Pular para o conteúdo principal

Água, hidrogênio, gás carbônico, monóxido de carbono, telefones de baquelite e iPhone

Shot 002

O mago da Apple, Steve Jobs, mudou o paradigma do telefone com a invenção do iPhone, que foi o upgrade definitivo da categoria desde que Graham Bell, tido como o inventor do engenho, mas que na verdade apenas o adquiriu do italiano Antonio Meucci, comercializou o aparelho.

> O motor a vapor

vapor

Acima, o princípio elementar da máquina a vapor: a pressão do vapor na caldeira empurra o pistão, que move a roda; ao fazer o ciclo a roda empurra o pistão de volta, que é empurrado de volta, novamente, pela pressão do vapor da caldeira.

A inteligência do princípio foi de Thomas Newcomen, que inventou o artifício para drenar água acumulada em minas de carvão. James Watt aperfeiçoou a engenhoca e colaborou com ela para a Revolução Industrial.

Para completar a Revolução Industrial, que o domínio do vapor alavancou, George Stephenson embarcou uma caldeira propulsora em uma composição rodante e estava inventada a Maria-fumaça, mas o princípio, e os insumos, permanecem os mesmos desde a drenadora de Newcomen.

 > A alquimia da Sunfire GmbH

A empresa alemã Sunfire GmbH poderá fazer o upgrade do motor a vapor ao transformar água e dióxido de carbono em vapor de alta combustão.

Lembremos a química básica do científico (na minha época era científico):

O engenho da Sunfire converte energia solar ou eólica, através de óxido sólido eletrolisado, em vapor. Do vapor é removido o oxigênio, restando apenas o hidrogênio. Vapor é água (H2O), e se removemos o O sobra o H2.

O hidrogênio isolado é injetado no dióxido de carbono (CO²), que tem em abundância na atmosfera, inclusive até demais hoje em dia (você expele CO2 e o seu carro idem), e aí teremos o monóxido de carbono (CO2+H2 = CO).

Sim, e onde está aquele tal upgrade da máquina a vapor?

O acasalamento do CO2+H2 libera gases de vapor que alcançam octanagem até 70% similar à gasolina ou óleo diesel e ao invés de liberar gás carbônico (CO²), como ocorre com os combustíveis fósseis, ele o captura no processo, o que a camada de ozônio agradece.

O protótipo funcional é essa “caldeira” da imagem abaixo, que não cabe no seu carro. Mas imagine isso, no futuro, encolhido para o tamanho do motor do seu carro, e teremos o que o iPhone foi para aqueles nostálgicos aparelhos de baquelite.

Shot

O diretor tecnológico da Sunfire GmbH, Cristian von Olshausen, declarou que só aguarda a liberação da patente para iniciar a captação dos recursos que viabilizarão a produção comercial do engenho.

Acho que a a WW vai se interessar em colocar na empreitada algum daqueles R$ 273 bilhões que ela reservou para a busca de novos padrões automobilísticos.

Comentários

  1. parabéns...pelo seu saber..as soluções vão chegando o homem é muito criativo..mas para mim o que é preciso mudar mesmo é o conceito de felicidade..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.