Candidaturas nanicas tiram 6 pontos percentuais de Dilma Rousseff

Embora Dilma Rousseff ainda seja a franca favorita para vencer a eleição em 1º turno, a queda de 6 pontos percentuais, desde a pesquisa de fevereiro, demonstra como o humor do eleitor responde cada vez mais rápido aos estímulos políticos que recebe.

Abaixo os comparativos com fevereiro e atualmente, no cenário mais provável para outubro:

Shot006

Alguns apressados debitam a queda de Dilma exclusivamente ao episódio “Petrobras-Pasadena” e ao pessimismo em relação à economia. Discordo do “exclusivamente”: 90% do peso específico da queda foi a entrada em cena dos candidatos dos partidos pequenos, que mesmo antes do referido episódio já tiravam votos de Dilma e dos demais candidatos.

Vejamos abaixo o cenário sem as candidaturas nanicas:

Shot008

Comparando-se os quadros 1 e 2 constata-se que as candidaturas dos partidos nanicos tiram votos dos três candidatos principais, sendo que Dilma é a que mais perde (5 pontos), seguida de Eduardo Campos (4 pontos) e Aécio Neves (2 pontos).

Abaixo os candidatos dos partidos pequenos que conseguiram pontuação na atual pesquisa:

Shot010

Portanto, não há eco para o grito dos apressados do movimento “Volta Lula”, pois o processo eleitoral apenas sofre ajustes de sintonia com o surgimento de novas candidaturas e a presidente Dilma segue favorita, sem maiores riscos para mudar o tabuleiro.

O Datafolha fez 2.637 entrevistas em 162 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral com o código BR 00064/2014.

Comentários

  1. Denise Abreu é do PEN! Não faz campanha ainda, mas já é conhecida das redes sociais! Unica representante da Direita! Ela vai ser a balança que vai levar para o segundo turno as eleições! Fala bem, inteligente... se participar de algum debate, pode esculachar a Dilma, que, com todo respeito, é um jegue!
    A direita inteira do brasil vai de Denise e ela deve terminar com uns 10%! Pode escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site do Datafolha a coloca como PTN, mas já verifiquei e, de fato, o correto é PEN. Já está retificado. Obrigado.

      Excluir
    2. De nada, amigo!
      Falando em direita, você acredita que tem gente que acha que o PSDB é de direita? hahahahah
      um abraço

      Excluir
  2. Dilma tem tudo para subir quando o horário eleitoral começar pra valer, é quando a grande maioria do eleitorado vai se ligar realmente nas eleições. É quando vão poder ser mostrados os feitos do governo como o mais médicos, que nesse momento sofre ataques constantes por parte da imprensa e dos conselhos de classe dos médicos; no horário eleitoral vai ser mostrado a realidade do programa, com depoimentos de pessoas que são beneficiadas pelo programa sem a parcialidade da grande mídia.

    ResponderExcluir
  3. Jatene (EUA), Helenilson (ARÁBIA SAUDITA), Zenaldo (COLOMBIA), o Pará sem comando . Os Pilotos sumiram, a aeronave está desgovernada e ameaça cair. Bem que eles poderiam ficar por lá.

    ResponderExcluir
  4. O Governo do Pará é igual ao voo da Malásia, ninguém sabe onde está, ninguém tem mais esperanças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação