Levar Lula ao banco dos réus é o sonho de consumo de Sérgio Moro

Shot 011

Os insiders da política nacional apostam que a apoteose desejada pelo juiz Sérgio Moro é colocar o ex-presidente Lula no banco dos réus.

Desde a primeira delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do ex-gerente Pedro Barusco, ambos afirmaram que tanto a Odebrecht quanto a Andrade Gutierrez eram parte do clube, mas Moro mantinha os capi das empresas fora das celas.

Nesse ínterim, pressionava a PF para reunir evidências que pudessem levar ao cárcere, juntamente com os capi da Odebrecht e da Gutierrez,  o ex-presidente Lula. Por isso a postergação, por mais de três meses, da ordem de prisão preventiva de ambos.

Tudo o que a PF conseguiu colher foi o suposto patrocínio da Odebrecht às viagens que o ex-presidente fez, na companhia do diretor de Relações Internacionais da empresa, Alexandrino Alencar, à Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013.

Para Moro colocar algemas nos pulsos de alguém o único pré-requisito é esse alguém ter pulsos, mas como Lula não mais era presidente da República quando fez as viagens, o patrocínio, por si só, não é evidência para indiciá-lo.

Dai porque, dentre os presos ontem (19) está o ex-diretor de Relações Internacionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, que será “convidado” a fazer uma delação premiada para voltar a ver a luz do Sol.

Lula, enxergando o cerco, estrilou sobre a inércia da presidente Dilma para contenção dos danos causados pela investigação e sobre nada ser feito para desaforar o processo. Esses espirros não são consequentes, pois, sem aventuras institucionais levianas, não há incursões políticas a fazer no caso.

Tentar impedir Sérgio Moro, por conta de aplicações personalíssimas no processo, não seria viável, afinal, embora Moro tenha pulado emolumentos que podem causar nulidades em instâncias superiores, ele nunca saiu dirigindo o carro de nenhum preso rumo ao fórum.

O PT não tem como livrar seus cardeais da liça, mas deveria labutar para  incluir os cardeais do PSDB nela, pois todos, com raras exceções regionais, se relacionaram com as empreiteiras postas no tronco.

O presidente da Andrade Gutierrez, por exemplo, agora hospedado na carceragem da PF de Curitiba, é a quintessência do tucanato nacional e foi ele que, de fato, atuou no processo de privatização das teles no governo FHC. A Andrade, inclusive, ficou com nacos de algumas (Oi, Contax e Veotex).

Empreiteiros não andam só com duas velas, mas com um maço delas para acender a tantos quantos lhe possam entregar um edital, não importando a raça, a cor ou o credo de quem a vela vai iluminar.

Portanto, para que, de fato, seja “Erga Omnes” a Justiça, todos os gatos devem ir à mesma cesta. Se o processo se mantiver no intervalo de tempo e espaço declamado pelo procurador-geral da República, a Justiça terá se comportado como a imprensa, cujas manchetes carregam nas tintas para um lado e abaçanam para o outro, e o resultado será apenas, “Inter Partes”.

Comentários

  1. Sr. Parsifal, seus textos são excelentes, esclarecedores... Eu sempre para o Valciney que tenho vontade de conhecê-lo pessoalmente... Parabéns... (Ulisses Silva Maia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulisses. Qualquer dia desses apareço pela Palestina (caso você esteja aí) e tomamos um café na casa do nosso amigo Valciney.

      Excluir
  2. Francisco Marcio20/06/2015, 20:00

    Dr. Parsifal seus textos, geralmente são bons. O problema é que V. Excelência tem lado, é parcial, só fala mal dos adversários, omite qualquer conduta tortuosa de sua trupe... e tem interesses ( que eu desconheço) nas postagens.
    Mas mesmo assim, sou seu leitor ( não confunda com eleitor )assíduo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe imparcialidade e nem desinteresse em nada, vivo ou morto, no universo. Todos sabem que eu sou. O blog tem o meu nome. Isso, longe de ser um problema, é um alerta ao leitor, para ler com visão crítica. O que escrevo aqui não tem a pretensão de ser a expressão da verdade, mas é absolutamente o que eu penso.

      Excluir
    2. O blogueiro não é mais digno do pronome de tratamento Vossa Excelencia, eis Que ñ é maisautoridade.

      Excluir

    3. Os principais interessados na Operação Lava Jato são o PSDB e as multinacionais do petróleo. Ambos clientes da esposa de Sérgio Moro. A esposa do juiz Sérgio Moro, que está à frente da Operação Lava Jato, advoga para o PSDB do Paraná e para multinacionais de petróleo. A denúncia foi publicada no Wikleaks.

      Excluir
  3. Esse mauricinho ta longe de colocar algemas em alguém com a historia do lula.
    e parabéns pelo blog.nobre ex deputado está acompanhando a lambança feita em cametá. um entra e sai de prefeito ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Cametá... o caboquinho lá aplumou o caixa pra iniciar algumas ações e obras que iriam empinar a Pipa dele para o proximo pleito. dai que usaram esse estratagema de que ele contratou advogados sem licitação para sacanear o cara(isso está no estatuto da OAB e na propria constituição-se não estou enganado- essa possibilidade de contratar advogado diretamente)...

      Excluir
    2. espero que esse "mauricinho" ponha o lula na cadeia só para podermos falar que: "nunca na historia do brasil tivemos um safado tao grande governando o país e mais ainda, nunca dantes na historia desse país um presidente foi pro XILINDRÓ".
      e ver o lula estrear o xilindró vai ser lindo...

      Excluir
    3. e outra coisa o "mauricinho", ta onde eestá pq estudou muito na vida! e trabalha diariamente...o teu idolo, nunca estudou na vida e nunca trabalhou pq preferiu tirar um dedo e ficar gritando la pelo abc engandando os trouxas!

      Excluir
  4. Parece que agora a investigação é pra valer; e não apenas para inglês ver. Pensei que nunca iria ver os barõe$ irem parar no xilindró. Antes cadeia era só para 3 Ps: Pobre, Preto e Puta. Ao que tudo indica teremos também o P de político. Te cuida Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P de político uma ova, P de petista. Porque político tucano parece intocável, o bandido Youssef citou nominalmente o senador Aecio em propinas em furnas e graciosamente o procurador não abriu inquerito pois nao tinha relação com a lava jato. O MPF e a PF não investigam, a imprensa. tão vigilante com petista, ignora.... e assim nossa justiça mostra que tem lado.

      Excluir
    2. A central globo de mentiras não informa nada sobre a corrupção do Richa, no governo do Paraná, não fala nada da CPI do HSBC, não fala nada sobre a CPI da Carf, não fala que a mulher do Moro é advogada do PSDB e ainda mais trabalha para multinacionais petrolíferas e por ai vai a intolerância ferrenha contra Dilma e o PT. Adora mimar o seu marionete o Aecim.

      Excluir
    3. A senhora Rosangela Moro já negou publicamente que jamais advogou para o PSDB ou qualquer outro partido político. Ela assessorou o ex-vice-governador do Paraná, Flávio Arns, que era do PSDB, por isso passou a ser mencionada como ligada ao partido.

      Excluir
    4. Todos que alegam sobre a parcialidade da grande mídia, que não dá o devido destaque às estrepulias praticadas pelos tucanos, estão repletos de razão. Também concordo plenamente. Mas, convenhamos, não dá para tentar deixar de reconhecer que, com o PT a coisa se "intitucionalizou". E o que é mais frustante é que se autointitulavam os guardiões da moralidade pública. Se daquí pra frente os corruptos e corruptores forem punidos, já será um avanço.

      Excluir
  5. O imenso lado feio de Aécio simplesmente não existe para a imprensa. Seu afilhado ex-governador de Minas e o senador Anastasia apareceu na lista do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, mas isso sumiu do noticiário faz tempo, assim como o “helicoca” de seu amigo Perrela e o vergonhoso aeroporto de Cláudio. O retumbante fracasso de sua expedição bolivariana foi tratado como um caso de sucesso

    ResponderExcluir
  6. Será que é só juiz MORO que quer pegar o Lula e o Lulinha, é o povo todo que já está cansado de ver LADRÃO E POLITICO contando estória de honesto.

    ResponderExcluir
  7. Pois o senhor falou uma verdade, esses ******* tem "negócios" com todos os partidos principalmente com aqueles que estão no poder, quer seja em esfera Nacional, Estadual ou Municipal. PT, PSDB, PMDB, PP, ... são todos a mesma ******

    ResponderExcluir
  8. Se o senhor comprar a edição, dessa semana, da revista época vai ver um pouco mais do que elucubrações ao patrocínio das viagens do ex-Presidente Brahma, digo, Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assinante da Época, Veja, IstoÉ e Carta Capital. E leio todas, até as propagandas. Não precisa ler nenhuma delas para ver que há mais que elucubrações. Está provado, e o próprio Instituto Lula já declarou, que as dita viagem foi patrocinada pela Oderbrecth.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação