Pular para o conteúdo principal

JetBlue faz o 1º voo comercial regular entre EUA e Cuba, após 55 anos

Shot

O aeroporto de Fort Lauderdale, a 50 km de Miami, foi o palco de uma festa ao som de salsas, ontem (31).

Os vivas foram em virtude da saída, lotado, do primeiro voo comercial e regular dos EUA para Cuba, que não ocorria desde 1961. Eu cheguei a ensaiar comprar uma passagem para compor a foto, mas compromissos locais falaram mais alto.

A companhia, que entra para a história, é a JetBlue, controlada nos EUA pelo mesmo grupo que aqui controla a Azul, que contratou uma banda musical para embalar o embarque dos 150 passageiros, grande parte cubanos que saíram da ilha crianças e retornam pela primeira vez à terra natal.

Diz a imprensa que o aeroporto de Fort Lauderdale dançou contaminado pelas salsas cubanas, principalmente quando ouviu "Guantamera" e "Me voy pa'Mayari", clássicos da ilha, a segunda pouco conhecida por aqui, mas uma clássica salsa lenta do grande Compay Segundo, do Buena Vista Social Club.

Mayari é uma graciosa cidade marinha de não mais que 150 mil habitantes, na província de Holguín, onde, em uma das circunscrições, Birán, nasceu Fidel Castro e seu irmão, o atual presidente de Cuba, Raul Castro.

Comentários

  1. Parsifal, nunca quis conhecer Cuba e não gosto do Fidel, mas sempre que você fala sobre Cuba eu sinto vontade de ir lá. Agora, com esse voo, quem sabe eu vá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar. Vai se sentir em casa. E não precisa nem dar bom dia ao Fidel.

      Excluir
  2. Você não acha que o documentário do Ray Cooder e sua maravilhosa repercussão no mundo ajudaram a distensionar as relações de Cuba e EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O documentário, na verdade, foi dirigido por Wim Wenders. Ry Cooders entra na história porque foi ele quem, juntamente com o cubano Juan de Marcos, juntou tradicionais músicos cubanos, dentre eles Compay Segundo, para gravar um álbum com músicas cubanas, que veio a se chamar Buena Vista Social Club, em referência a um famoso clube de dança e apresentações da Havana, aberto nos anos 30 e que sobreviveu até a revolução cubana. Wenders, então, a partir do álbum, fez o filme documentário.
      Não creio que a repercussão do documentário tenha sido um elemento de distensão política entre os dois países institucionalmente, pois a decisão de atenuar o embargo estadunidense à ilha só veio quando Barack Obama resolveu enfrentar a pauta há dois anos e o sucesso do Buena Vista foi na década de 90.
      Mas é indiscutível que tanto a gravação do álbum quanto o documentário mostrou um lado de Cuba que muitos no mundo não conheciam, e mudou a visão coloquial sobre o país.

      Excluir
  3. Esse OBA OBA do restabelecimento das relações dos EUA com CUBA infelizmente servirá para que os 132.000 cubanos assassinados por FIDEL e CHE GUEVARA CAIAM no esquecimento.
    Mais um crime contra a HUMANIDADE que irá para o acervo da IMPUNIDADE INTERNACIONAL.
    Triste para as gerações futuras

    ResponderExcluir
  4. Dr. Parsifal
    Tenho,em DVD, o filme Buena Vista, lançado em 1998.
    O unico pecado do filme, a meu ver, é que as musicas executadas pela velha guarda cubana são exibidas em trechos e não integralmente. De todo modo, é um filme para ver e rever várias vezes. Na minha opinião: A música tradicional Cubana é uma das melhores do mundo, junto com o Delta Blues tradicional americano (Skip James, Robert Johnson, etc), o som das big bands dos anos 30 e 40 e o nosso chorinho instrumental brasileiro. Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O documentário não poderia ter as músicas completas, pois a música é parte apenas do fundo que compõem o que o cineasta se propôs a mostrar. O álbum, todavia, tem as músicas completas.
      Sem dúvida a sonoridade cubana, como de todo o cone Sul do continente americano, é envolvente e de uma mobilidade extrema.
      o Delta Blues a que você se refere como sendo "americano", do ponto de vista expansivo é, mas, como todos os ritmos metálicos e de percussão, tem origem mais atrás, na África, e foram trazidos pelo comércio de escravos. O próprio Blues original, não passa de um lamento de exílio, que depois foi recepcionado como angustias locais.
      O nosso chorinho, anunciado como um ritmo genuinamente brasileiro, também tem origem afro.
      O que une esses sons é que eles se originaram de dentro do peito para fora, diferente da música atual, feita comercialmente, de fora para dentro.

      Excluir
  5. De fato, Dr. Aliás, a produção musical atual é abaixo da critica, salvo raras exceções.

    ResponderExcluir
  6. também estou insatiseito com as musicas brasileiras atuais, tanto as chamadas de "sertanejo" ou "sertanejo universitario" (não sei se ainda tem algo de sertanejo) como os funks. Chego a pensar que aconteceu um desvio no tempo, que está faltando algum marty mcFly vir do futuro para consertar o passado...

    Fiz uma pesquisa sobre catarata ontem, e li que descobriram um medicamento que cura a catarata nos estados unidos, mas por enquanto ele foi aprovado apenas para cães, porem vendem sem precisar de receita. Ele se chama lanomax, a substancia se chema lanosterol, é uma substancia natural que também é produzida pelo corpo humano. Quando lançam uma musica barulhenta, ela chega aqui em poucas semanas, quando lançam um bom medicamento, deve durar muitos anos. Minha mão está com uma catarata quase terminal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...