A água não é um recurso abundante na Terra

Em 22 de março de 1992 a ONU instituiu o Dia Mundial da Água, substância sem a qual não teria surgido a vida na Terra e da qual a vida depende para continuar existindo.

Eu já tratei disso aqui, mas não custa repetir. Olhe a imagem abaixo, elaborada pelo Serviço de Vigilância Geológica dos EUA:

agua

A bolha azul representa toda a água que há na Terra na exata proporção do tamanho do planeta.

Os oceanos, mares, calotas polares, icebergs, neve, lagos, rios, águas subterrâneas, água atmosférica (nuvens de chuva, granizo, umidade, vapor) e até mesmo a água presente na composição de todos os seres vivos: tudo junto forma a bolha acima, de 1.386.000.000 quilômetros cúbicos.

> Há pouca água na Terra

Ao contrário do que equivocadamente se ensina, a Terra não é formada por ¾ de água e sim ¾ da Terra estão cobertos por água, o que é absolutamente diferente: a Terra não é o “planeta água”. Na verdade, embora a água seja responsável por toda a vida na Terra, há pouco dela aqui.

> Água doce é apenas 2,4% do total

Sinta mais o drama, olhando a figura abaixo:

potavel

A bolha 1 você já sabe que é a quantidade de água na Terra. A bolha 2 é a quantidade de água doce existente, que equivale a apenas 2,4% da 1, ou seja, 97,6% da água que há no planeta não serve para os humanos (é salgada).

Agora observe a quase imperceptível bolha 3: é a quantidade de água doce que está na superfície da Terra (rios e lagos), que corresponde a apenas 0,02% da bolha 1. O resto daqueles 2,4% está congelado nas calotas polares e a alguns quilômetros abaixo do nível do mar, o que torna difícil, e extremamente cara, a exploração.

> Olhe de novo

Eu não tenho dúvida alguma, em se considerando a inconsequente marcha da humanidade de poluição dos mananciais e da atmosfera, que a humanidade, em não rompendo esse rumo, vai matar e morrer por água em uma espécie de apocalipse seco.

Volte a dar uma olhada nas imagens e não fique preocupado se for capaz.

Comentários

  1. Não compreendemos, por isso não damos valor...por isso desperdiçamos e por fim se acabará.

    ResponderExcluir
  2. United States Geological Survey (USGS) = Serviço Geológico dos Estados Unidos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação