A vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, ao comentar a Operação Plateias, deflagrada ontem (20) em Rondônia pela PF, para desarticular uma organização criminosa formada por lobistas e agentes públicos, que tungou o erário em aproximadamente R$ 57 milhões, disse que a quadrilha de Rondônia seguia o mesmo padrão do esquema montado na Petrobras.
Wiecko declarou que isso leva a crer que há um "padrão de corrupção que está acontecendo no Brasil". E desenhou o padrão:
"O empresário dá dinheiro para o caixa eleitoral, com a promessa de que terá uma vantagem e essa vantagem é através de dispensa de licitação, superfaturamento. O dinheiro que ele adiantou, volta. Só que, além disso, os próprios agentes públicos também acabam ficando com uma porcentagem".
O dito “padrão de corrupção” não é novo, todos sabem que ocorre em todos os estados e há, idem, um padrão de aceitação do método pelo Establishment.
> Financiamento de campanha
Uma das causas, não a única, de tal comportamento, é o financiamento privado de campanha, que estabelece o conluio patrimonialista que hora o Brasil deseja ver cessar.
As campanhas ficaram absurdamente caras no Brasil. As obras e serviços públicos, feitos ou prestados pela empresa privada ao poder público, crescem na mesma proporção da inflação eleitoral, pois são elas que financiam a festa.
Eu dedilho essa tecla desde 2006, quando participei de um grupo de estudos para propor pontos à reforma politica que o então presidente Lula disse que faria (não fez).
Em artigo publicado naquele ano, lavrei:
“Tudo o que se gasta nas campanhas já é público: ou sai dos caixas dois que os governos conseguem fazer, através de conluios com as empresas, ou é fruto da agiotagem eleitoral que é o empréstimo, camuflado de doação, para pagar quando ganhar.”
Portanto, há quase 10 anos esse “padrão de corrupção” institucionalizado vem sendo contado por mim, e não creio que somente agora as autoridades obrigadas a combatê-lo enxergaram o rabo do gato.
Para ler o artigo que escrevi em 2006 sobre o assunto, clique aqui.
Será que o escândalo CERPASA é por aí?
ResponderExcluirEsse cartum é sensacional: a corrupção subverte até mesmo a natureza das coisas....
ResponderExcluirDeputado, otem que percebi em sua fala para a RBA que tem a língua presa, deveria ter se filiado ao PT ou PSOL.
ResponderExcluirEla se solta, por isso eu não passaria no teste de qualidade.
Excluir