Kim Phuc

Shot001

A foto acima, tomada pelo vietnamita Nick Ut, é a mais icônica ilustração da guerra do Vietnã.

A menina que aparece correndo nua é Kim Phuc, com 9 anos no momento da fotografia, em 1972, quando a aldeia em que morava sofreu um bombardeio de napalm.

Hoje, com 51 anos, Kim reside nos EUA e ainda porta as marcas da brutalidade da guerra química: teve 70% do corpo queimado pelo gel.

Abaixo, Kim Phuc, fotografada por Joe McNally, em 2006, para campanha de arrecadação de fundos para crianças vítimas de guerra.

Shot002

Comentários

  1. Caro Parsifal,

    A guerra do Vietnã mexeu com nossos corações e mentes naqueles anos terríveis. Os EUA não admitem até hoje a derrota para os bravíssimos soldados de Ho, que derrotaram, em batalha, o exército mais poderoso do mundo. Quebraram alí um paradigma. Os soldados americanos levaram um pau, como se diz na roda da criançada quando tem as suas arengas. Pois bem, a respeito da foto acima, Richard Nixon chegou a negá-la, tivesse ocorrido, apesar de tudo, do arrepio, da dor, da indignação que nos ocorreu quando a imprensa mundial a publicou. Ó tempore, ó mores.
    Abraços,
    Agenor Garcia
    jornalista

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação