A face fascista da crise

Shot 004

A frase foi proferida no último domingo (28), quando Marieta respondeu a uma pergunta, no programa do Faustão, sobre o que ela achava de o Brasil ser o “país onde a única coisa organizada era o crime e que somos o país da desesperança”.

Logo após a entrevista, a atriz começou a ser vilipendiada nos seus perfis nas redes sociais, como se ela fosse a mais odiosa agente política do governo de Dilma Rousseff.

O mesmo ocorreu com o apresentador e humorista Jô Soares, que “ousou” entrevistar a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, que chegou a ser admoestado a “morrer”, em uma pichação no asfalto em frente ao seu prédio residencial.

Shot 005Esse radicalismo autoritário, que não aceita o contraditório, fez certo pasto na Europa, principalmente na Itália, no início do século XX.

O fascismo e os seus seguidores promoviam uma vigilância cerrada, que visava patrulhar tudo que pensasse diferente dos seus ideais.

Benito Mussolini, o mais tresloucado dos insanos, que se auto intitulou “Il Duce” , alinhou o fascismo ao nazismo, outra loucura coletiva do início do século XX, e jogou a Itália na Segunda Guerra Mundial.

O final da história já se sabe: Il Duce foi executado e Hitler suicidou-se.

O Brasil não é isso. Somos democracia em fase de consolidação e amadurecimento e tudo o que não queremos é uma faceta fascista a nos aporrinhar a trilha das liberdades civis.

O fascismo é a pior forma de totalitarismo político, pois não somente nos força a ficar calados, com medo do patrulhamento: vai além, nos obrigando a dizer o que ele a nós dita.

Comentários

  1. Francisco Márcio30/06/2015, 19:19

    Não votei no PT, não votei no PSDB. Acompanho o raciocínio de que o PT se perdeu. Lambuzou-se com o melado. Ficou/está inebriado com o poder ( a ponto de fazer qualquer coisa, para nele se manter ), mas custa-me acreditar que figuras com ideologias bem definidas, que inclusive foram torturadas, perderam inúmeros amigos em busca dessa ideologia, nada mantenha do seu glorioso passado...

    Sempre resta algo de bom, ainda que seja o PT...

    ResponderExcluir
  2. Esse sentimento facista a que assistimos, é motivado pelo noticiário partidarizado da grande mídia. Até aí tudo bem, a imprensa ter lado nem proibido é, o problema é o monopólio desses veículos, e muito pior é a partidarização de determinados setores da justiça brasileira e da Policia Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jornal Nacional editou e cortou parte da resposta do presidente dos Estados Unidos, acerca de uma repórter da Globonews sobre os Estados Unidos ser uma potência mundial e o Brasil ser uma potência regional. Ele disse que “...desde o Lula o Brasil é uma potência mundial...

      Excluir
  3. Deputado, ela apenas disse a verdade. Fazer o quê?

    ResponderExcluir
  4. Dilma talvez tenha sido a presidente mais republicana de todos. Nunca interferiu nas instituições mesmo quando membros de seu partidos eram investigados. Quem não foi republicano foram determinadas instituições como a PF, que transformaram em espetáculo midiático investigações que corriam sobre segredo de justiça com intuito de prejudicar o partido do governo e foram relapsos em casos cujos autores são da oposição.

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que a Marieta Severo não é papagaio derevista

    ResponderExcluir
  6. Neste Brasil que alguns estão perdendo seus empregos, que famílias vão passar necessidades, temos que ver que alguns ATORES, e grandes, tem seus salários garantidos pela REDE GLOBO DE TELEVISÃO. Falar em igualdade é piada.

    ResponderExcluir
  7. Falar em radicalismo totalitário é falar no PT. Isso eles sabem fazer de montão. Basta se opor ao governo que você é cassado pelos ativistas petistas. Ninguém faz isso melhor que o PT e essa senhora não pode falar em igualdade em um país onde a diferença dos salários dos políticos e diretores de estatais comparado ao do trabalhador assalariado é gritante. Aí vem falar em crise? Sempre a mesma história, botam culpa na crise. Não assumem a incompetência e a roubalheira que fizeram nesse governo. Do que adianta dizer que não interferiu em investigações e encher o STF de petistas? É uma vergonha um pobre estar preso por roubar comida e o Dirceu solto. Só no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Parsifal, o que me preocupa que o povo que lê 1,7 livro por ANO, pode sim, ser facilmente manipulado. Não argumenta com dados históricos muito menos econômicos. Apenas repete os chavões da mídia que nem papagaio. Temo sim, pelo futuro por conta da IGNORÂNCIA alimentando a onda de INTOLERÂNCIA.

    ResponderExcluir
  9. É triste ver esse tipo de atitude em nosso país. Deveríamos, além de respeitar, aceitar opiniões diversas, mas esse está sendo o preço pago a aquelas pessoas que de certa forma não estão com a "nova maioria" política brasileira. Há uns 20, 25 anos, vi muita gente ser agredida por militantes petistas, ser chamado de burguês, de ignorante (antes quem era inteligente, culto, estudado, votava no PT, pois quem votava nos "caciques" era a população do interior). Infelizmente esse ódio foi alimentado, pelo PT, durante as últimas duas décadas e agora se volta contra ele e contra aqueles que o apoiam. Não querendo justificar a atitude discriminatória, mas não esqueçamos que essa senhora é ex-esposa do Chico Buarque que muito se beneficiou com verbas nessa administração, tendo inclusive sua irmão como Ministra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação