Complexo de Gotham City

Screen

O assunto de ontem (10) foi o inusitado pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula na ação penal contra ele proposta pelo Ministério Público de São Paulo, sob a acusação de crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica relacionados ao maio famoso tríplex do Brasil, aquele do Guarujá, que todo mundo diz que é de Lula e Lula diz que não é dele.

Os promotores que assinaram a peça carregaram tanto nos adjetivos, que acabaram fazendo dela um libelo político, avacalhando o rigor jurídico que deveria capeá-la.

Ao invés de usarem o Código de Processo Penal para fundamentar o envio de Lula ao catre, usaram martelo e talhadeira, como afirmar que, caso Lula não seja preso, ele irá “movimentar sua rede violenta de apoio, para evitar que o processo crime que se inicia tenha seu curso natural”.

Será que Lula consignou o movimento Black bloc para ser a sua “rede violenta de apoio”?

Os promotores também querem Lula preso “porque ele pode fugir do Brasil”. É... Tem uma teoria por aí de que Lula estaria se mudando para o Uruguai.

Também, fundamenta o pedido de prisão de Lula o fato de a presidente Dilma tê-lo defendido publicamente após a condução coercitiva e ainda por cima ter ido visitá-lo na sua residência para lhe prestar solidariedade (!).

Apartado o mérito da ação, o pedido de prisão é tão escatológico e juridicamente inepto que provocou um ineditismo político circunstancial: tanto o PT quanto o PSDB torceram o nariz para a inconveniência processual do pedido.

Como não adianta falar o que o PT disse, vamos ao que o PSDB falou:

Esse pedido é algo inusitado. Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva”. Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado.

A medida é inusual e não tem embasamento jurídico sólido”. Deputado Carlos Sampaio (SP), vice-presidente nacional do PSDB e coordenador jurídico da legenda.

O DEM também fez o coro:

"O momento é de extrema tensão e é preciso ter moderação, equilíbrio e confiança nas instituições". Senador Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM.

Mas a maior pérola do petitório é que que os promotores que o assinaram querem, pessoalmente, prender Lula e isso está textualmente requerido:

"Em caso de deferimento, que os mandados sejam entregues em mãos a um dos promotores de Justiça subscritores da denúncia".

Juro que, dentre cerca de 1000 processos penais que acompanhei quando Defensor Público, nunca vi um promotor público morrendo de vontade de bancar o delegado de polícia.

Mas eis que nesses tempos de Lava Jato, todo mundo que pode confeccionar uma máscara quer virar Batmam. Tudo bem, a justiça sumária do justiceiro mascarado tem todo o apoio popular. O problema é que para o Batmam prender o Coringa, ele explode a metade de Gotham City. 

Comentários

  1. nobre ex deputado já se cogitava isso. com as decisões da lava jato.outros juízes acharem que podem fazer a mesma coisa. agora a coisa desandou e caminhamos pra bagunça jurídica.os caras adoram aparecer no horário nobre.

    ResponderExcluir
  2. blog do noblat , rede globo hj "Noblat diz que os “três jovens e tolos promotores públicos de São Paulo estão à procura dos seus 10 minutos de fama de uma nota de rodapé em futuros livros de História”;

    ResponderExcluir
  3. Como quase sempre no ponto..nós brasileiros estamos vivendo em Gotham Citty. A sombra da ilusão generalizada e doenças causadas pelas drogas. A sombra das doenças epidemiológicas, A sombra da sujeira das grandes cidades. A sombra da irresponsabilidade geral. A sombra dos preços absurdos dos alimentos, enfim ao Medo Voltamos. E pelo amor de Deus não chamem os justiceiros de farda.

    ResponderExcluir
  4. Prezado,
    Um dia depois que a Dilma cair, a Lava Jato acaba...

    ResponderExcluir
  5. os caras tao muito {como diz minha velha mãe} Salientes, vai dar[desculpe nobre ex deputado ] merda. era só bater nos dois lados que a coisa andava naturalmente. mas insisto. pq só o pt????

    ResponderExcluir
  6. me pergunto que esses juízes e promotores não fazem nesses interiores com uma comunidade menos informada.quanto deve ter nego pagando pelo que não fez.

    ResponderExcluir
  7. Ufa! PMDB abandonou o barco. Quem ganha é o Pará, que se livra do Helder Barbalho. Tava chato esse rapazola pintar de ministro pra ganhar voto no Pará.

    ResponderExcluir
  8. segundo alguns bem informados jornalista,os que abandonam o barco do PT estão preocupados com eles mesmoS. já que ela ão consegue parar as investigações.

    ResponderExcluir
  9. O 'Dr. Google' venceu! Acenderam uma pálida luz no fim do túnel.

    O mercenarismo dos médicos levou um grande golpe, quando uma de suas mais famosas associações resolveu participar do Dr. Google, por achar 'que de um jeito ou de outro as pessoas estão cada vez mais confiando na internet para se curarem de doenças'. A propósito eu mesmo estou bom graças ao Dr. Google e o tratamento foi simples e barato.
    Respondendo indagações do repórter, os amigos do Dr. Google disseram: 'os médicos é que têm que mudar, deixar de lado a arrogância e a falta de atenção aos pacientes.

    Vislumbro um mundo novo onde possamos escolher um ambulatório virtual com alguma interatividade e hardware capaz de ler nossos sinais clínicos e transformá-los em algoritmos que seriam transmitidos processados em outro lado do mundo. Ou mesmo implantes capazes de se conectar wifi com o ambulatório virtual, indicando que alguém está morrendo enquanto dorme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação