Pular para o conteúdo principal

Morre Leonard Nimoy, o Mr. Spock de Jornada nas Estrelas

Screen 006

Eu sou um fã incondicional da franquia “Jornada nas Estrelas”: assisti a todos os filmes produzidos até hoje e toda a série televisiva.

Gene Roddenberry, o criador da franquia, está na minha galeria da fama ao lado de ícones da cultura, e contracultura, correlata.

Portanto angustiou-me a morte, ontem (27), aos 83 anos, do ator que representava uma das mais singulares personagens da franquia: Leonard Nimoy, o sisudo Mr. Spock, recrutado pela “USS Enterprise” na longínqua Confederação de Surak, do planeta Vulcano, cujos habitantes eram peculiares pelo raciocínio lógico desprovido de quaisquer emoções.

spock

Leonard Nimoy era um bostoniano, filho de imigrantes ucranianos. Teve infância e juventude pobres e começou a carreira de ator nos anos 50, fazendo pontas em séries para a TV americana. Entre as filmagens, que não lhe davam renda suficiente, fazia bicos diversos, como entregar jornais.

Em meados da década de 60, Nimoy conheceu outro ícone da franquia “Star trek”, William Shatner, o capitão Kirk, e juntos atuaram na série que os alçaria à fama: "The Man from U.N.C.L.E", que no Brasil foi distribuída como “O Agente da UNCLE”.

Screen 003

A forte atuação de Nimoy como Mr. Spock dificultou-lhe trabalhos fora da franquia, mas ele fez incursões em “Missão: Impossível” (não os filmes recentes com Tom Cruise, mas uma série televisiva do final da década de 60 até meados da década de 70), fez um episódio no “Agente 86” (eu não perdia um) e até atuou na série de farwest, "Bonanza".

Nimoy também foi diretor de “Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock” e de “Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa”, em 1984 e 1986.

Como a franquia “Star Trek” não é o tipo que chama atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove e entrega o prêmio máximo do cinema mundial, o Oscar, Nimoy nunca pisou no tapete vermelho do Dolby Theatre, mas, pelo Mr. Spock, Nimoy recebeu três indicações ao Emmy, o principal prêmio da televisão americana.

Screen 004

O último trabalho de Nimoy em Star Treck foi uma participação especial em "Além da Escuridão”, em 2013, que também foi o mais recente filme da franquia.

Abaixo, uma das últimas aparições de Nimoy com a famosa saudação dos vulcanos, que significava "Vida longa e próspera". Ele viveu muito e foi próspero.

Screen 001

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...