Pular para o conteúdo principal

O papa Francisco na terra do Tio Sam

Shot 009

O papa Francisco fez história ontem (24) ao ser o primeiro pontífice a discursar no Congresso norte-americano, quando ocupou a tribuna para defender “os imigrantes e refugiados, condenar o aborto e a pena de morte, criticar o fundamentalismo, pregar o fim da venda de armas e pedir aos parlamentares ações para o combate do aquecimento global”.

O discurso do papa foi um tento para os democratas, pois, à exceção da condenação do aborto, todo a fala coincidiu com a agenda do partido.

Além de todos os congressistas, prestigiaram a fala de Francisco o vice-presidente da República, Joe Biden, quatro ministros da Suprema Corte e vários integrantes do gabinete de Obama.

Shot 012

Devido à crise tribal do Oriente Médio, que provoca um dos maiores êxodos da história, Francisco carregou no tema:

"Nós, que pertencemos a esse continente, não nos assustamos com os estrangeiros, porque muitos de nós fomos estrangeiros no passado".

A fala é a mais pura expressão da verdade: a América, como a vemos hoje, foi construída por imigrantes.

Mas o contraponto não foi esquecido, ao lembrar que os nativos foram desrespeitados e maltratados:

"Aqueles primeiros contatos foram bastante turbulentos e sangrentos, mas é difícil julgar o passado com os critérios do presente".

E é fato que a situação hoje é inversa: os que chegam o fazem em condições tão frágeis como frágeis eram os nativos frente aos desafios do novo mundo.

Sobre a reaproximação dos EUA com Cuba, da qual Francisco foi o grande mediador, o papa colocou a batina no cabide e portou as vestes de chefe de Estado, para tratar a questão, que ainda é tabu para os republicanos:

"Quando países que estavam em conflito retomam o caminho do diálogo - que podia estar interrompido por motivos legítimos - se abrem novos horizontes para todos".

Shot 006

Mas ao apelar pelo fim da pena de morte, tomou de volta a batina e encarou os republicanos, que ainda defendem a pena capital:

"Cada vida é sagrada, cada pessoa humana é dotada com uma dignidade inalienável e a sociedade só pode se beneficiar da reabilitação daqueles condenados pela prática de crimes."

Um dos pontos altos da fala do pontífice foi quando ele se referiu ao fundamentalismo e à intolerância:

"Nós sabemos que nenhuma religião é imune a formas de desilusão individual ou extremismo ideológico. Isso significa que devemos estar especialmente atentos a todo tipo de fundamentalismo, religioso ou de outro tipo. Um equilíbrio delicado é requerido no combate à violência perpetrada em nome de uma religião, de uma ideologia ou de um sistema econômico".

A passagem pelos EUA, consolida o papa Francisco como uma das maiores autoridades morais do mundo e recoloca a Igreja Católica Romana no patamar alcançado sob o pontificado de João Paulo II.

Comentários

  1. Amo esse Chico. Sinto que muitos padres não estão aceitando muito bem sua modernidade. Temo por ele e acho que ele também. Francisco sempre pede que orem por ele.

    ResponderExcluir
  2. Apenas um homem, falho, pecador, como eu e vc e que carece cada dia mais da misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mesmo já disse isso.

      Excluir
    2. Disse, mas parece que a maioria dos seguidores não entenderam.

      Excluir
  3. A Sra. Michele Obama estava um charme belíssima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.