As falas dos deputados, a apologia à tortura e a liberdade de expressão

Shot 007

As falas dos deputados ao proferirem os seus votos a favor do impeachment na Câmara Federal viraram memes nas redes sociais. Na verdade, caçoamos de nós mesmos, afinal, ninguém ali foi nomeado(a) pela rainha da Inglaterra ou chegou à Câmara Federal em um disco voador, vindo de outro planeta: falavam a quem os elegeu.

Mas enquanto a todos os outros restou a pilhéria, ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) volveu-se a indignação, por ele ter feito a apologia da tortura ao exaltar o mais provado torturador da ditadura, o coronel Brilhante Ustra.

Diante da grita geral, a OAB/RJ anunciou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a cassação do mandato de Bolsonaro, por ele incitar um crime de lesa pátria, o que excede a garantia constitucional parlamentar da imunidade expressiva.

Em socorro da OAB/RJ, vem o advogado paraense Ismael Moraes, que acosta em seu artigo “Precedente do STF Justifica Cassação de Bolsonaro”, que o Supremo Tribunal Federal, “por maioria de sete a três, manteve a condenação do editor Siegfried Ellwanger  imposta pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por crime de racismo, ao julgar o Habeas Corpus (HC 82424).  O réu publicara livros exaltando o nazismo e estimulando a discriminação aos judeus”.

Shot 006

Prossegue Ismael Moraes, que, no referido acórdão, o STF decidiu que “constitui crime, ultrapassando a liberdade de expressão e de manifestação do pensamento, ‘escrever, editar, divulgar e comerciar livros fazendo apologia de ideias preconceituosas e discriminatórias’”.

É controversa, para efeito de cassação de mandato, a aplicação análoga do acórdão citado, ao caso que eventualmente virá ao Pleno da Corte, com a ação da OAB/RJ contra Bolsonaro, mas não é de todo desprovido de senso o seu cabimento.

Para ler o artigo de Ismael Moraes, clique aqui.

Comentários

  1. O fato de advogados gostarem desse tipo de discussão e dedicar tempo para lutas assim (tentar cassar um politico eleito que age conforme o que prometeu, eu suponho) eu encaro como uma perversãozinha.

    Se Bolsonaro deve perder o mandato por elogiar o comandante Brilhante Ustra, quem elogia Fidel Castro também deveria perder o mandato, pois o cubano mandou torturar muito mais do que esse "brilhante".

    Alguns equivocos da esquerda prejudicam muito o país, e Bolsonaro as vezes representa uma multidão que não aprecia algumas idéias da esquerda.

    Enquanto politicos brigam um contra o outro, os bancos continuam a cobrar extorsivas taxas de juro, adotando praticas lesivas, prejudicando o desenvolvimento do pais, levando pessoas ao desespero e até ao suicidio.

    ResponderExcluir
  2. Uns ditos artistas e intelectuais, esses mesmos que criticam o Bolsonaro, são os mesmos que endeusam Fidel Castro e Che Guevara. Em certa medida, direita e esquerda - onde é mesmo que existe uma esquerda, digamos assim, porreta, brilhante, boa de serviço? - têm memórias absolutamente seletivas. Elogiar um torturador como o Ulstra não foi uma boa ideia do Bolsonaro, mas quem o critica aboleta-se no direito de elogiar Fidel. Se colocarmos na balança da História as figuras de Ulstra e Fidel, o cubano ganhará disparado em tirania, assassinatos em massa, cerceamento de direitos elementares. A tortura, como ato do Estado, sob qualquer pretexto é inominável. Dizer-se que a ditadura no Brasil foi cruel é procedente, mas esquecer que cultuar Fidel é uma incoerência, igualmente inominável, é desonesto intelectual e moralmente.

    ResponderExcluir
  3. Você está certo anônimo , e ainda tenho que ouvir que o assassino Che guevara é um herói , que Lamarca é um santo, Mariguela é um Salvador.
    E o foro de São Paulo ? Que tem como membro as FARC, é um partido brasileiro.
    E ainda tem partido que defende a Coreia do Norte e Cuba , países violadores costumazes dos direitos humanos. Vão pedir a cassação também destes parlamentares?

    ResponderExcluir
  4. Como idiotice pouca é bobagem, quem é contra o impedimento da Dilma detona o Eduardo Cunha, que não é santo coisa nenhuma, é um bandido mesmo como constam os documentos que instruem pedidos de sua cassação. Se tudo for verdade, como se vê, inclusive por mentir descaradamente, é justo que sofra as punições que a Lei prevê. Por ironia, agora no Senado, os mesmos Partidos que acusam o fedorento Cunha, não dão um pio em relação às aleivosias praticadas desde sempre pelo Renan Calheiros, igualmente bandido frequentador assíduo das páginas policiais, que chegou a renunciar para não ser cassado, por ter mentido quanto ao recebimento de grana da Mendes Júnior por sua namorada, mãe de uma filha sua. Pode isso, Márcio?

    ResponderExcluir
  5. Francisco Màrcio24/04/2016, 08:39

    Segundo o signatário do blog, aqui, tudo pode...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao capitão/deputado Jair Messias Bolsonaro, pela linda homenagem feita ao ilustre e herói Ustra, pelos belíssimo trabalho em defesa dos brasileiros patriotas, nacionalistas e conservadores, contra os vermes comunistas que atentaram em 64 contra a nossa jovem democracia, e que agora novamente, foram escorraçados do poder maior de nosso país, novamente pelos brasileiros de bem, sem a ajuda da nossa querida, briosa, patriótica e aguerrida FFAA ! Viva o coronel Ustra, Viva o capitão e deputado Bolsonaro !

    ResponderExcluir
  7. O Perigo Banal: mais um caso de turista europeu morto no Pará pela violência trivial .

    A morte do turista francês Jean Pierre tornou-se o caso mais recente de europeus mortos no Pará durante viagens de eco-turismo; apenas duas horas após sua chegada em Outeiro, num motorhome modesto, como sempre fez nos últimos 10 anos de vida.

    A lista inclui o navegador alemão Albert Engelbach, morto no estreito de Breves em 2004,após atravessar o oceano atlântico vindo da europa a bordo de um pequeno caiaque, por dois caboclos, pai e filho, interessados num casaco surrado da vítima; e também o velejador e ecologista neo-zelandes Peter Blake, que navegou 2/3 do planeta para conhecer o rio Amazonas, sendo também assassinado por ratos d'água logo na chegada, próximo a Macapá.

    Junte-se a esta lista outras tragédias pessoais como a do suiço Stephan Bearts, falecido em 2015 após passar mal do coração em Inhangapi-PA e não ter conseguido uma ambulância porque os ladrões haviam depenado a única disponível no município; e a barbárie sofrida pelo pesquisador e ambientalista francês Pierre Jauffret, trucidado por valentões de 'piquenique-brega-alcoólico' em sua própria residência, em Santo Antonio do Tauá.

    Em todos estes casos, se registre o 'mutismo seletivo' do governador do estado do Pará, autor de um projeto político que há 10 anos inclui o ecoturismo como pauta de governo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação