Hipátia, uma mulher de tirar o fôlego! Feliz dia da mulher!

> Prólogo

Shot022Eu tinha um professor de matemática cujo apelido era “cata osga”, porque lecionava teoria matemática olhando para cima.

Certo dia, deparado com um problema de matemática pura que eu não conseguia resolver há três dias, fui valer-me com o cata osga. Ele olhou a folha de papel e respondeu:

- Vá estudar equações diofantinas e você conseguirá resolver!

Foi a primeira vez que ouvi falar de tais equações. Como naquela época não havia Google, eu insisti:

- E onde eu acho isso?

O cata osga devolveu-me o papel e, já se afastando, deu-me a pista:

- Procure por Diofanto e Hipátia de Alexandria.

Eu fui atrás do Diofanto, mas quem me encantou mesmo foi a Hipátia que, por momentos, fez-me largar a matemática e ir atrás de saber-lhe a vida.

A história cita Hipátia de Alexandria, nascida em 370, como tendo sido a primeira mulher a dominar as ciências matemáticas. Os historiadores a citam, ainda, como tendo chefiado a escola platônica de Alexandria e lecionado filosofia e astronomia.

hipa

Foi ela, e não Diofanto, quem me ajudou a resolver a equação. Diofanto teve em Hipátia uma espécie de facilitadora das suas elaborações aritméticas.

> Epílogo

Hipátia foi assassinada, em Alexandria, no dia 8 de março de 415, coincidentemente o dia no qual, atualmente, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, que nada tem a ver com Hipátia, mas foi ela que eu escolhi para desejar felicidades a todas as mulheres do mundo.

Para quem gosta de cinema, o diretor espanhol Alejandro Amenábar fez "Ágora" que, com algumas licenciosidades artísticas, retrata a vida de Hipátia, que é representada pela bela atriz Rachel Weisz.

Shot017

Para ver algumas ilustrações, que colhi a esmo, em homenagem às mulheres, clique aqui.

Comentários

  1. Grande mestre,manoelzinho,como era conhecido por uma grande maioria/cesep,parabens por esta grande e merecida recordaçao. Julio branches

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio,

      Eu não quis dizer o nome, mas já que você o declinou, aí está ele. De fato um grande mestre.

      Excluir
  2. Pessoal, eu fiz um vídeo sobre a filósofa em meu canal no Youtube, e chama-se "Hipátia de Alexandria, feminismo e liberdade de expressão". Quem quiser, só entrar aqui e dar uma conferida: http://youtu.be/sWPQJpfUL0s

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação