Os 10 motivos de Jonathan Wheatley

O jornal britânico "Financial Times" especulou ontem (25), em artigo assinado por Jonathan Wheatley, que foi correspondente do jornal no Brasil entre 2005 e 2011, sobre possíveis motivos que poderiam dar tutano a um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Screen

Antes de listar 10 ocorrências que, ao seu juízo, poderiam fomentar um impeachment, Wheatley discorreu sobre o passado político de Dilma, reportando que ela começou a carreira partidária no PDT, “de Leonel Brizola” e filiou-se, nos anos 90, ao PT.

Segundo Wheatley, “alguns petistas veem Dilma como uma intrusa oportunista no partido".

Abaixo os 10 motivos de Wheatley, que ele não esclareceu se estão em ordem de gravidade:

  1. Perda de apoio no Congresso
  2. Escândalo da Petrobras
  3. Queda na confiança do consumidor
  4. Aumento da inflação
  5. Aumento do desemprego
  6. Queda na confiança do investidor
  7. Déficit orçamentário
  8. Problemas econômicos no geral
  9. Falta d'água
  10. Possíveis apagões elétricos

Jonathan Wheatley, apesar de ter passado seis anos no Brasil como jornalista correspondente, desconhece completamente a legislação correlata, pois dos 10 motivos enumerados, 9 deles, embora dificultem a tez político-administrativa do governante, não autorizam lhe proceder o impedimento.

Como o processo, embora de regramento jurídico, tem de mérito político, apenas o primeiro item da lista (Perda de apoio no Congresso), poderia ser considerado como pasto fértil para o procedimento, mas é certo afirmar que o item 1 pode ocorrer se a presidente não providenciar, pelo menos, a mitigação ambiental dos 9 seguintes.

Ou o governo federal sai do canto do ringue e providencia uma agenda positiva, ou a presidente Dilma vai ficar patinando no Planalto sem conseguir iniciar o seu segundo mandato.

Comentários

  1. Parsifal é difícil defender a PresitentA (?) Dizer que o impeachment não vai ocorrer já é temerário, o país está fora de controle e não tem PRESIDENTE.
    Só nós resta aguardar quando vai acontecer, que é claro, quando a REDE GLOBO aderir.

    ResponderExcluir
  2. Caro Parsifal, a presidente não só deve sofrer impedimento de continuar "governando" como também ser presa, junto com a PTralhada corrupta e insana; essa é a minha humilde opinião de demonstrar a minha indignação com esse desgoverno que aí está, terminando de acabar com o que ainda resta do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assim, né anônimo? Porque no voto tá difícil; seu golpista de merda!

      Excluir
    2. com o caixa da petrobras parceiro: o hitler ganha eleição em israel!! passar bem

      Excluir
    3. Tua opinião sobre o processo eleitoral é tão ridículo que beira a idiotice. Tú queres dizer então que 54 milhões de pessoas foram compradas para votar na presidente Dilma? E já que você citou Hitler; o ódio aos petistas que vocês destilam é muito parecido com o que disseminavam os nacionais socialistas,na Alemanha dos anos 30, contra os judeus.

      Excluir
  3. pau na dilma(sei q ela nao gosta), temos que bater...é muita incomPTencia! país rico, condições excelentes pra ir crescendo e essa gestao de merd@ que está ai...triste

    ResponderExcluir
  4. Era uma vez uma bancarrota... Que começou com a vergonha sofrida pelo Brasil diante da Alemanha por 7 X 1 ... E se estende com o naufrágio de uma das maiores petrolíferas do mundo: a nossa Petrobrás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação