O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (30), que a população brasileira cresceu 0,8% de 30 de agosto de 2015 a 30 agosto de 2016, 0,8%.
O relógio do instituto, que com base em vários índices referentes projeta o incremento da população, amanheceu hoje (30) contando o Brasil com 206 milhões 81 mil e 432 habitantes, e continua contando.
O IBGE publicou também hoje os números das populações das cidades e dos estados.
Com base na nova projeção, São Paulo continua com o título de cidade mais populosa do Brasil, com quase o dobro de habitantes da segunda colocada, o Rio de Janeiro.
A capital do Pará, Belém, com 1.446.042 milhões de habitantes, é a 12° maior cidade do Brasil. Manaus, com 2.094.391 milhões de habitantes, é a maior cidade da Amazônia.
Abaixo as 15 mais populosas cidades do Brasil:
Se você gosta de ler estatísticas, a página do IBGE que trata das referidas projeções é uma maravilha para lhe distrair. Lá é possível ver os números de todas as esferas da Federação e ainda “brincar” à vontade com quadros comparativos entre eles.
No momento em que escrevo esta postagem, por exemplo, a população do Pará é de 8.283.395 milhões de habitantes, e a projeção indica que nasce um paraense a cada 5 minutos e 29 segundos, em média. E a cada 20 segundos, nasce um brasileiro, em média.
Para acessar a página clique aqui.
Belém, que outrora, era cognominada "A Metropole da Amazonia" foi ultrapassada pela zonafranquense Manaus.
ResponderExcluirMas existe uma explicação para isso, aqui várias cidades se desmembraram e se desvincularam de Belém a exemplo de Ananindeua e Marituba. Lá em Manaus isso não aconteceu.
Excluir