A última morte de Fidel Castro

Shot

A morte de Fidel Castro, o último dos líderes socialistas da escola marxista-leninista, espargida a partir da Revolução russa de 1917, já foi anunciada várias vezes nas redes sociais desde o seu retiro aos bastidores da República cubana.

Ontem à noite (25), no entanto, a morte foi anunciada oficialmente, pelo seu irmão Raúl Castro, que em pronunciamento na TV estatal, comunicou que o óbito ocorreu ontem (25), às 22h29m.

Desta feita, portanto, a morte do líder revolucionário, aos 90 anos de idade, é definitiva e com ela está selada a morte da Revolução Cubana que se iniciou em 1953 e se consolidou com a tomada do poder em 1959.

Cuba decretou luto de 9 dias e, conforme a vontade de Fidel, seu corpo será cremado ainda hoje e as cinzas percorrerão a ilha até Santiago de Cuba, onde chegarão em 4 de dezembro e serão enterradas.

Com as cinzas de Fidel Castro encerra-se um ciclo de 60 anos da história cubana, que começou com a partida dele do México, exatamente em 25.11.1956, no Iate Granma, para liderar a guerrilha desde a Sierra Maestra até tomar Havana três anos depois, em 1959.

Por ironia do destino, se constata que Fidel partiu de Cuba exatamente na mesma data (25.11) em que rumou para ela há 60 anos.

Independentemente dos seus erros, cujo principal foi não ter conseguido, no tempo certo, fazer a transição da Revolução, que pertinentemente instalou, para a democracia que prometeu resgatar, Fidel Castro foi um dos poucos homens que entraram para a história antes de saírem da vida. 

Depois das exéquias voltarei,  com uma postagem sobre Fidel.

Shot 002

Comentários

  1. Patria o Muerte!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Marcio27/11/2016, 10:13

    Que o povo Cubano encontre a liberdade, que o ditador enterrou e será enterrado...
    P.s: melhor não esperar as exéquias- serão 9 longos dias...

    ResponderExcluir
  4. Olá durante estes últimos dias estive distante do virtual..embrenhado num real assentamento FAMILIAR entre Belém e Tucuruí. De volta ao mundo virtual me deparei com o mais real do que o real que conheces tão bem..por favor dá uma olhada ..penso que me merece uma divulgação e um comentário teu. Espero que a tua saúde vá bem..Abraços e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esqueceste algo...

      Excluir
    2. Bom dia aqui está o que esqueci!
      http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/21/opinion/1479734590_770064.html

      Excluir
  5. Vai faltar fogo no inferno para queimar este criminoso assassino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação