Belém é a 18ª cidade mais violenta do mundo

Shot008

A ONG Mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal publicou ontem (21) a edição de 2015 (dados de 2014) do ranking de cidades mais violentas do mundo.

Das 50 cidades com mais de 300 mil habitantes do ranking, 19 estão no Brasil, 10 no México, 5 na Colômbia, 4 na Venezuela, 4 nos EUA, 3 na África do Sul, 2 em Honduras, 1 em El Salvador, 1 na Guatemala e 1 na Jamaica.

Todas as 50 primeiras cidades mais violentas do mundo estão no continente americano (47). A América Latina, particularmente, tem a esmagadora maioria das 50 (43 cidades).

> Violência no Brasil aumentou

Continuamos de mal a pior no que tange às taxas de violência: na edição de 2014 (dados de 2013) o Brasil compunha o ranking das 50 cidades, com mais de 300 mil habitantes, mais violentas do mundo com 16 cidades. Na edição de 2015 (dados de 2014) o Brasil aparece com 19 cidades.

> Violência em Belém aumentou

Belém, prestes a completar 400 anos, continua piorando na fotografia da violência: na edição de 2014 (dados de 2013) éramos a 23ª cidade, com mais de 300 mil habitantes, mais violenta do mundo. Na edição de 2015 (dados de 2014) subimos para a 18ª posição e, nesse caso, subir é vergonhoso, pois significa piorar.

Mais preocupante é constatar que nada foi feito para no mínimo estancar e no máximo reverter a tendência do aclive da violência em Belém: no ranking de 2013 (dados de 2012) a cidade ocupava a 26ª posição. Em 2014 (dados de 2013) subiu para a 23ª e agora, em 2015 (dados de 2014), está na 18ª.

Abaixo o quadro com as 50 cidades mais violentas do mundo, segundo o Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal:

Comentários

  1. Parsifal;

    Rio muito quando escuto brasileiros assombrados com as notícias de terrorismo na Europa, agradecendo a Deus por viverem "numa terra boa, de paz, onde não tem disso"... Kkkkkkkk!

    O "país da impunidade" é isso aí: cada vez ganha mais posições no ranking da criminalidade e violência entre todas as cidades do planeta terra. E a solução todos sabemos muito bem: incentivar a vagabundagem; soltar os presos e se eleger as custas do apoio de traficantes.

    ResponderExcluir
  2. Incrível que no Afeganistão nem no Iraque estejam neste ranking. Será que nestes países é um paraíso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só são rankeadas as cidades que vivem em situação de "normalidade". As cidades que estão em zonas de conflitos estão fora.

      Excluir
  3. a violência é o mais complexo problema que a Humanidade tem a resolver..se é que um dia o resolverá..pois a violência explícita é a parte visível de um problema muito mais profundo..

    ResponderExcluir
  4. No governos tucanos fomos da sensação de insegurança à insegurança sensacional.

    ResponderExcluir
  5. Eu só queria entender onde esta ONG Mexicana encontrou 2,129,515 habitantes em Belém ? É mole ?
    E a minha linda cidade do Rio de Janeiro esta fora desse ranking, se ano passado perdi um primo meu pra bala perdida. E para ilustrar, a violência bandida na minha cidade natal, só este ano mais de cinco já morreram vítimas de balas perdidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rank é feito considerando as regiões metropolitanas, pois não é possível isolar zonas conurbadas, onde as fronteiras são meramente físicas. A RMB (Região Metropolitana de Belém), em estimativa do IBGE, de julho de 2014, tem 2.381.661 habitantes.
      A ONG costuma responder os questionamentos. É só acessar o site e fazer o seu questionamento.

      Excluir
  6. Após uma desastrada e incompetente gestão a frente da Segup, Jatene, premiou o ex secretario de segurança pública, com a secretaria de meio ambiente.

    ResponderExcluir
  7. Das 20 primeiras 10 são brasileiras é mole 50%!!!

    ResponderExcluir
  8. Deputado, só pegando o gancho do anônimo das 14:19, como ele dizia deve ser uma questão pontual da sensação de insegurança. Foi com a missão de pegar um $$$$$$$rinho das taxas minerais para o pescador.

    ResponderExcluir
  9. Parsifal, veja o absurdo. No último sábado, o diretor de Policia Metropolitana, da Policia Civil, durante uma pelada no Estádio do mangueirão, quebrou a perna, e está no hospital. e como não quer largar o osso, o cara dirige a policia da capital, do leito hospitalar.. estamos fu.....

    ResponderExcluir
  10. Gente, cadê aquelas falsas estatísticas que o ex secretario de segurança pública apresentava. era tudo lorotice.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação