sobre as fraudes nas folhas de pagamentos e licitações, e desinteligências entre o presidente da Casa, Manoel Pioneiro (PSDB) e a 1ª secretária da Mesa Diretora, deputada Simone Morgado (PMDB).

A primeira carga, que deverá ser objeto de desinências verbais entre oposição e situação, vem por mais uma ação civil de improbidade administrativa que o MPE impetrou, ontem, 26, alcançando o ex-presidente da Casa, atual senador Mario Couto (PSDB) e mais 15 servidores. A deputada Cilene Couto (PSDB), à época servidora da Alepa, também é sujeito passivo da ação, que por ser de natureza civil, é processada na justiça de 1° grau.

O objeto descrito na ação, que abrange o período de 2003 a 2007, descreve as mesmas condutas já definidas nas demais impetradas contra outros servidores e o ex-presidente Domingos Juvenil (PMDB), e pede o ressarcimento ao erário do valor, à época, de R$ 2.387.851,81.

A segunda carga a pesar sobre o teto da Alepa é o contencioso deflagrado entre a deputada Simone Morgado (PMDB), em oposição ao que ela alega como “irregularidades gritantes” na administração do presidente Manoel Pioneiro (PSDB).

A deputada, 1ª secretária da Mesa Diretora, deposita hoje no Ministério Público, Receita Federal e Tribunal de Contas do Estado, um relatório, de sua lavra, apontando o que concluiu serem irregularidades em diversos processos licitatórios na atual gestão de Manoel Pioneiro.

Os poderes da República nunca estiveram tão colocados à prova no Brasil. Isto, longe de ser algo negativo, é índice de que a democracia amadurece e o cidadão está cada vez mais informado, cobrando agendas positivas das instituições.

Neste contexto, dificilmente a Alepa conseguirá sair do noticiário maciçamente negativo a que foi relegada desde o início de 2011.

Será necessário muita sabedoria, resignação e responsabilidade parlamentar para que possamos chegar ao final desta legislatura sem a sensação de que ela foi nada mais que 4 anos perdidos.

Como exclamou Cícero quando Roma ainda era um império, em uma das suas famosas “Catilinárias”: “O tempora o mores!

Comentários

  1. Errata: onde está escrito Alepa leia-se antro.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Simas27/01/2012, 08:12

    O que falta na Assembléia Legislativa é um D O I D O pra jogar uma bomba e levar pro espaço toda essa cambada que se denomina dePUTADOS ESTADUAIS sanguessugas, meliantes de todos os tipos e calibres

    ResponderExcluir
  3. O povo penhorado agradece por ter acesso às informações que mudam o voto e consequentemente a eleição de políticos oportunistas. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parsifal, e esta enxurrada deságua aonde? Na Justiça?.... Há... há... há...

    ResponderExcluir
  5. De que adianta tudo isso? Ninguém vai ser preso, o dinheiro não vai ser recuperado e todo mundo vai tá eleito de novo em 2014, fazendo exatamente as mesmas falcatruas que fazem hoje. Nenhuma dessas denúncias vai ter resultado prático.

    ResponderExcluir
  6. Vamos a pergunta que se nega a calar...O PMDB é situação ou oposição no governo Jatene? Ou é apenas uma crise isolada da Morgado com o presidente da Alepa ou...??, a deputada está magoada pelo fato ocorridos noano passado...tendo o seu nome envolvido no caso Alepa..

    ResponderExcluir
  7. Se esta Assembléia fosse séria, cassava os mandatos de todos os envolvidos nestes esquemas de fraudes.m O PT vai pedir a cabeça do Mario Couto no Senado. espere para ver.Agora que ele vai justar contas pelos seus ataques gratuitos.

    ResponderExcluir
  8. Olá CARO DEP.PARSIFAL
    Quem se uni com o diabo tem um preço apagar, as coisas funcionam assim, vai com uma mão e volta com a outra, se no meio do caminho houver um percauso o beneficiado pagara com sangue!!!!!
    Recomendo o livro o vampiro, pra que o Jatene entenda o preço apagar pelo acordo, Bem feito pos o povo queria ele e nao o vampiro!!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente é preciso sabedoria para sanar este embróglio...Já vi esta história antes.Alguém tem que falar para o Pioneiro que não se mexe em casa de caba.Simone é a musa do homem..Lembram o que aconteceu com o pt? Por te mexido com uma outra musa do PMDB...oposição ferrenha na casa do povo...

    ResponderExcluir
  10. E olha que Couto deu o sumiço em mais de 40 processos licitátorios da época, e como premiação pelo sumiço,o militar que estava na guarnição que retirou os processos da ALEPA,hoje é ascessor de gabinete no DETRAN,onde a turma de couto esta instalada,um verdadeiro premio pela traquinagem.

    ResponderExcluir
  11. Estou com a Dep. Simone e não abro.
    Ass.
    Teu Algoz

    ResponderExcluir
  12. Parsifal provavelmente achas que o lider deveria ser o Priante.Bela troca hahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação