23/01/2014

Belém é a 23ª cidade mais violenta do mundo e a 8ª mais violenta do Brasil

Shot004

A Consejo Ciudadano para la Seguridad Publica y Justícia Penal, ONG com sede no México, publicou a sua edição de 2014 (dados de 2013), da violência no mundo.

No ranking, elaborado com as taxas oficiais de homicídios, estão as cidades com mais de 300 mil habitantes, excluídas aquelas que são palco de guerras civis e conflitos que usam a violência como elemento de disputa política.

> No Brasil

No Brasil, 16 cidades estão entre as primeiras 50 mais violentas do mundo e Belém, que no ranking de 2013 (dados de 2012) era a 26ª mais violenta do mundo, piorou: com 48,23 homicídios por 100 mil habitantes, a capital paraense agora ocupa a 23ª posição.

> No mundo

Pela 3ª vez consecutiva, San Pedro Sula, em Honduras, é a cidade mais violenta do mundo, seguida por Caracas, na Venezuela e Acapulco, no México.

Quando o corte é feito por países, dos 34 que participam do ranking, o Brasil é o 13º mais violento.

Cortando o ranking para o Brasil, temos Maceió-AL como a mais violenta do Brasil e Aracaju-SE a menos violenta. Belém ocorre como a 8ª cidade mais violenta do Brasil. Abaixo as cidades brasileiras que ocorrem no ranking, em ordem decrescente.

Para ler o estudo completo (em espanhol e formato PDF) clique aqui.

6 comentários:

  1. Caro Deputado, acredito que o o senhor se confundiu nos dados, pois no título está que Belém é 26º colocada no ranking mas no parágrafo que inicia com No Brasil... você diz que hoje Belém é a 23º. Desculpa se estou falando besteria.
    André - Tucuruí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, você está correto: é a 23ª. Era a 26ª no ranking de 2013, com dados de 2012. Já está corrigido. Obrigado.

      Excluir
  2. Enquanto isso, jatene, só quer saber de viajar para a Europa, a passeio. A População, é que se exploda.

    ResponderExcluir
  3. Deputado, não tem nada a ver mas encontrei essa reportagem e achei interessante. Então resolvi compartilhar. Nunca tinha ouvido isso, o senhor já???

    http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/01/livro-defende-tese-de-que-hitler-foi-enterrado-em-cidade-de-mato-grosso.html

    André - Tucuruí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi essa tese, todavia não creio nela. Há várias teorias, "com evidências criveis" sobre o fim de Hitler, mas nada destituiu até hoje, a meu ver, a versão histórica, oficial.

      Excluir
  4. Quando é coisa boa o Pará é o último. Quando a coisa é ruim somos os primeiros. Égua, assim não dá pra continuar.

    ResponderExcluir

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.