05/10/2016

Com 25 metros, o Austroposeidon magnificus é o maior dinossauro brasileiro

Houve um tempo em que a América do Sul, a África, a Índia, a Antártica e Austrália formavam uma só extensão de terra: o supercontinente que se batizou de Gondwana.

O Brasil fazia parte de Gondwana e por aqui também pisaram os grandes dinossauros, dentre eles nove espécies de titanossauros. Um deles, o Maxakalisaurus topai, com mais de 13 metros de comprimento era o maior até agora encontrado.

Shot001

Mas o topai perdeu o posto para um fóssil encontrado ainda na década de 50, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, e só esta manhã (05), depois de largos estudos de reconstrução de escalas, anunciado pelos cientistas do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro (RJ).

O fóssil, de um gigante de 25 metros de comprimento, batizado de Austroposeidon magnificus, foi encontrado em Presidente Prudente (SP) e, pelas características anatômicas, foi classificado no grupo dos titanossauros, que apesar da monstruosidade, eram herbívoros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.