O mago da Apple, Steve Jobs, mudou o paradigma do telefone com a invenção do iPhone, que foi o upgrade definitivo da categoria desde que Graham Bell, tido como o inventor do engenho, mas que na verdade apenas o adquiriu do italiano Antonio Meucci, comercializou o aparelho.
> O motor a vapor
Acima, o princípio elementar da máquina a vapor: a pressão do vapor na caldeira empurra o pistão, que move a roda; ao fazer o ciclo a roda empurra o pistão de volta, que é empurrado de volta, novamente, pela pressão do vapor da caldeira.
A inteligência do princípio foi de Thomas Newcomen, que inventou o artifício para drenar água acumulada em minas de carvão. James Watt aperfeiçoou a engenhoca e colaborou com ela para a Revolução Industrial.
Para completar a Revolução Industrial, que o domínio do vapor alavancou, George Stephenson embarcou uma caldeira propulsora em uma composição rodante e estava inventada a Maria-fumaça, mas o princípio, e os insumos, permanecem os mesmos desde a drenadora de Newcomen.
> A alquimia da Sunfire GmbH
A empresa alemã Sunfire GmbH poderá fazer o upgrade do motor a vapor ao transformar água e dióxido de carbono em vapor de alta combustão.
Lembremos a química básica do científico (na minha época era científico):
O engenho da Sunfire converte energia solar ou eólica, através de óxido sólido eletrolisado, em vapor. Do vapor é removido o oxigênio, restando apenas o hidrogênio. Vapor é água (H2O), e se removemos o O sobra o H2.
O hidrogênio isolado é injetado no dióxido de carbono (CO²), que tem em abundância na atmosfera, inclusive até demais hoje em dia (você expele CO2 e o seu carro idem), e aí teremos o monóxido de carbono (CO2+H2 = CO).
Sim, e onde está aquele tal upgrade da máquina a vapor?
O acasalamento do CO2+H2 libera gases de vapor que alcançam octanagem até 70% similar à gasolina ou óleo diesel e ao invés de liberar gás carbônico (CO²), como ocorre com os combustíveis fósseis, ele o captura no processo, o que a camada de ozônio agradece.
O protótipo funcional é essa “caldeira” da imagem abaixo, que não cabe no seu carro. Mas imagine isso, no futuro, encolhido para o tamanho do motor do seu carro, e teremos o que o iPhone foi para aqueles nostálgicos aparelhos de baquelite.
O diretor tecnológico da Sunfire GmbH, Cristian von Olshausen, declarou que só aguarda a liberação da patente para iniciar a captação dos recursos que viabilizarão a produção comercial do engenho.
Acho que a a WW vai se interessar em colocar na empreitada algum daqueles R$ 273 bilhões que ela reservou para a busca de novos padrões automobilísticos.
parabéns...pelo seu saber..as soluções vão chegando o homem é muito criativo..mas para mim o que é preciso mudar mesmo é o conceito de felicidade..
ResponderExcluir