Muros altos

Shot003

O cáustico jornalista Sérgio Porto, mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, já na década de 50 escrevia que “para prender todos os ladrões do Brasil precisaria construir um muro em volta do país e os pedreiros tinham que trabalhar pelo lado de dentro”.

A imprensa só abre manchetes em escândalos de corrupção quando envolve políticos, mas diariamente a Polícia Federal faz operações que desbaratam esquemas de milhões.

Foi o caso ontem (27) da Operação Terra dos Poetas, que desbaratou fraudes em aposentadorias na Previdência Social e no Seguro-Desemprego, no Rio Grande do Sul.

As investigações descobriram empresas que eram constituídas exclusivamente para fraudar a Previdência e as centenas de aposentadorias e seguros-desemprego pagos irregularmente podem somar aproximados R$ 200 milhões.

A PF e o INSS descobriram que vários dos vínculos empregatícios informados pelas empresas investigadas geraram aposentadorias há 30 anos, portanto os valores a serem apurados podem ultrapassar os cálculos iniciais.

É de se intuir que a ocorrência do Rio Grande do Sul não se tenha circunscrito ao estado referido e se a PF tivesse estrutura para abrir investigações em outros estados, se já não o faz, esquemas similares seriam desvelados.

Se pegarmos o valor inicial do Rio Grande do Sul como média e multiplicarmos por apenas 10 estados, teremos uma tunga de R$ 2 bilhões na Previdência.

Desculpando-me com as milhares de exceções que poderão ficar do lado de fora do muro, como eu não me canso de teclar, o Brasil não muda se o povo brasileiro não mudar, pois o Brasil não é feito somente de políticos.

Comentários

  1. É impressionante o nosso dia a dia de falcatruas..não pára nunca..Onde chegaremos com isso...estamos congelados para nos indignarmos ou nos identificamos nos costumes? E então ficamos encostados no muro para que ninguém nos veja borrados.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre disse que não são as aposentadorias de um salário-mínimo que estão causando crise na previdência - é a roubalheira,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação