19/03/2016

Faltando um pedaço

As manifestações ontem (19) a favor do governo e em apoio à Lula, como eu havia opinado aqui, não chegaram, numericamente, a 30% do que foram aquelas contra o governo no último dia 13.03.

Shot 002

Mas o número menor foi compensando pela consistência e capilaridade em todas as capitais do país e mais cerca de 400 cidades do interior, demonstrando que o PT ainda consegue capacidade de mobilização no seu raio de influência orgânica dos segmentos populares.

Críticos alegam que os organizadores das manifestações de ontem tiveram que custear a logística de transporte para levar gente à Paulista. O portal da Folha de S. Paulo mostrou a fotografia do local de estacionamento dos ônibus.

Shot 003

A alegação é desonesta, pois, no dia 13 também houve ônibus estacionados no mesmo local. Ainda, o argumento falseia a aritmética, já que no estacionamento havia, no máximo, 100 ônibus e na Av. Paulista havia, pelo menos, 100 mil pessoas, o que demandaria cerca de 2,5 mil ônibus para conduzir.

Shot 007

Independentemente dos pontos referidos, a pé, de metrô, de automóvel ou de ônibus, ninguém é conduzido coercitivamente à manifestações – e essa estória de pagar figurantes é uma falácia.

Manifestações populares são termômetros democráticos – mesmo quando protagonizam escaramuças de intolerância. Nesse ponto, dado a diferença numérica, o governo, e Lula, precisam manejar atitudes que recobrem apoio popular, pois é fato que há um processo de sitiamento ao Palácio do Planalto e a crise política está espargida em todo o território nacional.

Shot

E enquanto a crise política não for debelada não há excipiente que consiga entregar medidas econômicas que surtam efeito. Ou o governo debela a crise política ou ele será arrastado definitivamente por ela.

4 comentários:

  1. ai..ai juca fez a ponte é teixeira derrubou, quem é que tem razão ...?

    ResponderExcluir
  2. Ou o governo debela a crise política ou ele será arrastado definitivamente por ela.
    Será arrastado???
    Já foi faz é tempo!

    ResponderExcluir
  3. Entregar pra Temer é trocar 6 por meia dúzia. Chego tremer de medo. Com Cunha conduzindo o processo perco o sono. Aécio X PMDB vão calar a lavajato.

    ResponderExcluir
  4. temer e cunha estão juntos.cunha precisa de temer na presidência para se safar.

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.