iVeiga: Helder abre 12,4 pontos sobre Jatene e venceria a eleição com 56,2% dos votos válidos

O iVeiga, que se notabilizou nesse pleito pelo acerto nas pesquisas por ele realizadas publicou a sua segunda e última pesquisa do segundo turno da eleição governamental no Pará, revelando que o peemedebista Helder abre, a um dia da eleição, 12,4 pontos sobre Jatene.

Shot

linha

Shot 004

Observa-se que as variações nos percentuais de ambos da pesquisa espontânea para a estimulada são meramente decimais, o que é índice da cristalização do voto.

> Votos válidos

Em se excluindo os votos brancos, nulos e indecisos, resultam os votos válidos, que é o método usado pela Justiça Eleitoral para proclamar o resultado das eleições majoritárias:

Shot 006

O iVeiga mediu a rejeição dos candidatos. Jatene e Helder acumulam rejeição na casa dos 30%, sendo que o governador é mais rejeitado que Helder. A polarização da eleição faz com que os oponentes apresentem tendência de percentuais de rejeições similares.

Shot 007

O iVeiga mediu a expectativa de vitória. À pergunta  “Em sua opinião, quem vai ganhar a eleição para Governador do Estado do Pará?”, a maioria responde que acredita na vitória de Helder:

Shot 016

O quadro acima revela que uma parcela do eleitorado de Jatene não acredita na sua vitória, pois as intenções de voto nele estão acima do percentual que ele aufere no item.

O iVeiga ouviu 2 mil pessoas nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de outubro. A pesquisa está registrada no TRE-PA sob o n° 00053/2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. no primeiro turno o I VEIGA tambem mostrava uma larga vitoria do barbalho, foi quase empate. Volta com a mesma estratégia, qual é o acerto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está absolutamente errado. A última pesquisa de primeiro turno do iVeiga, publicada em 04.10, apontava Helder com 44% contra 40% de Jatene. Nos votos válidos Helder tinha 50% e o TRE o proclamou com 49,8% dos votos válidos, portanto, você deve ter lido esta " larga vitoria do barbalho" em outro instituto e não no iVeiga.

      Excluir
    2. No primeiro turno as pesquisas que apontavam Jateve na frente eram as encomendadas pela tv liberal algumas mostravam até vitória de Jateve no primeiro turno e ele ficou em segundo agora nem com cheque fuleragem nem com promoção as escondidas nem com promessa de entrega do minha casa minha divida vai ser 15 no Jateve.

      Excluir
  2. parabéns ao Iveiga ! o único a acertar no primeiro turno ! desbancando o poderoso ibope
    cada vez alcançando maior credibilidade

    ResponderExcluir
  3. È estranho um político jovem como o Helder e que nunca foi governador ter já 33% de rejeição, enquanto o Jatene, com quase 70 anos e com o seu grupo 16 anos no poder, tem 39%. Imagina, então, qual vai ser o tamanho da rejeição do Helder daqui a uns 10 anos. Parsifal, tem alguma ideia do porque disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o texto com mais cuidado e verá que lá está a explicação. As rejeições, tanto de Helder quanto a de Jatene, não são sólidas e sim eventuais. E qual é o evento? A polarização acirrada desde o primeiro turno, desde quando os candidatos disputam manu a manu o pódio. É claro que quem tem intenção de voto firme e imutável em um vai rejeitar o outro. O elemento primordial, portanto, da rejeição de Jatene é a firmeza da intenção de voto no Helder e vice-versa.
      Em outro cenário de disputa esse percentual poderá ser totalmente diferente.

      Excluir
  4. USANDO INFORMAÇÕES DOS OUTROS!

    Eu e dois amigos não somos pesquisadores profissionais apenas temos conhecimentos estatísticos, mas desenvolvemos uma metodologia usando dados coletados e publicados por institutos de pesquisas, uma sondagem aleatória por telefone nas regiões do estado de forma proporcional aos habitantes de cada região e o resultado do 1º turno, assim chegamos ao seguinte resultado o Helder com 53,65% e o Jatene com 46,35, resultado esse que quando afinado por constantes entre as quais “Motivos Fortuitos”(*), "Abstinências" etc. nos dão um resultado final de Helder com 51,825% e Jatene com 48,175% o que traduzindo Helder terá segundo nosso método 3,65% de votos mais votos que o Jatene , levando em consideração o desvio padrão de 0,5% a menor diferença do Helder sobre o Jatene fica em 3,15% e a maior 4,15% , em miúdos nosso intervalo de confiança é de apenas 1% e o Helder ganha com um valor dentro desse intervalo!

    Espero estarmos certos e matematicamente temos certeza que estamos!

    ((((MCB))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até amanhã às 20h saberemos se a sua metodologia surtiu resultados.

      Excluir
    2. Realmente, amanhã não haverá tempo para torcer, quando TSE liberar as 20h00min a primeira parcial quase todos os eleitos já serão conhecidos!

      Excluir
    3. Como homem de partido apenas inverti o resultado!

      Excluir
    4. Mestre, como advinho voce é um zero a esquerda. Como será o seu emprego?

      Excluir
    5. Já passou meu tempo de emprego, hoje sou um aposentado que não depende do fator previdenciário, em tempo não sou advinho na sua forma errada nem adivinho na forma certa antes e depois do acordo ortografico,tenho certeza apenas que a mensagem que mandei chegou estatisticamente onde eu queria que ela chegasse!

      Excluir
  5. Saiu o Ibope com 50 a 50 dos votos válidos, é uma discrepância grande entre as duas pesquisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã teremos a prova dos nove.

      Excluir
    2. é liberal..não é melhor e faz um mal!!!!!!!!!

      Excluir
  6. O iveiga é o único que vem acertando desde 2010

    ResponderExcluir
  7. acho que Helder ganha por mais votos que no primeiro turno, mas esta diferença de doze pontos é ficção. Só pra lembrar, no primeiro turno dois dias antes da eleição o Iveiga disse que Paulo Rocha teria 22,5 %dos votos para o senado, ele foi eleito com 45% dos votos, um "errinho" de quase 23 pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua precipitação para desqualificar o iVeiga não se sustenta em uma leitura correta da pesquisa publicada no dia 04.10 pelo instituto.
      Observe que o TSE publica os votos válidos, donde se excluem os brancos, nulos indecisos e de candidatos indeferidos, que sequer aparecem na totalização oficial.
      Em se comparando a pesquisa do iVeiga com o resultado oficial teremos que excluir dela as intenções de votos nos candidato impugnados, que foram Duciomar (4,3%) e Eliezer Barros (0,3%). Também é necessário excluir os votos brancos e nulos (8,9%) e os indecisos (27,3%). Portanto, teríamos 40,8% de votos excluídos e 59,2% de votos válidos.
      Nesse cenário, na pesquisa do iVeiga, resultou Paulo Rocha com 38,51% dos votos válidos e o TSE proclamou-lhe a vitória com 46,3% dos votos válidos.
      Como a margem de erro da pesquisa foi de 3 pontos percentuais, o teto de Paulo Rocha na pesquisa seria 41,51%, o que dista do resultado oficial em 4,79% e não os seus 23 pontos erroneamente alegados.

      Excluir
  8. Se as ninfetas do Pará ou as debutantes de Ananindeua lessem o blog, com essas fotos do Helder e Jatene, com certeza iriam votar no Pmdebista, mas como quem acessam o blog são pessoas "mal informadas" as referidas fotos nada dizem a não ser ao bloguista que deve achar o rapazote "lindo" mas com certeza, pelos motivos que todos sabem, não iria querer nem para ser seu genro. Amanhã, nem padrinho, nem apadrinhado, meu voto é nulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você prestou atenção na "lindeza" do rapazote?!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Quem rir por último, rir melhor.
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. A VITORIA DA DERROTA

      Se o povo brasileiro em especial o paraense agisse segundo os interesses da coletividade seria de forma racional o que espelharia algo maravilhosamente lindo, mas não agiu, portou-se como uma rês que se lança ao precipício seguindo a manada, isso me fez lembrar que no livro “ O Homem, Moral e Sociedade” seu autor o teólogo protestante Reinhold Niebuhr mostra a mudança a que esta sujeito o individuo quando mal acompanhado, só sua índole não o deixa abandonar uma formiga que corre o risco de afogar-se em uma poça d’agua , em grupo adquire a capacidade de omisso com sua consciência cotidiana ser cruel ao ponto de atirar uma pedra sobre uma multidão que de forma pacifica canta o hino de um clube rival.


      O resultado dessa eleição mostra que a leveza no ser de uma mulher em sua solidão pudica não existe quando em uma procissão, já que se mostrou capaz de abandona o louvor discretamente ao passar na frente de um meretrício pelo desejo de ser usada e ainda arrumar uns trocados tendo a garantia do anonimato dada pelo seu véu de beata, esquecendo que após o ato continuara só em seu desejo e o vil metal que agora é seu não comprara para si seu desejo carnal já que aceitou pouco e pelo pouco que ainda quer pagara bem mais caro, sua simples lembrança do fato com o tempo será uma triste recordação ao tornar-se nojento na sua memoria cristã.

      O Povo unido jamais será vencido se materializou, ganhou, só não viu que sua vitória foi a derrota de seu próprio torrão natal, não de uma terra inimiga, uma lugar distante, mas o local onde o povo que se sente vitorioso vivera por 4 anos o sabor com ares de vitória de sua própria derrota, individualizando cada voto sem medo de errar posso dizer a mesma frase para cada um dos que se acham vitoriosos já que cegos não vislumbram que materializaram a sua derrota,” Não sei quem você é, sei o que você foi, o que você esta sendo e o que você será”!

      Mestre Chico Barão

      Excluir
  9. O Ibope não merece o crédito dos paraenses. Terceirizado ou não, ele macula os institutos sérios do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Penso que o Helder será eleito! Reconheço que o iVeiga tem se notabilizado com os acertos dos números nas suas pesquisas eleitorais. Porém, acho que os números desta última pesquisa estão distorcidos quanto às intenções de voto num e noutro candidato. As eleições para Governador no Estado indicam um acirramento, independentemente dos números divulgados pelo Ibope. Esse acirramento se percebe a olho nu. Helder, na minha opinião, foi melhor que o Jatene no último debate. O povo não aprova a postura professoral que o Jatene adotou, porque Helder demonstrou absoluta segurança e durante todo o debate enfatizou com eminência as suas propostas de governo. Enfim, o "aprendiz superou o mestre", muito embora não houvesse no debate nem mestre nem aprendiz.

    PARSIFAL, creio que você já tenha encomendado um terno especial para a futura posse como CONSELHEIRO num dos dois Tribunais de Contas do Estado. A CONFIRMAR!

    ResponderExcluir
  11. O TCE-PA ou o TCM-PA, um ou outro, será enriquecido na sua composição com a chegada de Sua Excelência, Parsifal Pontes, que emprestará sua sapiência e intelectualidade às decisões da Corte de Contas para a qual for servir como Conselheiro. Perde a ALEPA um dos seus mais preparados parlamentares e ganha uma das Cortes de Contas do Estado um eminente Conselheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de achar que o Parsifal merece pela sua competência profissional em qualquer coisa que se mete a fazer...ocupar qualquer cargo público no Brasil ..penso que o Pará necessita mais da sua contribuição em algo que impulsione de vez o Pará ao século XXI... a conferir.

      Excluir
  12. Subestimaram o Povo Guerreiro do meu Pará não é Gentalha CorruPTa?! Pois Tomem na Tarraqueta rsrsrsrsrsrsrsrs.......

    ResponderExcluir
  13. BEM FEITO!!! Acho é pouco pra nós do PMDB! Isso que dá confiar no petê! Vc sabe muito bem que a militancia do petê traiu o helder! Te digo, com gentalha não se mistura! Nos ferramos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não confiar no PT é normal; anormal é confiar no Paulo Titan (PMDB), prefeito de Castanhal, aliado de Milton Campos (PSD).

      Excluir
    2. Quem ferrou o PMDB foi o PT que não honrou o voto casado basta ver os votos da Dilma e os do Helder, simples!

      Excluir
    3. Eu sabia que o petê ia nos trair! Eu tinha certeza! Não dá pra confiar em petista!!! Não dá!

      Excluir
  14. IVEIGA, por favor, nunca mais faça pesquisa no Estado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas não foi tu que disseste que ele acertar desde 2010? hehehehehhehehehhehehehehhehehehhehe..... chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa parasitas do PMDB, JATENE REELEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  15. O Helder vai ter que continuar na carreira de radialista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Edir Vesgo vai trabalhar com quer? Pesquisador????

      Excluir
  16. Viu o que dá acreditar no IVEIGA !

    ResponderExcluir
  17. Kkkkkk. folgo-me em rir.

    ResponderExcluir
  18. Deputado, não adiantou a sua ajuda, o povo do Pará não merecia ser dirigido por um Barbalho. Quanto estas pesquisas do Edir Veiga igual a uma moeda de 3 reais. O sonho acabou!

    ResponderExcluir
  19. Nessa eleição duas pessoas perderam a aura de invencibilidade: o Veiga e o Jader.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivega surgiu na eleicao de 2012 e morreu nessa de 2014. Mentido quanto a acertos e tempo de existencia. Essa aura dele era pura mentira e o Jader enguliou. Na verdade ele e psdbista

      Excluir
  20. Cabe dano moral contra o IVesgo, afinal, ele ludibriou as rapozas do Pará. Quando falei que no primeiro turno ele tinha errado feio e depois foi pra televisão tentar se explicar com sapatrado de catita, falaram que eu era quem tinha errado.

    ResponderExcluir
  21. Parsifal, uma pergunta simples: o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma resposta simples: tivemos menos votos.

      Excluir
    2. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1538801-no-leblon-eleitores-de-aecio-falam-em-deixar-o-pais.shtml


      Estão arrasados, deputado....

      Excluir
  22. Falta chegar os votos que vem de canoa para o Helder ganhar. Este aprendiz de pesquisador fez o seu candidato perder.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei muito triste com a perda do nosso candidato Helder mais infelizmente aqui em meu município em Tucuruí o PMDB que era o carro chefe, já estava estrela não trabalhou para manter o resultado que para nos seria importante o adversário não aumenta os votos, pois a diferença foi pouco no primeiro turno. Não foi a rua trabalharem e sim desfilarem nos bairros para colocar no Facebook.
    A turma do prefeito como sempre foram à luta andaram nas casas pedindo voto e não desfilando e aumentaram a diferença, para eles era importante. Infelizmente aqui em Tucuruí vamos ter um prefeito mais poderoso. O presidente do PT já fazia a campanha para prefeito, ate o locutor do trio já falava esse é o nosso futuro prefeito. Houve candidato que tiveram desavença que retirou sua turma para mostrar seu pode e esvazia a caminhada do dia 25. Em resumo, creio que há uma grande questão em aberto, chaves para a definição do vencedor (a) da próxima eleição municipal, mudar a direção do PMDB, colocando na frente pessoas que realmente saibam fazer política,não tendo pena das pessoas mais agindo com a razão e vendo o partido,colocando pessoas que não pense em seu ego e em sim mesmo. Para eles Já estava vitorioso que estavam sendo dividido os cargos e que, seriam os candidatos deputado para vice ou prefeito. Perdemos por uma diferença muito pouca e por já se acharem vitoriosos. Falo em nível de município.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos absurdos erros de português, não adiantou o tal de Cocó se esconder no anonimato. Alias de Cocó para cocô, a única diferença é o acento circunflexo. Ei, Cocó ou cocô, circunflexo não é palavrão! Em tempo: em Tucuruí o Helder ganhou de 61,40% contra 38,60% do Jatene. Cara, até na matemática você é um cocô.

      Excluir
  24. corre Barbalho lá vem a federal, meus pêsames aos prefeitos do Sul do Pará...

    ResponderExcluir
  25. Depois do resultado esse post até parece engraçado

    ResponderExcluir
  26. Esse post é seu mesmo!

    ResponderExcluir
  27. Entrevista com Edir Vesgo
    P: No meio desse mar de pesquisas eleitorais, o eleitor fica meio perdido sem saber em quem confiar, o que o senhor recomenda? 
    R: Maior rigor na legislação que organiza a realização de pesquisas eleitorais. Deveria ser criada uma auditoria profissional vinculado ao TRE para que todas as pesquisas, obrigatoriamente passassem pelo crivo científico especializado, e que fossem criadas penalidades “pesadas” para autores de fraudes em pesquisas eleitorais, para que os custos da fraude induzissem a classe política e os institutos a terem um comportamento republicano.

    (Diário do Pará)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginem se esse ai fosse responsavel por esse setor que ele propoe criar no tre. Quemdeuspadre

      Excluir
  28. Ouvir uma comentario que ivesgo vou mandado pelo Pioneiro como um cavalo de troia para o Helder. Cabe conferir

    ResponderExcluir
  29. O Jefferson Lima vai devolver a grana que pegou? Dizem que ele já foi pedir arrego para o Jatene.

    ResponderExcluir
  30. O Edir Veiga vai dizer que a pesquisa que realizou não era este o resultado? Será que ele terá coragem de dizer isto?

    ResponderExcluir
  31. Esse Teu Perreira, ops, digo Edir veiga, mente que nao se sente. Ele diz que o Iveiga acertou todas as pesquisa que fez em 2010. So que ele nao fez nenhuma pesquisa em 2010. Peca pra ele mostrar alguma pesquisa que fez em 2010

    ResponderExcluir
  32. Sempre tem institutos que surgem, enganam os bestas e desaparecem a cada eleicao

    ResponderExcluir
  33. O diário nunca acerta nada, na eleição passada, eles disseram que o Edmilson ia ser eleito e errou feio...Ou seja, tem alguma coisa de errada nisso tudo.

    ResponderExcluir
  34. A filha do edir veiga ganhou um carro novinho de presente do pioneiro. Por que sera?

    ResponderExcluir
  35. Nao foi o Pioneiro que fez essa operacao Cavalo de Troia com o IVeiga, foi o Nilson Pinto. Isso e o toda cupula ta dizendo

    ResponderExcluir
  36. O PT no segundo turno não trabalhou para Helder,pois ja estava eleito senador,deputados.

    ResponderExcluir
  37. Em Tucuruí a briga começou cedo,a tropa de choque da frente do PMDB ja estavam vitorioso. e também o PT so pede voto pra 13.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação