O mapa da miséria no Brasil

Os dados do IBGE, do censo de 2010, revelaram que 8,5% da população brasileira vive com até R$ 70,00 por mês.

Estes dados balizaram o programa “Brasil sem miséria”, maior programa social da atual presidente da República, que visa alcançar 16,3 milhões de pessoas.

Em números absolutos, o Pará é o quarto estado com maior contingente de miseráveis no Brasil, com 1.432.188 pessoas vivendo com até R$ 70,00 ao mês.

Abaixo o quadro, publicado pelo IBGE, com a posição de todos os estados. A Bahia é o estado com mais miseráveis do Brasil.

tab

Comentários

  1. Se a dinheirama toda que saiu pelos ralos da ALEPA por todos esses anos fosse investido em políticas públicas a miséria do nosso Pará seria bem menor. Tudo bem, não precisa escrever que essa rapinagem acontece em todo o país.

    ResponderExcluir
  2. Mas não são paraenses, são brasileiros vindos de outros estados, enganados. Chegam aqui sem qualificação profissional, alguns sem saber escrever o nome e ficam, acabando por virar estatística. São eles que acabam elegendo políticos demagogos e vão na corda deles, defendendo a divisão do Estado.
    Os paraenses legítimos, ao contrário, na maioria, tem qualificação e às vezes até partem para disputar vagas no mercado externo.

    ResponderExcluir
  3. Permita-me esclarecer que você está equivocado. Quando se detalha o mapa, a maior parte destas pessoas é paraense nata mesmo, localizados na meso região do Marajó, a mais pobre do Pará, e com um dos IDHs mais baixos do Brasil.
    O Marajó nunca recebeu migração de outros estados.

    ResponderExcluir
  4. Um comentário foi moderado por usar termo chulo. Por favor retire o termo (coloque relapso, negligente, omisso por exemplo) e será publicado.

    ResponderExcluir
  5. A corrupção é um câncer,que mata primeiros os que não são e os necessitados.

    ResponderExcluir
  6. Vê-se na tebela que nos Estados onde não houve a interferência das grandes obras (garimpos, hidroeletricas, eclusas, portos, siderurgicas, auto estradas) nos últimos 50 anos, o índice de miseráveis é menor porque a migração é resultado da oferta de trabalho para a mão de obras desqualificada e que terminada oa obras os miseráveis ficam aonde estão. Os piores são, BA, MA, CE, PA PE E SP onde mais se interviu economicamente com obras de médio e longo prazo no primeiro setor da economia. Agora o País também está importando mão de obra mais qualificada (informática, petróleo, etc.) que são trabalhadores vindos do exterior para engrossar a classe média.

    ResponderExcluir
  7. Pra pensar:
    Como um dos estados mais ricos em recursos naturais do Brasil, minérios, água e florestas e com pequena população, tendo instalada em seu chão a maior mineradora do mundo e segunda maior empresa do País, pode estar em quarto lugar no mapa da miséria? No mínimo sofre de miséria intelectual.

    ResponderExcluir
  8. É o resultado dos sucessivos Governos Tucanos.
    Valério campos.

    ResponderExcluir
  9. Virgílio;

    Se dependesse de todo o dinheiro que já foi canalizado via SUDAM/BASA para os megaprojetos fictícios - verdadeiras arapucas para tomar dinheiro e sonegar outro tanto (o senador ficha-suja que o diga), o Pará deveria ocupar o último lugar nesta lista.

    ResponderExcluir
  10. Com toda essa dinheirama ainda está por fazer muitas coisa, em termo de lei as vezes mim dar vergonha em falar que sou brasileiro: Os desvios de verbas a cada dia fica mais claro e as abertas e só comentam e não vejo nem uma impunidade.
    Falando em impunidade na próxima semana irei publicar in-loco o madato de prisão contra um inocente que hoje se encontra preso na Delegacia de Eldorado.
    Obs: NO mandato fala mais ou menos assim,- mandato de prisão e recolhimento a Enoque de Tal, Proprietário do açougue do Louro. E foram prender O Srº Francisco de Souza só pq é dono de açougue e tem o apelido de louro. V se pode agora vão sair prendendo todo mundo só pq eu pensava que se chama louro.
    V se analisa direito autoridades...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação