Comissão Executiva do PDT-PA decide entregar os cargos ao governo

shot043

Como eu comentei aqui, ainda não se digeriram as desinteligências da campanha plebiscitária, mal conduzida politicamente por correligionários do governo.

Governo não cria problemas: resolve-os. Não eram necessários movimentos oficiais para que o “NÃO” vencesse, e quem imagina ter alcançado tento com as escaramuças comete engano.

Enquanto alguns ruminam mágoas outros decidem que não as mastigarão. O primeiro a regurgitar foi o deputado João Salame (PPS), que tirou do peito um dos cordões que ligam políticos ao governo: cargos.

Se os indicados do deputado continuam no governo, é exclusiva discricionariedade do governador, que poderá optar por deixar a carta recebida no tucupi, já que a posição de Salame foi isolada: não alcançou o seu partido, o PPS.

O primeiro movimento partidário de cisão veio hoje, do PDT, comandado no Pará pelo deputado federal Giovanni Queiroz.

A executiva regional do PDT decidiu, por ampla maioria (13 x 4), entregar os cargos obtidos na coalizão com o governo, e cita, na carta que comunica a decisão ao governador, que o faz em função “de posicionamento político que vai de encontro ao manifesto deste governo quando da campanha plebiscitária do Pará”.

Divergências pontuais são comuns em coalizões. Não são elementos condutores de cisões. Portanto, a citação é um eufemismo para dizer ao governador que o PDT, também, é um pote até aqui de mágoas.

Podem os menos avisados optar por subestimar as duas ocorrências, afinal, são “apenas” dois deputados a se colocarem em descompromisso formal com o governo por choque de opiniões, mas, eu não aconselharia tratar a matéria com menosprezo: a castanheira, a mais alta das árvores da floresta amazônica, começa em uma castanha que nos cabe em ¼ da palma da mão.

2012 será um ano nervoso, onde os fios elétricos tendem a descascar na proporção direta da chegada de outubro: não é aconselhável deixá-los expostos ainda no começo da linha de transmissão.

Comentários

  1. Parabéns PDT! Tapajós e Carajás e era o sonho do povo do interior. Jatene não merece respeito, governador egoista, fraco governante.

    ResponderExcluir
  2. O Governo do Estado digo Jatene não perde com a saida destes forasteiros que queriam dividir o Estado. Basta o Jatene saber usar bem a caneta que sempre terá maioria folgada e aprovando tudo. Como exemplo até o PT votou com o Jatene neste final do ano e não foi pela beleza do Jatene e sim pelo peso de sua caneta.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo sabe que a Asipag é comandada pela esposa do vice-presidente do tce, Luís Cunha, e alguém acha que ele vai entregar de mão beijada esse cargo, além do DAS dos irmãos Antonio da Cunha Teixeira e Paulo Cunha Teixeira, vice-diretor e chefe de segurança no presídio de Bragança? E a "aprovação" das contas do governo, algumas "com ressalvas", claro, como é que vai ficar? Eu pago prá ver.

    ResponderExcluir
  4. 20:04:00,

    Você daria um péssimo conselheiro político: era assim que o Puty pensava ao ver o PSDB votar com Ana Júlia.

    ResponderExcluir
  5. No sul do Pará, o Jatene leva vaia em todos os lugares que comparecer.
    Em Tucuruí, a única coisa do Estado que funcionava razoalvelmente era o Hospital Regional, os outros órgãos o Estado só coloca a GRIFE.
    O PSDB sucateou o Hospital que está substituindo lâmpadas de espaços menos importantes para os locais mais importantes por falta de lâmpadas, imaginem o resto.
    Se o Jatene aqui estiver, será vaiado espontaneamente pela população, sem precisar mobilizar a vaia.

    ResponderExcluir
  6. Valeu PDT a vontade de um povo não se vende e não se troca por cargos, só assim e que vamos chegar Carajas e Tapajós VIVOS

    ResponderExcluir
  7. Concordo Deputado, não se pode acender vela a Deus e ao Diabo!

    ResponderExcluir
  8. O PDT chafurda na lama da corrupçao.O Jatene esta se livrando de um bando.O POVO esta atento e sabera reconhecer.Vade retro Giovani

    ResponderExcluir
  9. Estive a pouco tempo trafegando pelas rodovias que dão acesso aa praias de Salinas e Mosqueiro, surpreendeu-me a preocupação do governo em recuperar ou tapar os buracos que incomodam os Belenense que pra lá vão aproveitar os finais de semana e feriadões. Ao retornar ao nosso tão carente Sul do Pará tive que me conformar com a companhia dos históricos buracos que infestam a Rodovia PA-150, Mas o Pará é grande, e isso é que importa aos Belenenses.

    ResponderExcluir
  10. O Puty queria era vcs de fora do governo(coisa que era corretissima) e não conseguia fazer valer sua tese em fç do seu PR achar que mantendo-os no seu assalto diario,conseguiria agradar o "barbalhão" e se eleger senador:tai o resultado). AF que tava certo : se tivessem despachados vcs já no começo do governo,a coisa seria outra. ou seja: vcs do pmdb é que não prestam

    ResponderExcluir
  11. Ei Parsifal, acabaram-se os problemas do Jatene. É só ele contratar o macho man aí das 21:30 para ir com a pasta de dinheiro para a ALEPA para comprar votos e tudo estará resolvido. Mas antes tem que chutar o PMDB do governo e quem mais aparecer para atrapalhar. Ah, sim. Eu acho melhor o Jatene mandar fechar a ALEPA e acabar com os partidos. Pronto: simples assim.

    ResponderExcluir
  12. E eu sou testemunha de que tu avisaste o Puty e a própria governadora que as coisas não iam tão bem como parecia àqueles que tu chamavas de "meninos". Deu no que deu.

    Um colega.

    ResponderExcluir
  13. Já vão tarde!
    Mônica Coutinho

    ResponderExcluir
  14. Já vão tarde!
    Mônica Coutinho

    ResponderExcluir
  15. Ronaldo Gomes12/01/2012, 06:30

    Deputado o PDT não é Geovani Queiroz. Talvez assim ele quisesse, mas não é. Sou do PDT já tem tempo, votei contra a divisão, não ocupo cargo governamental, não concordo com Geovani, não votei nem votaria nele, enfim... VIVA A REPÚBLICA, VIVA A DEMOCRACIA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Parsifal, então explica para nos o motivo do PT ter votado com o Governo? Se não teve grana na parada qual a causa do PT votar com o Governo ou o PT acha que o Jatene é o maior governante que o Pará já teve?

    ResponderExcluir
  17. É engraçado: os deputados João Salame e Giovani Queiroz podem, ou puderam no plebiscito, falar o que bem quiseram contra o Estado e contra o próprio governador Simão Jatene, como aconteceu - e se tem o registro, que não há nenhum problema. Faz parte da política e de uma campanha com àquela. Mas os aliados do lado do NÃO, ou mesmo o governador ofendido, não podem contrapor e nem pensar em se defender: contrariaram essas grandes lideranças que, por conta disso, estão até agora um "pote assim de mágoas". É... a política e suas circunstâncias...

    ResponderExcluir
  18. acredito que um sonho nao se acaba em uma noite, ainda estamos vivendo esse sonho de carajás e tapajós, so pra ver se o governador estar bem nessas duas regioes, seria bom ele indicar um candidato dele. aiiiiii. rsrsr

    ResponderExcluir
  19. Ismael Moraes12/01/2012, 08:57

    Do jeito que o PDT eh fisiológico, com certeza não sao esses nobres motivos que o movem a sair da composição com o governo. Deve ter sido oferecida alguma proposta pelo PT, com cargos federais. Quem ganha com isso eh o governador Jatene, que se livra desse entulho venal, como deveria se livrar de outros.

    ResponderExcluir
  20. Na veja desta semana veio um encarte com fotos das principais "obras" do Duciomar. Lastimável que em 7 anos de governo, o prefeito tenha feito tão pouco ou quase nada pela nossa cidade. Vejamos as obsevações que devem ser feitas de cada obra.
    1- programa luz para todos . Basta um rapido passeio pela cidade a noite para verificar que a cidade é pessimamente iluminada, o bairro do Reduto é um breu. A Travessa Barão no Marco nem se fala, só para citar como exemplo.
    2- quase 2.500 ruas asfaltadas, o que o prefeito nao fala é que a maioria dessas ruas ja eram asfaltadas, como no conjunto da cohab na marambaia, as ruas do conjunto carmelandia so foram asfaltadas por causa da propaganda enganosa na eleicao passada e que lhe renderia a mandato. A acao ainda esta no tre pra ser julgada.
    3- portal da amazonia . Obra que se arrasta ha 7 anos e que ate agora so liga o nada a lugar nenhum. As fotos sao tiradas de angulos estrategicos para nao mostrar que se trata de um arremedo de grande obra, so uma pessoa com retardo mental nao ve o que esta bem demonstrado na pagina 12 do encarte.
    4- nova vila da barca. Obra paralisada e que a populacao clama para sair das palafitas, a foto so mostra uma parte da obra e mais o recurso e da uniao.
    5- palacrte pinho, so foi restaurado por causa de uma acao civil publica.
    6- ampliacao da av. Joao paulo II, infelizmente e outra via que quando voce chega no final nao sabe pra onde vai. Termina no nada.
    7- criacao da secretaria de esporte. Primeiro nao fez mais do que obrigacao, segundo nao realizou ate agora nenhuma atividade efetiva para promover o esporte no municipio.
    8- academia ao ar livre, va ate a uma dessas "academias" e veja se nao tem ao menos a metade dos aparelhos quebrados, colocando em risco a saude dos cidadaos, mais, que academia e essa que nao tem instrutor?

    E esse prefeito ainda vai promover uma festa de 3 dias pelo aniversario de belem. Belem nao tem nada para comemorar, a cidade tá um lixao só, ruas alagadas, abandonada, as ruas fedem, o transporte um caos , a saude um caso de policia e a educacao nao existe.
    E ainda temos mais um ano desse miseravel.

    ResponderExcluir
  21. Tem gente que trata política com se trata lava jato, nao limpou direito o carrão ai e só trocar, não é bem assim,a Ana Judas perdeu o governo por não valorizar aliados ( sem quem for ), o PDT é um dos partidos mas organizados no estado com muitos filiados e só observar o a votação por legenda,mas acho que não foi só o plebicito que levou o PDT Presidido pelo DEP. FED. Gionani, tbm temos q1ue conciderar a saída de Fernando Coimbra do PDT para se acalentar no PSD de Sergio Leão,concidero uma perda razoavel para o governo pois a eleição de 2014 será muito difícil vejo que se complica a cada dia a governabilidade,com a saida dO DEP. Marcio Miranda da liderança para ser candidato em castanhal o governo perde um articulador nato,sem peça de reposição a altura pois ele consegue ser imparcial e ajuda a todas as bancadas, mas quem viver vera, havera muitos acontecimentos até julho, espero que o estado não saia prejudicado. Boa sorte governador preguiça e sua filha cara de pau.

    ResponderExcluir
  22. Giovani, estás mostrando que realmente és macho, lembro que quando fostes prefeito enfrentaste o Barbalho com coragem mostrando que não eras capacho de governador. Agora te digo esse Jatene é um bom filha da ******, somente uma incompetente como Ana Júlia perde uma eleição pra esse ****** que é irônico, arrogante, antipático etc... Mas infelizmente a maioria dos deputados são pilantras e nada mais fácil de convence-los do que uma pasta recheada de dinheiro, pois são capazes de vender a propria mãe. O único que merece respeito é o Edmilson Rodrigues. Tem um novinho, filho de um ex que foi preso na operação galiléia, que apesar de ser bastante novo responde a 6 processos na justiça federal é incrvel, imagina quando essa criança estiver na fase adulta.

    ResponderExcluir
  23. 08:03:00,

    O fato de ser oposição orgânica ao governo não significa fazer oposição sistemática a ele. Há matérias nas quais o interesse do Estado, e não governo está em pauta.
    Nas matérias de interesse do Estado, como é o caso orçamento, e como foi o caso da Taxa sobre os minérios, que a oposição vota de forma orgânica aproveitando para incluir a sua pauta de interesses sistemáticos.
    No caso do Orçamento, aprovar emendas de seu interesse. No caso da Taxa, a oposição (PT e Edmilson) votaram favoráveis para que o governo aceitasse algumas modificações na lei.
    Nas matérias de puro interesse do governo, tanto o PT quanto o PSOL votaram contra.
    Você, talvez, precise acompanhar mais as votações na Casa, e não somente aquelas que saem no jornal.

    ResponderExcluir
  24. O pessoal do PDT, quer é mais, isto é jogo de sena,o Jatene vai mudar umas peças para acordos politicos, tem várias Secretarias com candidatos a Prefeito /2012 e até a ARCON que deve ficar ainda do o PR.

    ResponderExcluir
  25. Essa boca aberta do deputado GQ na foto foi por conta da goleada que levou nas urnas no dia 11.12.2011?

    É, parece que ele está até hoje engasgado, coitadinho...

    ResponderExcluir
  26. Ou será que a boca aberta do deputado GQ representa o susto quando viu a conta apresentada pelo Duda Mendonça pela "assessoria" prestada ao SIM!?

    ResponderExcluir
  27. O seu Giovanni Queiroz não é dono do PDT no Pará, ele pode até comandar, mas não é um LÍDER máximo do partido. Houve e tem muita gente descontente com ele e seus asseclas mais ligados a ele, ou seja, aquele timinho que come só com ele dentro do PDT. Sou militante do partido e sei que muita gente, principalmente, da região metropolitana, nordeste e marajoara não acompanharam os seus interesses divisionistas.

    ResponderExcluir
  28. Parabens GQ nós do PDT apoiamos a decisão. Fisiológico é esse governo tacanho e burro que esta a frente do Pará hoje.
    Vem pro sul Jatene pedir votos!!! vem? Junto com esse vendido do Tião MIranda.

    ResponderExcluir
  29. Quanto ao Fernando Coimbra, citado pelo anônimo das 10:13:00, realmente lamento sua saída. Eu apostava muito nele dentro do PDT. Inclusive fui seu eleitor. Mas, em tão pouco tempo ele se mostrou imaturo demais. Ou apressado demais. Ou sei lá o quê demais. Ele sempre é demais. Mas o fato é que ele é cria do Giovanni, que o fez superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego. Aí ficou fácil. Ele vai sentir saudades do seguro-defeso.

    ResponderExcluir
  30. Não se pode negar que isso representa uma fissura no governo Jatene. Sempre disse aos meus pares que o PT só voltaria ao governo por um grave erro desse governo, pois o PT não está em condições de formular uma alternativa ao governo Janete, dado a desmoralização proporcionada pelo governo Ana Júlia. O erro que esperamos pode estar sendo gestado nesse início de crise. o Puty começa a se viabilizar. A meu ver, o único nome no PT capaz de verbalizar uma ideia minimamente coerente e num bom vernáculo.
    Já defendo Puty ao governo.

    ResponderExcluir
  31. Dá-lhe Dr Giovani, o resto do Estado que não quer ser "PARÀ" tá contigo. Vamos mostrar já agora nas eleiçoes municipais o que o Jatene perdeu ao se envolver onde não devia. Ele é mais burro do que eu pensava. Aliás....

    ResponderExcluir
  32. Aurelio da Silva13/01/2012, 13:02

    Aurelio da Silva,Cametá
    Lá na região do Tapajós, o Índice de rejeição do governador Simão Jatene, aumentou de 14% para 86 %, que tal reeleição para o PSDB?, segundo pronunciamento dos Deputados Zenaldo e Sabino, em que apenas meia duzias queriam a divisão, perderam feio, foi 98% do Tapajós, agora o Supremo e quem vai avaliar.

    ResponderExcluir
  33. Acorda, Aurélio! O Supremo não vai avaliar coisa nenhuma. O povo já decidiu - o Pará continua unido.

    Quando o STF se pronunciou, foi no sentido de que todos no Estado do Pará votariam no plebiscito, o que aconteceu, tendo a maioria dito não e não.

    ResponderExcluir
  34. O fato é que o Governador sofre pesado ônus consectário da decisão de se posicionar politicamente acerca da polêmica originada pelo plebiscito. Esse desgaste político lhe poderá ser cruel nas urnas de 2014, eleições nas quais concorrerá à reeleição. Penso que o governador deve envidar esforços concretos, com ações governamentais eficazes, que restabeleçam a confiança que lhe creditaram os eleitores do Oeste e do Sul-Sudeste do Estado, que ora se acham traídos pelo Governador. Acho que o Governador não está tranquilo diante desse quadro nervoso que agita os corações naquelas mesorregiões do Estado.

    ResponderExcluir
  35. Aurelio da Silva13/01/2012, 20:33

    Ao:anonimo das 13:09hs,se não fosse, a decisão do Supremo em devolver o mandato de Senador da Republica ao Jader, sabes quando prevaleceria a vontade do Povo? nunca, se não sabes, existe um novo Município Mojuí dos Campos na região de Santarem, que terá sua primeira eleição para a prefeitura, este ano de 2012,tamben houve um referendo, a maioria disse sim pela criação do referido, porem o tribunal eleitoral do Pará, anulou o plebiscito, o Dep. Federal Joaquim de Lira Maia, levou o assunto ao Supremo, que por unanimidade, decidiu pela emancipação, e assim será com o Tapajós se Deus quiser, procure se informar melhor e debater com conhecimento de causa.

    ResponderExcluir
  36. Eu só quero ver ,se os eleitores de Belem, irão reeleger Simão Jatene, sem precisar do interior, duvido, foi pegar corda do Zenaldo, olha em que deu, se o Zenaldo pénsa que aqui em Belem ele vai ganhar a prefeitura, esta redonda mente enganado

    ResponderExcluir
  37. Ei, separatistas, vocês já ouviram falar do ditado "os incomodados que se mudem"?
    Giovanni, Salame e outros produtos indigestos: a porta da rua é a serventia da casa.

    ResponderExcluir
  38. PDT vivendo fora da barra da saia do governo? Se o PMDB, com seu tamanho, aguenta apenas os meses de uma campanha eleitoral, esse daí deve chegar a no máximo 2 meses.

    Se eu fosse o Jatene, emagreceria esse partido pela inanição: tal qual Almir fez com o PTB em 2001-2002. E aí o Queiroz levaria o mesmo fim que o Hildegardo levou em 2002.

    ResponderExcluir
  39. ao anônimo das 1:59, o ditado os incomodados que se mudem, é verdade, porem vocês de Belem, não permitiram, a mudança seria inevitável, se não fosse a incoerência de vcs, mais que queiram ou não, futura mente o Estado do Tapajós será, realidade

    ResponderExcluir
  40. mamou mamou e abandonou

    ResponderExcluir
  41. I am regular reader, how are you everybody? This piece of writing posted at this web site is truly
    nice.

    Here is my web blog - visit your url

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

O HIV em ação

Ninho de galáxias