The Economist: o Brasil está atolado

Em 2009, quando o Brasil apresentava desempenho acima das grandes economias do globo, a revista britânica “The Economist”, dedicou-nos uma capa.

Shot005

Em 14 páginas, a revista, que é referência em jornalismo econômico mundial, chamou o Brasil de "a maior história de sucesso na América Latina", mas advertia que o país precisava ter cuidado com o “excesso de confiança”.

> Excesso de confiança

Os feiticeiros da área econômica excederam-se na confiança e embaralharam os botões da economia a ponto de esgotar a bateria do controle remoto.

A teimosia da inflação em vir à meta e a resistência do PIB em responder aos estímulos da equipe econômica, fragilizaram a tal ponto o governo que à presidente Dilma bastaram os pés de vento do “Levante de Junho” para vir ao rés do chão.

> Desacelerados

Na sexta-feira (26), a “The Economist” brindou o Brasil com mais uma capa, mas desta feita de forma negativa, ao avaliar que o Brasil, juntamente com os demais Brics (Rússia, Índia e China) estão atolados em dificuldades que não souberam prevenir.

Shot006

A revista aponta o fraco crescimento chinês como uma das âncoras das economias emergentes. O Brasil, por exemplo, tem grande parte das suas commodities dependentes do humor do dragão.

> Impressões

Eu, economista de padaria, acho que chegamos ao limite. Não é possível ao país avançar sem investimentos urgentes e vultuosos em infraestrutura de transportes, uma reforma tributária que simplifique o manejo fiscal, uma reforma administrativa que torne a Federação menos ineficiente, e uma reforma política que recicle a inteligência política nacional, que estacionou no século 19.

Sem estas providências, governos chegarão e partirão mexendo em todos os botões do controle remoto e o receptor não responderá aos estímulos, pois está desligado da tomada.

Comentários

  1. Borrower should have a banking account in different reputed bank of UK; it needs to
    be 3 to six months old not fake
    the recent petition was started by ryan bryski, christopher's older brother.

    ResponderExcluir
  2. tucanos, petistas e pmdbistas não valem nada( com td respeito, deputado) mas o pt surfou a onda deixada pelo governo FHC e pelo crescimento global.
    Entretanto, nao continuou com as medidas necessãrias, diminuição da máquina, investimentos em infra estrutura e reformas... estão afundando o brasil!! o difcil é plantar e o pt só colheu!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação