O bafo do dragão

shot008

Todas as luzes vermelhas estão luzindo nos gabinetes da equipe econômica do governo: as projeções indicam que a qualquer momento deste maio a inflação vai bater o topo da meta estabelecida para o ano todo, que foi 6,5%.

Alguns analistas colocam lenha na fogueira ao afirmar que os preços e o crédito, ainda correndo soltos no mercado, vão turbinar a taxa inflacionária fazendo-a romper os 7% quando o meio do ano chegar, o que já está ali na esquina.

Isto pode significar mais arrocho orçamentário, penalizando estados e municípios, onde governadores e prefeitos já estão com a água lhes borrifando as narinas, já que a União não quer assumir o desgaste de tocar fogo na cauda dos juros, encurtar o crédito e nem reduzir as próprias despesas correntes.

O governo não vai conseguir conter o processo inflacionário com aumentos sucessivos do IOF ou com qualquer outro remendo mal cerzido: ou pega o dragão pela bufa e lhe apaga o bafo ou vai ser chamuscado por ele.

Comentários

  1. O grande problema brasileiro é que o dinheiro público é muito, mas muito mal aplicado em todas as esferas do poder. Somada a este pouco caso com o erário, a corrupção faz do Brasil um lugar cada vez mais difícil de viver, com uma economia de país europeu, mas com a maioria de sua população vivendo como africano.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta q não quer calar...

    Sabes q isso é processo mundial né?

    Dps da Crise tds os paises adoraram medidas pra aquecer a economia e aqueceu demais em todos os lugares, só q como foi desordenado alguns estão sofrendo de inflação mais q outros, principalmente quem saiu da crise primeiro o Brasil.
    Bem, enquanto nós sofremos com a inflação por certo periodo, qnd ela acabar aqui vai começar forte nos outros mais danificados pela crise, como Europa e USA.
    Pra completar com os desastes naturais em varias partes do mundo, o planeta pede mais do Brasil, só q nós não temos condições nem de atender a demanda interna, devido os ultimos 30 anos de subdesenvolvimento, só agora (não querendo ser lulista) nos ultimos 10 anos, voltamos para os trilhos, problema que o mundo tá indo rapido demais e nós, pra querer acompanhar esse ritimo precisamos crescer mais, só q falta mão de obra qualificada, mt mão de obra qualificada.
    Vamos dar graças ao SR. FHC que com aquela politica vamos "fazer o bolo crescer pra dps dividi" recuou em 8 anos de avanço. Se não tivesse sido isso, nós estariamos com 16 anos de preparação e não apenas 8 que é mt pouco pra um mundo q exige mais.
    Espero que a Presidenta seja mais esperta q os ultimos 4 antecessores, q por dar ouvido a classe politica (caciques) que só entende de patifaria e não de gestão ficamos com crescimento entravado.
    Presada Presidente, ouça o apelo de um cidadão que está cansado de ser governado pela classe politica ineficiente.
    Mande essa classe pro espaço, pois hoje queremos resultados e não conversa fiada pra boi dormir, queremos quem trabalhe e não fique contanto histórias do conto do vigário como certos desocupados conhecidos como "peso" da democracia.
    Oposição, faça seu trabalho com responsabilidade, pare de reclamar q nem criança catarrenta, sejam mais precisos nas acusações e não reclamem por reclamar, eu não aguento mais ver tanta bobagem junta.

    ResponderExcluir
  3. Depois de oito anos de governo de propaganda a realidade esta aprecendo.Inflacao por excesso de gastos para eleger a tal "presidenta".
    O pais perdeu oito anos de conjuntura internacional favoravel e nao se preparou, antes desperdicou essa oportunidade.Nao recuperou a infra estrutura, nao combateu a corrupcao (muito pelo contrario), Aumentou os gastos publicos, enfim fez tudo que nao deveria ter feito.Esta ai o resultado.

    ResponderExcluir
  4. o lula fez tudo o que não devia ter feito. gastou horrores, comeu toda a carne e deixou os ossos pra dilma roer afundou com o plano real herdado do psdb.

    ResponderExcluir
  5. agora os petistas vão ter que rebolar pra segurar essa peteca,senão será o fim da carrera deles.

    ResponderExcluir
  6. o lula só fez esse bafo todo durante o mandato dele,porque pegou tudo encaminhado e mastigado pelo fernando henrique cardoso. senão não teria competência pra criar um plano real nunca no brasil varonil.

    ResponderExcluir
  7. esse é o espólio deixado pelo lula.

    ResponderExcluir
  8. A volta da inflação não tem nada a ver com "processo mundial", como diz o anônimo aí de cima, mas com incompetência do governo federal.

    Por acaso, o Brasil é governado por Mr. Obama? A esquerda não perde esse ranço de culpar sempre "forças ocultas" pelos seus fracassos. Está na hora de mudar o disco, os tempos mudam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação