06/04/2014

Candidaturas nanicas tiram 6 pontos percentuais de Dilma Rousseff

Embora Dilma Rousseff ainda seja a franca favorita para vencer a eleição em 1º turno, a queda de 6 pontos percentuais, desde a pesquisa de fevereiro, demonstra como o humor do eleitor responde cada vez mais rápido aos estímulos políticos que recebe.

Abaixo os comparativos com fevereiro e atualmente, no cenário mais provável para outubro:

Shot006

Alguns apressados debitam a queda de Dilma exclusivamente ao episódio “Petrobras-Pasadena” e ao pessimismo em relação à economia. Discordo do “exclusivamente”: 90% do peso específico da queda foi a entrada em cena dos candidatos dos partidos pequenos, que mesmo antes do referido episódio já tiravam votos de Dilma e dos demais candidatos.

Vejamos abaixo o cenário sem as candidaturas nanicas:

Shot008

Comparando-se os quadros 1 e 2 constata-se que as candidaturas dos partidos nanicos tiram votos dos três candidatos principais, sendo que Dilma é a que mais perde (5 pontos), seguida de Eduardo Campos (4 pontos) e Aécio Neves (2 pontos).

Abaixo os candidatos dos partidos pequenos que conseguiram pontuação na atual pesquisa:

Shot010

Portanto, não há eco para o grito dos apressados do movimento “Volta Lula”, pois o processo eleitoral apenas sofre ajustes de sintonia com o surgimento de novas candidaturas e a presidente Dilma segue favorita, sem maiores riscos para mudar o tabuleiro.

O Datafolha fez 2.637 entrevistas em 162 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral com o código BR 00064/2014.

6 comentários:

  1. Denise Abreu é do PEN! Não faz campanha ainda, mas já é conhecida das redes sociais! Unica representante da Direita! Ela vai ser a balança que vai levar para o segundo turno as eleições! Fala bem, inteligente... se participar de algum debate, pode esculachar a Dilma, que, com todo respeito, é um jegue!
    A direita inteira do brasil vai de Denise e ela deve terminar com uns 10%! Pode escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site do Datafolha a coloca como PTN, mas já verifiquei e, de fato, o correto é PEN. Já está retificado. Obrigado.

      Excluir
    2. De nada, amigo!
      Falando em direita, você acredita que tem gente que acha que o PSDB é de direita? hahahahah
      um abraço

      Excluir
  2. Dilma tem tudo para subir quando o horário eleitoral começar pra valer, é quando a grande maioria do eleitorado vai se ligar realmente nas eleições. É quando vão poder ser mostrados os feitos do governo como o mais médicos, que nesse momento sofre ataques constantes por parte da imprensa e dos conselhos de classe dos médicos; no horário eleitoral vai ser mostrado a realidade do programa, com depoimentos de pessoas que são beneficiadas pelo programa sem a parcialidade da grande mídia.

    ResponderExcluir
  3. Jatene (EUA), Helenilson (ARÁBIA SAUDITA), Zenaldo (COLOMBIA), o Pará sem comando . Os Pilotos sumiram, a aeronave está desgovernada e ameaça cair. Bem que eles poderiam ficar por lá.

    ResponderExcluir
  4. O Governo do Pará é igual ao voo da Malásia, ninguém sabe onde está, ninguém tem mais esperanças.

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.