A terceira visão

shot016

Em 1958, quando eu chorei pela primeira vez ao mundo, o professor Bassalo diplomava-se em engenharia civil. Quando cursei engenharia mecânica na UFPA, não tive a honra de tê-lo como professor. Àquela altura ele já era Doutor em física e um dos mais admirados mestres das exatas do Campus do Guamá.

Nesta caótica guerra de dissensos, vaidades, intolerâncias, oportunismos e meias verdades (portanto meias mentiras) que os dois lados da face plebiscitária protagonizam, o professor Doutor Bassalo traça a parábola da inteligência cartesiana.

Os argumentos traçados pelo mestre, de simples progressão elementar, são os mesmos que eu venho tentando esclarecer há 20 anos. Eu não tenho a mínima presunção de achar que o Doutor Bassalo pensa como eu: eu é que me orgulho de pensar como ele.

Permita-me o Doutor Bassalo, todavia, discordar do seu parágrafo final, quando ele declara que, “por ser septuagenário”, não irá votar por “não estar mais na idade de se enganar (como já foi) com promessas eleitoreiras.”.

Meu caro professor Bassalo, lanço mão da mesma lógica cartesiana usada em seu artigo, para lhe rogar que vá votar: com a lucidez dos seus 76 anos, engana-se o senhor em achar que políticos ainda lhe podem enganar e enganam-se os políticos que acham que lhe enganam. Além do mais, o senhor sequer precisa entrar na fila.

Clique na imagem para ler o artigo do Doutor Bassalo.

Comentários

  1. ...." quando eu chorei pela primeira vez ao mundo", meu Amigo vc é um craque, gostei muito disso!

    ResponderExcluir
  2. Em uma palavra: FANTÁSTICO, principalmente por ser a visão de um paraense nato, de reputação irreprensível e que, aos 76 anos, não poderá ser acusado de estar querendo se beneficiar ás custas da divisão. Parsifal, penso que este artigo deveria ser amplamente divulgado, para que mais pessoas possam refletir desapaixonadamente sobre a divisão, pesando vantagens e desvantagens, em vez de ficar bradando NÃO e NÃO sem sequer avaliar os argumentos contrários.

    ResponderExcluir
  3. O texto é mesmo imparcial. Achei interessante as dúvidas sobre votar no Sim. O prof. está em dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. O nobre professor está em dúvida a cerca da tal mudança que os separatistas proclamam , são os separatistas que prometem, prometem e prometem e PRO-MENTEM.
    aos nativos e aos pobres coitados que aparecem em suas propagandas que mudarão de vida...
    tendo convicção que esse movimento nao partio do anseio da população e que partiu de politicos que espalharam miséria pelo sul do Pará para enriquecerem ilicitamente.
    ACORDEMMMMMMM..PRECISAMOS DO NOSSO ESTADO UNIDO E RUMO AO DESENVOLVIMENTO
    TODOS VOTEMOS 55 - NÃO E NÃO

    ResponderExcluir
  5. 23:10:00,

    Por favor, evite caixa alta nos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Carlos André01/12/2011, 01:15

    Grande Professor Bassalo. Tive a enorme honra de ter sido seu aluno em duas materias na UFPA, e foram semestres de orgasmos intelectuais, com as aulas desse grande paraense. Sou de Belém e vou votar pelo SIM, pois os argumentos do não, são em ultima analise, puramente emocionais, e como dito pelo professor Bassalo, o principal motivo para votar não, seria se pudessemos tirar alguma vantagem desses supostas riquezas minerais, hidricas e vegetais.
    Obviamente a União teria que dar algum suporte, aos novos estados. E vejo essa, como a unica maneira de obrigar o governo federal a investir no "parazinho", tapajos e carajas, oque eles tanto tiram e investem no sul e sudeste do Brasil, deixando nosso povo a mingua.

    ResponderExcluir
  7. desc..a caixa alta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação