Pular para o conteúdo principal

O bafo do dragão

shot008

Todas as luzes vermelhas estão luzindo nos gabinetes da equipe econômica do governo: as projeções indicam que a qualquer momento deste maio a inflação vai bater o topo da meta estabelecida para o ano todo, que foi 6,5%.

Alguns analistas colocam lenha na fogueira ao afirmar que os preços e o crédito, ainda correndo soltos no mercado, vão turbinar a taxa inflacionária fazendo-a romper os 7% quando o meio do ano chegar, o que já está ali na esquina.

Isto pode significar mais arrocho orçamentário, penalizando estados e municípios, onde governadores e prefeitos já estão com a água lhes borrifando as narinas, já que a União não quer assumir o desgaste de tocar fogo na cauda dos juros, encurtar o crédito e nem reduzir as próprias despesas correntes.

O governo não vai conseguir conter o processo inflacionário com aumentos sucessivos do IOF ou com qualquer outro remendo mal cerzido: ou pega o dragão pela bufa e lhe apaga o bafo ou vai ser chamuscado por ele.

Comentários

  1. O grande problema brasileiro é que o dinheiro público é muito, mas muito mal aplicado em todas as esferas do poder. Somada a este pouco caso com o erário, a corrupção faz do Brasil um lugar cada vez mais difícil de viver, com uma economia de país europeu, mas com a maioria de sua população vivendo como africano.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta q não quer calar...

    Sabes q isso é processo mundial né?

    Dps da Crise tds os paises adoraram medidas pra aquecer a economia e aqueceu demais em todos os lugares, só q como foi desordenado alguns estão sofrendo de inflação mais q outros, principalmente quem saiu da crise primeiro o Brasil.
    Bem, enquanto nós sofremos com a inflação por certo periodo, qnd ela acabar aqui vai começar forte nos outros mais danificados pela crise, como Europa e USA.
    Pra completar com os desastes naturais em varias partes do mundo, o planeta pede mais do Brasil, só q nós não temos condições nem de atender a demanda interna, devido os ultimos 30 anos de subdesenvolvimento, só agora (não querendo ser lulista) nos ultimos 10 anos, voltamos para os trilhos, problema que o mundo tá indo rapido demais e nós, pra querer acompanhar esse ritimo precisamos crescer mais, só q falta mão de obra qualificada, mt mão de obra qualificada.
    Vamos dar graças ao SR. FHC que com aquela politica vamos "fazer o bolo crescer pra dps dividi" recuou em 8 anos de avanço. Se não tivesse sido isso, nós estariamos com 16 anos de preparação e não apenas 8 que é mt pouco pra um mundo q exige mais.
    Espero que a Presidenta seja mais esperta q os ultimos 4 antecessores, q por dar ouvido a classe politica (caciques) que só entende de patifaria e não de gestão ficamos com crescimento entravado.
    Presada Presidente, ouça o apelo de um cidadão que está cansado de ser governado pela classe politica ineficiente.
    Mande essa classe pro espaço, pois hoje queremos resultados e não conversa fiada pra boi dormir, queremos quem trabalhe e não fique contanto histórias do conto do vigário como certos desocupados conhecidos como "peso" da democracia.
    Oposição, faça seu trabalho com responsabilidade, pare de reclamar q nem criança catarrenta, sejam mais precisos nas acusações e não reclamem por reclamar, eu não aguento mais ver tanta bobagem junta.

    ResponderExcluir
  3. Depois de oito anos de governo de propaganda a realidade esta aprecendo.Inflacao por excesso de gastos para eleger a tal "presidenta".
    O pais perdeu oito anos de conjuntura internacional favoravel e nao se preparou, antes desperdicou essa oportunidade.Nao recuperou a infra estrutura, nao combateu a corrupcao (muito pelo contrario), Aumentou os gastos publicos, enfim fez tudo que nao deveria ter feito.Esta ai o resultado.

    ResponderExcluir
  4. o lula fez tudo o que não devia ter feito. gastou horrores, comeu toda a carne e deixou os ossos pra dilma roer afundou com o plano real herdado do psdb.

    ResponderExcluir
  5. agora os petistas vão ter que rebolar pra segurar essa peteca,senão será o fim da carrera deles.

    ResponderExcluir
  6. o lula só fez esse bafo todo durante o mandato dele,porque pegou tudo encaminhado e mastigado pelo fernando henrique cardoso. senão não teria competência pra criar um plano real nunca no brasil varonil.

    ResponderExcluir
  7. esse é o espólio deixado pelo lula.

    ResponderExcluir
  8. A volta da inflação não tem nada a ver com "processo mundial", como diz o anônimo aí de cima, mas com incompetência do governo federal.

    Por acaso, o Brasil é governado por Mr. Obama? A esquerda não perde esse ranço de culpar sempre "forças ocultas" pelos seus fracassos. Está na hora de mudar o disco, os tempos mudam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.