2º turno: Ibope coloca Edmilson na frente e Doxa mostra o inverso

Foi divulgada hoje (15) a primeira pesquisa Ibope, encomendada pela TV Liberal, de intenção de voto para a Prefeitura de Belém no segundo turno.

A pesquisa, que revela uma acirrada disputa pela liderança, segundo o Ibope, tem  nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Abaixo os resultados:

shot 007

Um dos dados da pesquisa, se corresponder à realidade e à lógica dos fatos, impede que Zenaldo se sagre vitorioso na eleição: segundo o Ibope, 51% desaprovam a forma como Zenaldo vem administrando o município.

Ora, se quem desaprova Zenaldo não vota nele, ele teria um teto de 49%, insuficiente para vencer o pleito em segundo turno. Mas isso é estatística, com margem de erro, e dedução lógica. E como a estatística é um sistema aberto dentro de um intervalo definido e política não obedece necessariamente a nenhum contexto lógico, o remédio é esperar.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre 11 e 13 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o protocolo PA-08127/2016.

A Doxa também publicou a sua primeira pesquisa para o segundo turno em Belém, e pelos resultados desse instituto a tabela do Ibope vira de ponta-cabeça, colocando Zenaldo na dianteira:

shot 009

A Doxa ouviu 800 eleitores entre os dias 11 e 14, e aponta que o nível de confiança da pesquisa é de 95%.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número Nº PA-03025/2016.

Cotejando ambos os resultados, Ibope e Doxa, a conclusão é que a eleição está estatisticamente empatada, não havendo probabilidade matemática a apontar a vitória para um ou outro, com a margem de segurança que as pesquisas apontam.

Comentários

  1. Agora mesmo é que a máquina do governo vai funcionar a todo vapor

    ResponderExcluir
  2. É Deputado, que situação difícil o eleitor de Belém se encontra. Um candidato já governou Belém por 08 anos, com obras de 1,99. O outro, em 04 anos não tem uma obra concluída, o pior dos últimos anos. Em quem votar ?

    ResponderExcluir
  3. Segundo a revista Veja, a Setransbel pagou mais de 2 milhoes para a campanha do Zenaldo nestas eleicoes. Cade o Sergio Moro paraense para prender essa turma. Que tal uma conducao coercitiva, ja que nao pode prender, no sabado as vesperas da eleicao do Zenaldo. Ah uma delacao premiada. Cade os meninos do MPF do Pará? Nao tem nenhum Dellagnol por aqui?

    ResponderExcluir
  4. O paraense avaliava Zenaldo como : Pai , Filho e Espirito Santo (Ele, o Pai e o Irmão). Hoje mesmo não existindo mais a figura do trio o passado que lhe absorvia antes de ser prefeito o condena a gastar o espetacular apurado pelo trio e o miserável apurado por ele! Resta saber se sera capaz de burlar a fiscalização !

    ResponderExcluir
  5. A questão mais importante é a seguinte: quantos venderão seus votos e pra quem? Na minha opinião esse é o xis do problema.

    ResponderExcluir
  6. Banco do Brasil deve demitir 18 mil funcionárioshttp://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-383072-banco-do-brasil-deve-demitir-18-mil-funcionarios.html, BEM...,Só gostaria de saber se isso atinge o salarioS astronomicoS de alguns funcionarios da CDP ,que pasmem sao quase 80 com mais de 35 anos de cdp sendo o mais antigo em vila do conde com quase 46 anos de casa. é ai presidente vamos enxugar essa folha onerosa que impede que outras pessoas ingressem na cia através de concurso publico, HÁ fora os comisionados que ganham acima de dez mil REAIS MAIS ticket alimentação pra cumprirem um horario que nao vale nem apena informar!!!.fonte:https://www.cdp.com.br/empregados-e-remuneracao II - ÓRGÃO SUBORDINADO: COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP
    III - UNIDADE GESTORA: GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS (GERHUM)
    DATA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO:09/2016
    MÊS DE REFERÊNCIA:09/2016
    512 000000319 ***19412*** TÉC.PORTUARIO:ADM-OPERACIONAL TÉC.PORTUARIO:ADM-OPERACIONAL SUPCON CLT - PRAZO INDETERMINADO 200:00 CONTRATO DE TRABALHO 02/03/1970 25.134,10(funcionario mas antigo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CDP, e nenhuma autoridade portuária do Brasil, tem recurso para fazer PDV (Plano de Demissão Voluntária). Fora isso, a legislação não permite que o administrador demita um funcionário com 10, 20 ou 30 anos de vínculo, sob a alegação de que ele ganha um salário "astronômico". Isso é fruto exatamente de uma legislação obsoleta, que prejudica a empresa, mas tem que ser que ser obedecida enquanto não mudar.

      Excluir
    2. Engraçado, quando sr coloca entre aspas astronÔmicos(TEMPORÁRIOS) e ai que se percebe o quanto o sr desconhece totalmente a folha onerosa desta companhia ,e só se antem com licitações, com exceção e claro dos assistentes adm ,que só passaram a ganhar "bem" em razaõ da criação do p.e.s que os transformou em "tec. portuario" É que a pesar de ter beneficiado uma minoria dentro da companhia prejudicou uma maioria FORA.

      Excluir
    3. Conheço muito bem a folha dos órgãos que administro: pago todos os meses, assinando-a a ordenação. E como sou eu quem ordena qualquer coisa errada nela quem responde civil e penalmente sou eu. Se você ver algo ilegal, que eu não tenha percebido, na folha da CDP, por favor, me avise, para eu tomar as providências, ou você pode denunciar a irregularidade direto ao MPF.
      O astronômico está entre aspas porque o termo é seu e não meu.

      Excluir
  7. Parsifal ,na sua opinião quem vai vencer as eleições? Independente de seu apoio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zenaldo, por estar usando as facilidades do cargo, sem que nada o impeça de fazer isso, é o preferido para vencer. As probabilidades, todavia, estão bem distribuídas entre ambos.

      Excluir
  8. Pois é,mas o Edmilson está cm uma campanha muito forte nas ruas(e ainda diz q não tem dinheiro ),até mais intensa q a do zenaldo,a força de todos os outros candidatos,e o grupo Rba,batendo nele,isso não equilibra o jogo?ou até dá uma certa vantagem p Ed?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a campanha está equilibrada. O único handicap positivo do Zenaldo é a alavancagem da máquina administrativa, que ele usa sem fazer estardalhaço, mas com desfaçatez.

      Excluir
  9. Zenaldo rumo à Vitória, o tal pobrezinho do Edimilson que ganha um salário Razoável de 34 Mil Reais só atrasou Belém no seu oito anos de Governo, agora vem dizer que vai fazer parceria com o Governo Estadual kkkkk besta quem cair nesse conto de fadas pois sabemos que isso é uma pura mentira ele não senta para conversar com os partidos que não são da sua base aliada, então não trará recursos pois não vai atrás nem do Governo Estadual e nem do Governo Federal eu não quero Belém do Atraso nunca mais.

    ResponderExcluir
  10. Dr. Parsial, sou seu fã desde a época em que foi prefeito de Tucuruí, por vários mandatos, inclusive trabalhei em suas campanhas, moro em Belém já alguns anos, digo uma coisa ao senhor, hoje felizmente o PMDB ganhou novamente a eleição, nossa cidade, acredito que o senhor tenha acompanhado o sofrimento da nossa querida Tucuruí, está abandonada, tenho fé que agora com a vitória do candidato eleito do PMDB eleito, essa realidade irá mudar e Tucurui voltará ao desenvolvimento que o senhor deixou nossa cidade no período em que foi prefeito, espero ainda um dia se possível, ter o prazer de saber que o senhor voltou a ser prefeito de tucurui, parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo na CDP, um forte abraço meu prefeito.

    ResponderExcluir
  11. DR. Parsial, estou feliz em saber que um candidato do PMDB, ganhou as eleições em Tucurui, nossa cidade está abandonada, a insegurança impera, sem falar nos demais fatos, na época de seus governos, tucuruí foi muito bem cuidada, trabalhei nas suas campanhas e tenho orgulho em defender o senhor até hoje, não ganho nada com isso a não ser a gratidão dos seus eleitores que lá vivem e lembram bem dos seus mandatos e sabem que é verdade, já moro em Belém a alguns anos mais minha família continua morando em tucurui, tenho conhecimento da sua gestão na CDP, pessoas que trabalham lá, e digo ao senhor com toda certeza, as pessoas que trabalham lá elogiam sempre a sua gestão, gostaria de parabenizar ao senhor e dizer que para mim o senhor sempre será lembrado com o prefeito Parsifal 15, um forte abraço.

    Em Belém eu sou Professor Maneschy, e como ele apoia o Candidato Edmilson 50, nós também estamos com Ed50 no segundo turno, não merecemos mais 4 anos dessa gestão que abandonou a população de Belém e que vive maquiando as propagandas para enganar o povo com suas mentiras, quem vive aqui sabe que a verdade não é nada disso que o candidato tucano fala na tv, a verdade está escanrada para a população, peço a Deus que dê a vitória ao Edmilson e ao povo de Belém.

    ResponderExcluir


  12. o ed 50 virou um grande magico que num toque de magica vai resolver tudo como em um passe de magica ou um fado madrinho que com uma varinha de condao vai fazer plim plim e tudo vai mudar em belem se toquem isso e demagogia barata pensado que todo povo de belem acredita em magia ou em conto de fadas acorda ed 50 o nossos problema sao reais e nao serao resolvidos com toque de magicas mirabolantes ou com varinha de condao

    ResponderExcluir
  13. A Doxa é um instituto de aluguel que foi a única a acertar o resultado do 1 turno, enquanto o conceituado Ibope errou feio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação