O navio mais veloz do mundo não está em operação na Europa ou nos EUA, mas aqui na América Latina, desde 2014.
Trata-se do Buquebus Francisco, que atinge a velocidade de cruzeiro de 58 nós ou 107 km/h.
Esta velocidade, para uma nave de 100 metros de comprimento, 27 metros de largura e um peso bruto de 450 toneladas somente foi possível porque o Francisco, em homenagem ao papa, é o primeiro navio equipado com turbinas à jato similares às usadas no Boeing 747.
As turbinas, todavia, são alimentadas com gás natural, o que reduz em 98% as emissões poluentes, por isso o Francisco é também considerado o primeiro navio verde em operação comercial no mundo.
O navio completa em duas horas os 200 km que separam Montevidéu, a capital do Uruguaia, de Buenos Aires, a capital da Argentina. Tem capacidade para 1000 passageiros e cerca de 150 veículos.
O Francisco foi construído no estaleiro Incat, na cidade de Hobart, a capital do estado da Tasmânia, na Austrália, a um custo de 110 milhões de Euros, o equivalente a R$ 375 milhões e pertence à empresa de transportes argentina Buquebus.
Abaixo, um vídeo do Francisco:
E tour de 360 graus pelo interior do navio, aqui.
Queria um desses fazendo a linha Belém-Soure.
ResponderExcluirbom dia....animando o domingo com um pouco de humor negro..(negro?)
ResponderExcluir"No velório o ministro Gilmar Mendes se aproxima da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e pergunta:
- Presidente, posso ocupar o lugar do Teori?
Ela responde:
- Se você couber no caixão e fizer tudo discretamente, pode."
(Roubado de um amigo de um amigo...Kkk)
Eu tbm queria um desse, fazendo a linha à todas as ilhas de Belém !!!
ResponderExcluir