Helder na dianteira na primeira pesquisa Ibope do Pará

Shot 004

Embora seja notória a vendeta entre os proprietários de “O Liberal” versus “Diário do Pará”, a irascível fixação do primeiro com o candidato a governador do PMDB, tem motivo no temor desenfreado de ver o herdeiro político do senador Jader Barbalho tomar assento no Palácio dos Despachos.

Como todas as sondagens eleitorais de consumo interno apontam Helder Barbalho com maior intenção de votos que Simão Jatene, a linha editorial de “O Liberal” carrega nas tintas, diariamente, contra aquele, e Simão Jatene perdeu a fleuma e gasta 70% do seu discurso a desancar Helder.

Não obstante os tiros contra Helder, os convênios assinados com prefeituras, pelo governador em pleno borbulhar eleitoral, os quilômetros de asfalto sendo feitos, em período vedado, como prenda aos prefeitos e torque de campanha, “O Liberal” publicou hoje (17) pesquisa do Ibope com o candidato do PMDB à frente de Simão Jatene (PSDB), desmentindo o alardeado pelo tucanato de que Simão Jatene gozava de folgada dianteira na corrida ao Palácio dos Despachos.

Embora sondagens do PMDB reportem um resultado mais favorável a Helder, abaixo está o resultado da pesquisa do Ibope, que revela uma eleição acirrada e, sobretudo, comprova o tutano de Helder para enfrentar uma fabulosa máquina que o PSDB sempre soube usar:

> Rejeição

Simão Jatene é o candidato mais rejeitado. O menos rejeitado é o candidato do PSOL, Marco Carrera:

Shot 012

> Para o senado

A pesquisa do Ibope mostra, idem, uma acirrada disputa na corrida para o Senado que, esse ano, renova apenas uma cadeira

Observa-se que a tática que tem dado certo no Pará, do “senador do governador”, ainda faz água para a corrida atual: o vice-governador Helenilson Pontes (PSD), apesar de ser o franco candidato de Simão Jatene, e gozar de todas os prazeres da máquina do governo, amarga 4%, abaixo do candidato do PV, Professor Simão, que não goza de estrutura alguma. 

> Avaliação do governo de Simão Jatene

A maioria da população paraense acha o governo de Simão Jatene apenas regular e a soma dos que acham o governo ruim e péssimo (28%) é maior do que aqueles que o acham ótimo ou bom (26%):

Shot

> Avaliação da forma de governar de Simão Jatene

Os percentuais de aprovação e desaprovação da forma como Simão Jatene conduz o governo são praticamente iguais. A desaprovação de 47% dos paraenses é uma rejeição alta para um governador que tenta a reeleição.

Shot 003

A pesquisa, contratada pela TV Liberal, foi realizada entre os dias 11 e 14 de agosto, com 812 eleitores de 44 municípios, e está registrada no TRE-PA sob o número PA-00004/2014.

Estranhamente, o Ibope, que sempre aponta margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, aumentou a sua margem de erro nesta pesquisa, apontando 3 pontos percentuais para mais ou para manos.

> Comentário vigente

Em campanha pelo nordeste do Pará, recebi vários telefonemas, e ouvi de vários interlocutores: “se o Liberal está mostrando o Helder com um ponto na frente, é sinal que ele está com muito mais…”.

Como cantou o Ataulfo Alves na bela “Pois é”, “a maldade dessa gente é uma arte..”. 

Comentários

  1. Deputado,
    Quanta incoerência não? Se Jateve tem a maior rejeição como pode está atrás com 1 pontinho. Como dizem os ancentrais "conversa pra boi dormir". Vai levar uma peia no dia 5 de outubro. Mais uma vez vão provar que é o governo que só completa obras, quando completa.

    ResponderExcluir
  2. Deputado, uma pesquisa que mostra o Dudu com 14%, apenas 2 pontos atrás do Paulo Rocha e do Mário Couto, demonstra que o núcleo da pesquisa foi na grande Belém e na região metropolitana. Como quem contrata determina aonde quer que a pesquisa seja feita, a diferença pró Helder deve beirar os 5%. Me lembro qdo o Jatene decidiu participar do plebiscito. O marqueteiro afirmava que se ele se saísse bem a reeleição estaria garantida. Mas esqueceu de combinar com o povo que o avalizara naquele momento. E agora está aí o resultado. Cidades do nordeste que antes tinham preferencia pelo atual governador se sentiram abandonadas nos últimos anos e optaram pelo novo apesar de toda a campanha de o 'O Liberal' em querer vincular o erros do pai ao filho. O PMDB está fora do governo há exatos 20 anos e agora reivindica o direito da mudança. Mudança esta que se faz na frente em grande parte pela arrogância do PSDB. Quatro anos atrás ajudamos a Jatene (junto com a equipe de intelectuais do PT da Governadora Ana Júlia) a devolver-lhe o Palácio dos Despachos. Oito anos atrás tiramos do PSDB e o entregamos a Ana Júlia. Por que não agora deixamos de ser protagonistas e seremos o Governo ? Aí sim seremos responsáveis pelos nossos erros e não culpados pelos erros dos outros. Mas a verdade é esta. Helder será governador deste estado. Queira ou não queira 'O Liberal'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter a certeza de a culpa vai ,dai pra frente,se rdo governo federal,que não repassa a compensação da lei Kandir;da cota parte dos impostos federais; que prioriza as regiões sul e sudeste..... e etc. conta outra.

      Excluir
  3. Interessante a manchete do jornal dizendo que a eleição está embolada, segundo a pesquisa. O mais correto seria que dizer que embolada é essa pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Deputado, corre na internet uma fotografia do que seria uma página do Ibope com a verdadeira pesquisa antes de ser publicada, dando uma vantagem de 10 pontos para o Helder. Tem como averiguar se isso é verdade e processar o Ibope?

    ResponderExcluir
  5. O Liberal publicou qualquer outra coisa. A pesquisa mesmo ele escondeu.

    ResponderExcluir
  6. Deputado,
    O senhor lembra da pesquisa feita em outubro de 2013, pelo Folhetim? pois é não errou em relação ao Hélder, e olhe que não era previsível a morte de Eduardo Campos. Com isso Marina realmente disputa a eleição presidencial com Dilma.

    ResponderExcluir
  7. Não se empolgue pois ainda não está na metade da campanha.

    ResponderExcluir
  8. Galer do 15 galera do HELDER, galera que quer tirar essa burguesia do PSDB do PODER, a galera do lado de lá estão td nervosos, sabem que vão perde, as pesquisa nesse momento e só para verificar como está a percepção do eleitor antes do programa eleitoral gratuito de Rádio / TV, como todos nós sabemos e estamos vendo, o HELDER está com mais visibilidade nas ruas isso mostra a aceitação aqui em Belém , situação essa que ORLY BEZZERA ( o mamateiro que é um verdadeiro bezerro ) , não esperava pois o PMDB sempre teve dificuldades na area metropolitana, lave ressaltar que os jovens hj estão do lado de HEDER isso é um sinal que a juventude é HELDER, assim sendo vamos esperar o começe da campanha na TV E RÁDIO, o unico quadro que mudou é que ficando nessa situação teremos 2° turno e isso ninguem falou, é o que acho é o que espero, vai ficar mais gostoso.

    Observador atento.
    Abraço dr. PARSIFAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É companheiro,vamos juntos assistir a taca de votos que o povo do pará vai dar nesse Sr. Jatene ,só pra lembrar aqui em Santarém ele mandou jogar tinta em uma escola e veio inaugurar, no dia da inauguração da pintura da escola Tapajós ele ficou tão furioso com uma pergunta de uma aluna do ensino fundamental quando ela o interrogava dizendo que não tinha Quadro (antiga lousa),banheiros com torneiras quebradas,telhado vazando água da chuva,quadra de esporte toda esburacada etc aí ela perguntou onde ele gastou o recurso da reforma isso em pleno discurso dele ,o homem ficou violento,esbravejou,sapateou quase bate na aluna,quer verificar a cobertura do evento foi transmitida pela TV Tapajós, o cidadão Jatene Tremia e virou uma Fera é só lembrar essas e outras,em Itaituba ele botou uma placa dizendo vou fazer um Hospital Regional,ficou só no Papel,agora imagine em mandatos ele sapatiou e não fez nada,agredito eu que o eleitores não vão lhe dar uma tri chance,sem falar que ele tirou o sonho dos Tapajoaras e Carajoáras pense o homem é maléfico

      Excluir
  9. Minha análise.

    Não haverá segundo turno no Pará. Helder leva dia 5!

    ResponderExcluir
  10. E a simulação de 2o turno hein? Devidamente ocultada ou não pesquisada. Por que seráa? Essa ORM, só rindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser doido. Essa é a primeira pesquisa, então como eles iam saber que a disputa caminhava pra um segundo turno entre Jatene e Helder? A partir da segunda pesquisa é que eles podem fazer uma simulação do segundo turno.

      Excluir
  11. A maior prova de que a campanha do Helder é vitoriosa e que o que o Ibope mostra, com toda certeza, não é a realidade da intenção do povo paraense que direciona a Helder um percentual bem maior do que a publicada pelo o Liberal/Ibope é o fato de que muitos ratos estão correndo em direção ao navio mais moderno, após sábado próximo passado.

    ResponderExcluir
  12. Francisco Marcio17/08/2014, 16:03

    Primeiro o governador condenava disputar eleição no exercício do cargo, depois, nao seria candidato a reeleição. Nesse ínterim, HB e sua trupe ( muito bem articulada, registre-se ) cooptava prefeitos, celebrava acordos, enfim, fazia campanha.
    Certamente com a deixa do governador, o nome de HB ganhou tutano, musculatura. Resta saber, se Orly e sua trupe ( agora já novamente articulada ) reúnem condições de virar o jogo.
    Para desassossego de Sua Excelência, creio isto ser plenamente possível. Desta feita, o cargo de conselheiro de Tribunal do Dr. Parsifal vai ter que esperar.
    Mas uma coisa eu lhe digo: se nao for desta vez, será em outro momento, pois certamente, em algum momento HB vai ser governador do Pará ( sem o meu voto, é claro. Como já dito e redito ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe com o Tribunal de Contas: ele sobrevive sem mim.

      Excluir
    2. Francisco Marcio17/08/2014, 19:59

      Nao se preocupe, nao estou preocupado. Como sou "seu amigo", so estou lhe consolando...

      Excluir
    3. Não se preocupe em me consolar: eu sobrevivo sem o Tribunal de Contas. Como soi saber, eu já tenho o suficiente para fazer, todos os anos, o circuito Elizabeth Arden na primavera.

      Excluir
    4. É, deputado, quem tem o SOL pra se iluminar não precisa de Tribunal.

      Excluir
    5. Francisco Marcio18/08/2014, 07:39

      Não esqueça! O salário da ALEPA deixa de existir daqui há 4 meses. Depois não diga que não lhe avisei... Se precisar de emprego, fale comigo, aqui na plebe tem vaga...

      Excluir
    6. Você continua se preocupando com dramas da pequena burguesia. Não se preocupe com a Alepa: ela pode viver sem mim. Não se preocupe com o meu salário de deputado: eu nunca vivi dele.

      Excluir
    7. 00:08,
      E eu continuo adorando a sombra.

      Excluir
  13. Dep. Parsifal o sr. tem como averiguar a simulação para o 2º turno na pesquisa IBOPE?

    ResponderExcluir
  14. A conta do Jatene junto ao Liberal vai ficar mais, digamos, salgada..

    ResponderExcluir
  15. Deputado, se o blog do CJK que todos sabem que é BARBALHO desde criançinha diz que o HELDER está com 7 pontos de vantagem assim sendo o JATENE já tirou esta diferença em pouco tempo. Quem esta falando a verdade.

    ResponderExcluir
  16. Deputado,no ultimo comício do jatene em tucurui...a gasolina estava correndo souta em um posto...cade o MP e TRE?
    Desespero total...

    ResponderExcluir
  17. O quadro eleitoral para os tucanos paraenses é temerário por se tratar de uma reeleição do Jatene e pelo fato de ter a máquina do estado e setores da imprensa local em suas mãos. Em tese teria que estar muito a frente de seu adversário, mas não é o que se constata. Nas redes sociais comentam que as pesquisas indicam que Helder está a cerca de 10 pontos na frente de Jatene. Faltando cerca de dois meses pra eleição e ainda nem começaram os debates, torna-se cada vez mais complicado reverter essa disputa. Jatene tá numa situação muito difícil por ter uma rejeição alta (de regular a péssimo atinge 72%) e isso ser um grave e irreversível prenúncio de perda de votos, que e potencializado por uma gestão anêmica e travada, que levou a péssimos índices de desenvolvimento humanos e econômicos expostos pelo Pará, e olhem que esse senhor e seus asseclas estão a cerca de 20 anos dirigindo um modelo de governo que entrou em colapso. Pra piorar o PSDB dividiu votos para o senado. Helenilson, que é o predileto de Jatene, ainda não decolou e não empolga. Já o Mario Couto, o preterido de Jatene, corre o risco de perder para o Paulo Rocha, já que estão empatados. Outro complicador para Couto é que, além das brigas fratricidas pelo poder no PSDB, o nefasto Duciomar e o Jeferson Lima tiram votos do atual senador.

    ResponderExcluir
  18. MOSTRA LOGO,MOSTRA LOGO, ANTES QUE NÃO POSSA MOSTRAR!

    Parsifal

    A única coisa interessante nesta pesquisa que o Liberal mostrou sem querer é que quando não é oferecido nomes o Jatene aparece na frente , mas quando nomes são oferecidos como realmente ocorre na eleição o Helder é que aparece na frente.

    Isso só significa que o Helder é menos conhecido que o Jatene e que quem conhece os dois a maioria vota no Helder!

    Você sabe por que soltaram essa pesquisa com esse suposto empate técnico antes da propaganda eleitoral na TV?

    Soltaram porque quando a propaganda começar e mais pessoas souberem de casos como o de Santarém onde uma empresa tirou a grama plantada por falta de pagamento e mais pessoas conhecerem o Helder nada restara para publicarem!

    Eu não concordo com quem pensa que esse empate não é real, ele é real momentaneamente até as eleições começarem a interessar os eleitores!

    ((((MCB))))

    ResponderExcluir
  19. O TOTÓ do Orly não deve está dormindo, pois sabe que vai perder o emprego/a fatia de R$ 70.000,00 que recebe todo mês para falar mal dos outros.

    ResponderExcluir
  20. A situação do Jatene caminha para um desfeito eleitoral semelhante ao que aconteceu com a Ana Julia em 2010.

    ResponderExcluir
  21. Prezado Parsifal,

    Os números são relativos, mas falam por si só. Realmente é grande a rejeição com o nome do Simão Jatene. O Hélder se apresenta como uma renovação carismática e jovem com uma propensão real de capital eleitoral junto ao público jovem e feminino. Acredito que o quadro eleitoral está se manifestando desta forma. O segundo turno é inevitável e grande parte dos prefeitos antes aliados do atual governo migraram para apoiar Helder. A participação do Senador Jader é decisiva e acredito que com a derrocada do Senador Mário Couto, um rebelde declarado junto ao PSDB, o quadro de rejeição piorara cada vez mais para o Jatene. Não tem mais volta, possivelmente o Hélder será o novo governador do Estado do Pará. Agora, é necessário cautela, pois o orçamento do estado já está contingenciado e sabemos que o poder do orçamento é forte e decisivo. Novamente uma grande satisfação falar neste dileto blog e assim difundir nossas ideias de conhecimento da política paraense.

    Att.

    Arthur Anaissi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o herdeiro de uma oligarquia pode ser considerado uma renovação?

      Excluir
    2. /\ Boa pergunta. A propaganda é esperta em afirmar que ele é algo novo na política, mas é só a volta do antigo, com tudo de ruim que vem junto

      Excluir
    3. Sei o quanto está dificil para quem, nos últimos 20 anos, esta se refastelando no poder, admitir que chegou a hora de sair. Mas o povo já decidiiu. Basta. Velha é essa lorota de projeto para nosso Estado que continua na mesma. Com vergonhosos índices sociais e econômicos. Um Estado Rico mas com Povo Miserável. Que venha o novo, o jovem. Novas esperanças renascem. Assim caminha a humanidade.

      Excluir
    4. ele é qq coisa, menos renovação

      Excluir
  22. O MCB ainda está sonhando com a eleição em cédula. Até onde eu sei não está prevista o fim da urna eletrônica. Pelo menos até a próxima eleição. Assim, não tem como ter os nomes listados como quer crer o nosso Barão que nessa, como em outras, comete muitos furos ....
    Mas eu entendo e sei o que é ser torcedor. Ainda mais apaixonado

    ResponderExcluir
  23. Deputado, mas o Hélder a poucos dias não estava 12% a frente do Jatene?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você viu isso? Volte lá e confira e depois volte aqui para me dizer.

      Excluir
    2. Realmente o senhor tem memória curta.
      Só falta o senhor dizer que não lembra mais daquele vídeo dizendo que quem conhece Jader não vota me Jader?
      Só pra lembrar sua fraca memória a pesquisa do instituto alvo foi publicada em seu blog no dia 02/07

      Excluir
    3. Você está errado em duas coisas: não tenho memória curta, aliás, memória é umas das poucas ótimas que gozo. Você tem certeza que voltou lá na postagem à qual se refere e leu direito, mesmo? Se não, leia com mais atenção que você verá que lá não está escrito o que você equivocadamente relata.

      Excluir
  24. Meu caro Parsifal;
    Não deixe de ver (se é que ainda não viu) esse vídeo do combativo blog do CJK e se puder fazer uma postagem com suas sempre bem vindas e inteligentes observações, nos ajudará a entender a relação nada republicana entre os senatoriáveis do ninho tucano. Abaixo o link:
    http://blogdocjk.blogspot.com.br/2014/08/nao-preciso-dos-votos-de-voces.html

    SIDNEY PORTAL
    Salvaterra/PA

    ResponderExcluir
  25. calma gente o governo do helder foi muito fraco ele não foi bom prefeito pra ananineua e com certeza vai ser um pessímo governador

    ResponderExcluir
  26. Dilma tem aprovação de 82% (ótimo, bom e regular), Jatene tem aprovação de 70% (Ótimo, Bom e Regular).
    E, para não brigar com os números a rejeição de Jatene é pertinente com a sua tri-recandidatura. Mas o surpreendente é a rejeição do Helder Barbalho (alta), diante de sua primeira candidatura ao governo do estado. Já para o senado está mais para aquele candidato radialista. Ele deve usar muito bem seus 30 segundos. Afinal, Eneas foi o espelho no uso do tempo de Tv para muitos candidatos e o radialista sabe manipular muito bem.

    ResponderExcluir
  27. Estou ansioso para ver o grande projeto do Helder tem para o nosso estado. Baile de Debutantes no Hangar.

    Parsifal, por que o Jader Barbalho e a Elcione não aparecem no lado do Helder Barbalho? É para não queimar a campanha deputado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você nunca foi convidado para esse baile, pois tem uma eterna fixação por ele.
      É que ninguém no Pará sabe que os dois são os pais do Helder e ele quer manter isso em segredo.

      Excluir
  28. Deputado Parsifal o que aconteceu com o Helenilson Pontes, pois ele tá dois anos distribuindo Cheque moradia e inaugurando obras nos quatros cantos do Pará e o nome dele fica atrás de um desconhecido do PV? Qual Motivo ele não alavancou?

    ResponderExcluir
  29. Me admiro como o povo do Pará, nosso querido estado ainda tem coragem de votar em um cidadão igual ao atual governador, o cara passa 4 anos sentado em uma cadeira não percorre o estado que está entregue a 20 anos as baratas,com obras inacabadas,criminalidade,violência pra todo lado,desvio de dinheiro público como é o caso desse asfalto nas cidades em parcerias com prefeituras só pra ter uma idéia passaram-se todos esses anos e só agora ele resolve fazer sabendo que em período eleitoral é vedado pois caracteriza politicagem, em Rurópolis por exemplo contratou uma empresa fantasma que nem se quer começou o processo de terra planagem e já abandonou o serviço,em santarém,Itaituba,Altamira e Marabá as cidades estão um lixo parecem cidades fantasmas, e pra completar ele foi contra a nossa vontade dizendo Não ao povo do oeste do Pará e Sudeste quando queríamos a nossa independência com Tapajós e Carajás,então vamos juntos dizer NÃO Pra ele também,e vale ressaltar que ele já nos provou que não sabe governar pois esse é seu segundo mandato, E, para não brigar com os números a rejeição de Jatene é pertinente como a sua tri-recandidatura,Basta de Jatene

    ResponderExcluir
  30. Fico impressionado com a sua capacidade de paciência com estes covardes anônimos.
    E os covardes pegam a lambada, e não desistem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação