Cannabis sativa

Shot006

A fila de cerca de 1km é para comprar maconha para fins recreativos no primeiro dia da liberação da erva, ontem, (1) no Estado do Colorado, nos EUA.

O Colorado - e mais 20 estados dos EUA - já comercializava a maconha para finas medicinais. A partir de ontem (1) a comercialização está liberada, até 30 gramas ao mês, para cidadãos do Colorado maiores de 21 anos, em estabelecimentos específicos. Não cidadãos do Colorado podem adquirir até 7 gramas por mês.

> Impostos

O Estado do Colorado prevê arrecadar cerca de US$ 67 milhões de impostos por ano com o comércio, e a lei determina que os primeiros US$ 40 milhões arrecadados serão investidos em construções de escolas.

> Cretinice e hipocrisia

A proibição de drogas é a cretinice casada, em comunhão de bens, com a hipocrisia, pois alimenta o crime organizado, que fatura bilhões com a ilicitude e não paga um tostão de impostos: é o negócio mais lucrativo do mundo.

Proibir a maconha, ou qualquer outra droga, não impede que ela possa ser adquirida na esquina e até a recebida em casa.

O cigarro e o álcool, que fazem mal à saúde e causam problemas sociais similares, podem ser comprados em todas as esquinas. Se queremos evitar o abuso do que faz mal, proibir, comprovadamente, não é a solução.

Educar é a única tentativa que pode entregar a moderação com menor ineficácia.

Comentários

  1. Huxley, em seu Admirável Mundo Novo, foi um profeta. Eis aí a liberação da SOMA. E teremos uma sociedade de zumbis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Na distopia de AH o crime era não consumir o Soma: os cidadãos estavam obrigados ao entorpecimento.
      As drogas, mesmo onde o consumo é criminalizado, estão liberadas há muito, pois você compra onde quiser ou, como dito na postagem, pode encomendar e receber em casa.

      Excluir
  2. Parsifal,em 1999 um amigo meu chamado Marco Alexandre da Costa Rosário defendeu uma tese de mestrado no CCJ na UFPA intitulada O Narcotrfico e o sitema penal a nível federal no estado do Pará. eu não tenho a mesma digitalizada,mas dá pra conseguir uma cópia da mesma na UFPA. La ele praticamente expõe a tese da venda da droga pelo estado como forma de quebrar o narcotráfico.

    a tese te ve como orientador o Dr. Jose Carlos Castro.

    eis so um trechinho da mesma,nos antecedenetes historicos,o homem antigo e o uso das drogas:
    as drogas sempre estiveram associadas as praticas de culto,sendo usadas pelo homem antigo ora como prática medicinal,ora como uma forma para aumentar a percepção do cotidiano e criar uma especie de realidade paralela. o homem antigo,desta forma, usando várias práticas, tais como a dança,o canto,a hipnose e tambem as drogas,procurava criar ,atraves dela um liame com a divindade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou tentar conseguir a tese para ler. A questão crucial é que o Estado não tem maiores interesses na descriminalização, pois bilhões estão envolvidos no combate e isso sustenta dezenas de milhares de pessoas dentro do aparelho estatal, que também tem interface com o tráfico ou seja, um depende do outro e se essa cadeia se quebrar muitos perderão dentro e fora do Estado.

      Excluir
  3. O mesmo ocorre com o jogo do bicho. O estado "precisa" desses ganchos. Tanto é verdade, que bicheiros ricos e famosos, investem em obras de arte, joias e não são incomodados pelo Leão da Receita.

    ResponderExcluir
  4. o brasil é o país da hipocrisia todo mundo fuma maconha, joga no bicho e transa com prostitutas mas nao paga imposto! pagamos nós que compramos feijão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação