Jader Barbalho foi diplomado esta tarde pelo TRE-PA

diplom 

Tocou-me o telefone. Ao olhar no visor li o nome de Jader Barbalho. Atendi como sempre faço: “diga deputado!”. De lá, ele retrucou: “não mais me chame de deputado. Agora sou senador!”

No meio desta tarde, 16, o vice-presidente do TRE-PA Leonardo Tavares, tendo recebido comunicação do Supremo Tribunal Federal para diplomar Jader Barbalho imediatamente, não se fez de rogado: notificou-o para que se dirigisse ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral para receber o diploma de Senador da República.

É claro que Jader Barbalho, também, não se rogou. Nem vestiu o fato e foi buscar o instrumento que o povo do Pará lhe outorgou em 2010, para com ele tomar posse no Senado da República.

Um fac-símile do diploma já se encontra na Mesa do Senado da República.

Na segunda-feira o senador Jader Barbalho, que depois da diplomação já adquiriu todas as prerrogativas constitucionalmente conferidas aos senadores, dirigir-se-á à Brasília para aguardar a posse.

Comentários

  1. A Justiça justificou-se! Parabéns Senador!

    ResponderExcluir
  2. E agora como fica a Marinor?

    ResponderExcluir
  3. Muito bem se fez valer a constituiçao!

    -Espero que o nobre Senador, tenha aprendido aliçao, pois por tudo que passou deve ter ficado varias liçoes, como eleitor paraense fica aqui registrado o pedido, "
    Honre os Paraense", o nobre senador sempre foi mal visto e mal comentado, acho que é chegado a hora de fazer diferente,não precisa mas do puro poder já demontrou sua grande habilidade nas articulaçoes, colocando e tirando governadores, agora é a vez de fazer o Bem a esse povo do "PARA". nunca duvidei que voltaria a esse tao nobre PODER.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente se fez Justiça, Jader, Senador.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe o senador Jader e o senador Flexa. Que nós, paraenses, possamos ganhar muito mais.

    ResponderExcluir
  6. só quero comentar sobre algo que comentaram , que Jader comprou mais de um milhão de votos dos pobres carentes. quero dizer a essa pessoa que pobre também é gente e vota. não precisa vender voto , basta ter consciência e saber o que é melhor p/ o nosso estado. sim! será que voto comprado é só dos pobres? eis a resposta da pergunta: como fica Marinó? no lugar que é seu, suplente, ela não foi eleita! a vaga é dele graças a Deus a justiça acordou.com fé em Deus irá acontecer aqui em N.Repartimento, o prefeito eleito é Bersa, a intrusa vai sair igual a Mariô. acorda NEW REP.

    ResponderExcluir
  7. Parsifal

    Eu tinha umas certezas quanto ao mandato do Jader como senador!

    Primeiro tinha certeza de que haveria muita publicidade na mídia nacional quando ele tivesse seu direito garantido por seus votos ou uma repercussão mundial em caso contrario!

    Já pensastes um pais “Democrático” onde as regras eleitorais tivessem o comportamento de maré, onde um candidato com mais votos por força judicial desse lugar para um com menos que estava nas mesmas circunstancias quanto a elegibilidade!

    A segunda que deveria ser a primeira foi quanto a seus eleitores, eu sabia que a campanha na mídia focando a perda do voto faria um estrago, contudo ele ainda assim seria “eleito”!

    Coloco aqui o porque de minha dedução com 3 exemplos do tipo de seus eleitores e um de seus inimigos!

    Quando candidato buscando pela segunda vez ser governador do estado chegou ao aeroporto na cidade de Soure e foi recepcionado por uma multidão, se destacando a figura de um velhinho amparado por dois homens (Filho e Genro), Jader então se aproximou do dito velhinho o qual como se usasse suas ultimas forças o abraçou e falo: “Agora eu morro feliz abracei Jader Barbalho”! Isto me foi contado na epoca pelo piloto do Aero Club chamado Carlinhos que pilotara o bimotor alugado!

    Estava indo pescar com três amigos na localidade Maracajá que fica na Transamazônica quando paramos em uma venda a margem da estrada para comprar umas garrafas de cana, Guto um dos que estavam indo pescar pediu para usar o banheiro , compramos a cachaça e ao seguirmos caminho ele soltou essa perola” Vocês não acreditam mais tem uma foto do Jader dessas de calendário em um quadro na parede do quarto de casal”

    O terceiro exemplo se refere a lista dos que tinham trabalhado em Cametá contra a eleição de Jader apresentada pelo Erundino Moreira , Jader olhou a lista e pediu a outra onde estavam os que ele Erundino queria nomear, recebeu a lista dos indicados pelos Moreiras, chamou o Manoel Ribeiro entregou a lista para as nomeações em Cametá e guardou a outra na gaveta, o Erundino questionou o fato e a resposta do Jader foi: Tu decides quem vais ser nomeado os que serão demitidos eu é que descido e segundo a testemunha de tal acontecido Bira Barbosa ele não demitiu ninguém!

    Um cidadão cujo nome não irei por motivos óbvios expor estava com o filho em fase terminal por causa de uma leucemia , sem dinheiro para levar o filho para São Paulo procurou ajuda do Jader conseguiu as passagens, hospital e estadia em um hotel, devido aos tramites legais antes da viagem o filho morreu e até hoje na sua cabeça Jader foi o culpado!

    No primeiro exemplo vemos que os que lhe tem como ídolo, no segundo vemos os que acham Jader uma pessoa da família , no terceiro encontramos um Jader que não procura inimigos gratuitos e no quarto vemos que muitas de suas “culpas” lhe trazem inimigos eternos!

    Tenho também a certeza que este será o “MANDATO” de Jader , pois morreu ACM e ficou o secretario Senador Pedro Tanques (PDT) cujo pensamento “Se os homens de bem não ocuparem lugar na política, os desonestos e corruptos ocuparão”, porem na campanha coloca que emenda individual é foco de corrupção e de posse do mandato elaborou um plano de longo prazo(Plano Tanques), para que nos oito anos de mandato todos os municípios de seu estado sejam contemplados com recursos do governo federal e fica puto quando falam que o tal plano é mera compra de votos antecipada!

    Assim estou certo de que vai ter troco, como descobriu o Cabral ao rodar o mar!

    ResponderExcluir
  8. Só resta a Marinor agora meter os dedos na boca, para não dizer em outro lugar e rasgar. Foi uma farsa esta senhora ter representado por conta desta justiça que temos no Brasil o nosso Estado. Ela está esperneando porque perdeu na aposta com o verdadeiro dono do mandato. Foi ele que teve 1.800.000 votos e não esta senhora.

    ResponderExcluir
  9. Car@s leitoras e leitores. Jáder Barbalho não é pre ser festejado. Ela é acusado de corrupção. Considerem a evolução de patrimônio dele. Trata-se do tipo de político que se elege pela ignorância do povo. Ignorância, sim! E não me refiro aos de baixa renda. Refiro-me ao alienado do debate das questões relevantres para o conjunto da sociedade, como a ética no trato da coisa pública, por exemplo.
    Jáder Barbalho é responsável direta e indiretamente por parte das mazelas do estado. Só não foi ainda condenado devido as falhas do poder judiciário e a cultura da corupção de nossa sociedade, que prevalece sobre o compromisso com a ética nos diversos setores do serviço público.
    Há, porém, uma contribuição positiva de Jáder à sociedade paraense: o enfrentamento ao poder da família maiorana. Tomara que se aniquilem mutuamente.

    ResponderExcluir
  10. Jáder, Flexa e Mário Couto. Que trio! os dois primeiros já foram algemados pela PF. Falta só o terceiro, mas este nem precisa pela ficha corrida. Pobre Parazinho!

    ResponderExcluir
  11. Parsifal: você é um dos poucos - pouquíssimos - globeiros a fazer análise critíca dos fatos, independente de sua posição pessoal.
    Sendo assim, gostaria muito de saber sua opinião sobre de que maneira a posse de Jader como senador influencia o quadro de poder no Pará e no mexe-mexe das pedras nas, sucessões municipais de 2012.
    Se não for falta de educação, gostaria de ler sua ipinoão na ribalta, como diria o querido Juca.
    ( não sou seu eleitor, mas votaria
    no seu blog como o melhor do Pará, hoje ).

    ResponderExcluir
  12. 12:52:00,

    Depois da posse de Jader, deverei fazer uma avaliação do que isto significa no quadro político paraense.

    ResponderExcluir
  13. Jader é responsavel pelas maselas do nosso estado é? não foi ele o resoonsável pela morte das criançinhas na santa casa, não foi o responsavel pela paralização dos professores prejudicando o ano letivo dos alunos, não foi ele responsavel pelo desvio de verba da ALEPA. ele foi sim o melhor governador que o Pará já teve.para a educação questão de salário não teve outro igual. oh! pessoa desenformada, abre o olho e olha como nosso estado está. nunca teve tão abandonado como hoje.

    ResponderExcluir
  14. JADER já foi diplomado, e o TRE, já deve ter comunicado o Presidente do Congresso:
    O art. 55 Inciso V da CF/88 FALA quando o senador perde o mandato:
    Art.55 Perderá o mandato o deputado ou senador:
    V-- quando o decretar a Justiça eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição.
    O parágrafo terceiro do mesmo art. 55 da CF, é claro:
    "nos casos previstos dos incisos III a V, a perda será declarada pela mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional assegurada ampla defesa.

    O regimento interno do senado, não fala nada em 5 sessões para a defesa de MARINOR, e isso se repete em todo canto como se fosse verdade absoluta, aliás o REGIMENTO DO SENADO repete, o texto da carta Magna. Eu não sei onde está escrito que o senador que sai tem o direito de 5 sessões para se defender.
    A MARINOR não poderia nem ir para a Tribuna, porque, Jader já é senador, pois, o diploma lhe assegura todo os direitos do mandato, como determina o art. 54 Inciso I DA CARTA MAGNA.

    Em relação a ampla defesa, O STF, tem o seguinte entendimento:
    "Extinção de mandato parlamentar em decorrência de sentença proferida em ação de improbidade administrativa, que suspendeu, por seis anos, os direitos políticos do titular do mandato. Ato da Mesa da Câmara dos Deputados que sobrestou o procedimento de declaração de perda do mandato, sob alegação de inocorrência do trânsito em julgado da decisão judicial. Em hipótese de extinção de mandado parlamentar, a sua declaração pela Mesa é ato vinculado à existência do fato objetivo que a determina, cuja realidade ou não o interessado pode induvidosamente submeter ao controle jurisdicional. No caso, comunicada a suspensão dos direitos políticos do litisconsorte passivo por decisão judicial e solicitada a adoção de providências para a execução do julgado, de acordo com determinação do Superior Tribunal de Justiça, não cabia outra conduta à autoridade coatora senão declarar a perda do mandato do parlamentar." (MS> <25.461, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, julgamento em 29-6-2006, Plenário, DJ de 22-9-2006.)

    Em outra decisão o STF determinou a mesa da câmara em dar posse imediata, a parlamentar que obteve ganho de causa na Justiça. Vejamos:

    "Mandado de segurança. Suplente de Deputado Federal. Impetração contra omissão da Presidência da Câmara dos Deputados. (...) Eficácia imediata das decisões da Justiça Eleitoral, salvo exceções previstas em lei. Comunicada a decisão à Presidência da Câmara dos Deputados, cabe a esta dar posse imediata ao suplente do parlamentar que teve seu diploma cassado. Segurança concedida." (MS 25.458, Rel. p/ o ac. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 7-12-2005, Plenário, DJ de 9-3-2007.) No mesmo sentido: MS 27.613, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 28-10-2009, Plenário, DJE de 4-12-2009.

    Portanto, basta o Presidente Sarney convocar a mesa para deliberar sobre a posse de Jader, para cumprir a decisão judicial, sem necessidade de que seja dado 5 sessões para defesa.

    É minha opinião

    ResponderExcluir
  15. Célio Ranos17/12/2011, 16:14

    Jader é Jader,o resato é o resto!

    ResponderExcluir
  16. O PMDB fica mais forte com a posse do Senador eleito Jader Barbalho.
    Parabéns Jader.

    ResponderExcluir
  17. GOLDEN SHARE: UM DIREITO DO EXPLORADO: http://xipaia.wordpress.com/2011/12/18/golden-share-um-direito-do-explorado/

    O Deputado encara essa?

    ResponderExcluir
  18. Veja como as coisas mudaram da noite para o dia com a vitoria do Jader na justiça para desempenhar o seu mandato de Senador eleito pelo povo do Pará. O Grupo Liberal mandou cobrir a chegada do Senador, algumas autoridades civis e eclesiastica estavam lá como o Bispo que só quer viajar de avião fretado que esculhambou com o Jader sem ao menos conhece-lo por ocasião daquela passeata contra a corrupção feita tambem por corruptos, talvez para pedir-lhe desculpas. A Ana Julia com bandeira em punho do Jader, talvez para agradecer o mandato de Governadora que o Jader lhe deu de mão beijada. O Almir Gabriel, para agradecer-lhe a sua iniciação na politica como Prefeito bionico na gestão do Jader como Governador, as bandeiras do PV que apareceram talvez mandada pelos dirigentes do PV como reconhecimento da vitoria do Jader mesmo que tardiamente. Parsifal, porque voce que lá estava não noticiou isto? Eu ví estes fatos e voce não viu? Afinal voce não quer falar desta gente? Com relação a queima de fogos por um adversário histórico do Jader é tambem o reconhecimento do valor e capacidade que o nosso Senador tem para trazer recursos e investimentos para a nossa terra.

    ResponderExcluir
  19. A propósito de um comentário aí por cima, a Marinor, na verdade, não está perdendo mandato nenhum. A rigor ela nunca teve mandato. Houve uma apropriação indébita do mandato de Senador pelo PSOL, graças a uma dessas inacreditáveis fantasmagorias engendradas pela Justiça Eleitoral. Algo parecido com a apropriação indébita do mandato presidencial do Tancredo Neves usurpado pelo Sarney, em conluio com o Ulysses Guimarães e o ministro do Exército. Na minha opinião, na eleição de 2010 deveria ter sido aplicada a Lei da Ficha Limpa. Isto posto, a soma dos votos dados aos fichas sujas JB e PR ultrapassa a metade dos votantes. Logo, o justo, o correto, o racional, seria proceder a uma à nova eleição para a segunda vaga ao Senado, e nunca, jamais, oferecer o mandato de mão beijada para quem ficou em quarto lugar, com uma votação, diga-se de passagem, tão insignificante quanto a de síndico de prédio, geralmente eleito por meia dúzia de condôminos que têm saco para comparecer às assembléias condominiais. Faltou ao "mandato" da Marinor um mínimo de legitimidade. Só.

    ResponderExcluir
  20. 06:37:00,

    A União jamais abrirá mão disto. O que você sugere é que a rainha divida as joias da coroa com os súditos.
    A Federação brasileira é neurologicamente centralizadora (a própria Constituição a fez assim)e é dogma essencial a propriedade absoluta sobre o subsolo e as águas.
    A interferência de estado membros na macropolítica de exportação que tenham peso específico significativo na balança comercial é ponto inegociável de qualquer governo.
    A última vez que vi uma investida contra isto foi quando os governadores da Argentina partiram para cima de Carlos Menen. Depois de quase um ano de escaramuças Menen deu um golpe de misericórdia: conseguiu aprovar uma emenda constitucional retirando dos Estados (como é no Brasil) o poder de interferir na política tributária nacional, que passou a ser iniciativa exclusiva da União.
    A União guarda as suas Golden Share naquele cofre que a Coca-Cola guarda a sua fórmula secreta.
    Como a iniciativa legislativa, neste caso, tem que ser da presidência da República, nenhum dos que se mudarem para o Planalto vão tirar a fórmula do cofre.

    ResponderExcluir
  21. Então, o amigo não encara, ao menos, repercutir... isto é, se curtir? (pra ficar no jargão ultraposmoderno facebookiano! rs)

    ResponderExcluir
  22. Olá Lafayette,

    Vou colocar na cabeça. É uma leitura interessante, para quem gosta do assunto.

    ResponderExcluir
  23. Depois da vitoria do Jader o fato mais importante no meu entendimento foi estas figuras que foram ao aeroporto festejar a vitoria do Jader. Quem diria que o Bispo, que o Almir e a Ana Julia entre outras figuras estariam nesta chegada. Isto mostra a importancia desta vitoria do Jader para o povo paraense. Sinal dos tempos.

    ResponderExcluir
  24. Parsifal, que tal um comentário sobre esta gente que foi receber o Dr. Jader?

    ResponderExcluir
  25. 18:32:00,

    Não é verdade que o ex-governador Almir, o arcebispo e a ex-governadora Ana Júlia tenham ido ao aeroporto recepcionar o Jader. Os dois últimos vieram no mesmo voo e o primeiro estava no aeroporto esperando a sua filha e foi o único que cumprimentou Jader quando este saiu ao saguão do aeroporto. Eu já falei sobre isto aqui.

    ResponderExcluir
  26. O Blog do Bacana noticiou a ida destas figuras ao Aeroporto para recepcionarem o Jader, quem está com a verdade, ele ou voce?

    ResponderExcluir
  27. O Marcelo, assim como outros, estão apenas brincando.

    ResponderExcluir
  28. Me desculpe Parsifal, mas nesta história destas pessoas irem festejar a chegada do Jader eu estou com o Bacana (Marcelo), ele não ia escrever mentiras. Realmente estas pessoas estavam no Aeroporto por ocasião da chegada do Jader e todos se mostravam radiantes com esta vitória dele no STF. Por outro lado a verdade tem varias versões, a minha, a sua e a do Marcelo Marques.

    ResponderExcluir
  29. 11:00:00,

    Eu não falei que elas não estavam no aeroporto. Elas estavam lá sim. Só não foram, é claro, buscar o Jader. Para mim, que sou amigo particular dele além correligionário, postar que o arcebispo, Almir e Ana foram tietar o Jader na sua chegada, seria uma glória, mas, se assim não foi, não posso postar.
    Você tem razão: para um acontecimento há várias versões, mas, há uma só verdade. A verdade é sempre o fato. Estou lhe dando o fato, pois eu estava lá. Se, todavia, você opta por escolher para ser o fato, uma versão, ela passa a ser a sua verdade. Aliás, não é só você que prefere escolher, para acreditar, em versões que mais lhe agradam. Olhe esta postagem aqui.

    ResponderExcluir
  30. Parsifal, só o fato de eles virem no mesm o vôo, e estarem no aeroporto para presenciar o carinho do povo com o Jader, já é uma grande vitório, pois cuspiram no prato que comeram.

    ResponderExcluir
  31. Caro Deputado. A bem da verdade quero esclarecer que vim neste mesmo voo que veio o Senador Jader, e neste voo não estavam estas pessoas carimbadas que foram prestar homenagens ao mesmo. Elas poderiam ter vindo de outros lugares mas não vieram neste voo e aproveitaram a oportunidade para saudar o Senador que só quer saber de trabalhar pelo povo do Pará. Afinal não é todo o dia que esta gente tem a oportunidade de apertar a mão deste politico que honra o nosso Estado.

    ResponderExcluir
  32. marconi tucuma19/12/2011, 17:38

    quem ganhou foi o para parabens senador

    ResponderExcluir
  33. Jader Barbalho foi o melhor governador - para muitos - pq na época não havia a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Aliás pagamos nós, até hoje, pela seu "brilhante" governo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação