22/07/2015

Maioria é favorável ao impeachment de Dilma

A imprensa continua tocando os bois da presidente Dilma para o tronco do impeachment.

Em meio às perguntas de praxe, sobre popularidade e aprovação de governo, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) publicou ontem (21) pesquisa do instituto MDA, que atesta não só que a popularidade da presidente caiu além do fundo do poço, como a maioria dos brasileiros, 62,8%, é favorável ao impeachment da presidente.

Abaixo os principais números referentes:

Shot 021

A pesquisa também mediu o conhecimento da população sobre os desdobramentos da operação Lava Jato e o percentual de responsabilidade, na opinião dos entrevistados, da presidente Dilma e do ex-presidente Lula:

Shot 025

A metodologia da pesquisa não declarou o porquê dos percentuais atribuídos a Dilma e Lula somam uma grandeza superior a 100% (134,2%). Apenas observou que “os percentuais de Dilma e Lula não foram auferidos simultaneamente”, o que, a meu ver, não explica a aparente anomalia aritmética.

A pesquisa também mediu a percepção de como estaria um governo de Aécio Neves em relação ao da presidente Dilma, caso ele tivesse vencido as eleições de 2014:

Shot 028

A metodologia da pesquisa é criticada por comentaristas simpáticos ao governo, por especificar pontos que captam as dificuldades por que passa a presidente Dilma, fundamentando o argumento no fato de que o presidente da CNT, que encomendou a pesquisa, ser o ex-senador do PSDB Clésio Andrade, que renunciou ao mandato para escapar de processo no STF, acusado de participar do mensalão do PSDB em Minas Gerais. Clésio também foi vice-governador no primeiro mandato de Aécio Neves.

Não compactuo com a crítica, pois embora a pesquisa tenha manejado auferir pontos críticos do governo, os resultados não estão manipulados e ratificam outros resultados de pesquisas diversas já publicadas.

Uma das maneiras de encontrar saídas para a crise política que vive o governo é aceitar que ela existe e é grave.

3 comentários:

  1. não há nenhuma anomalia, caro Parsifal. A maioria acha que ambos (lula e Dilma) tem culpa.
    para a a maioria dos brasileiros, se vc perguntar se Dilma tem culpa, responderão sim. E se vc perguntar se Lula tem culpa, tb responderão sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm acho mas não sou a favor do impeachment dela pq o vice podre igual e não mudaria nada

      Excluir
  2. Você esclareceu o que a matéria não conseguiu deixar claro.

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.