Pular para o conteúdo principal

Você é doida demais…

Na década de 70 não era possível ir a um baile no interior, ou na periferia das capitais, sem dançar os bregas, boleros e sambas-canções de Lindomar Castilho.

Shot001

Em Goiânia, Lindomar cantava na casa do compositor Bariani Ortêncio quando Diogo Mulero, diretor musical de uma das maiores gravadoras do Brasil, a Copacabana, convidou-o para gravar um disco.

Em 1962 gravou o seu primeiro LP. Oito anos depois era um dos maiores vendedores de discos do Brasil e um dos mais lucrativos da Copacabana: seus LPs eram lançados em toda a América Latina e EUA.

Em 1978, no auge da carreira, casou-se com a cantora Eliana de Gramont. Lindomar era exageradamente ciumento: sepultou a carreira da esposa pelo tempo em que viveram juntos.

Em 1980 Eliana, não mais suportando as crises de ciúme, (Lindomar cismou que a esposa mantinha um relacionamento extraconjugal com o violonista Carlos Randal, primo dele) separou-se de Lindomar, que não aceitou a opção e passou a persegui-la publicamente.

Em 1981, Eliana de Gramont anunciou uma temporada no famoso canto boêmio da baixa Paulista, o “Belle Époque”, na Alameda Santos, em São Paulo. As apresentações eram com Carlos Randal.

Cego pelo doentio ciúme, Lindomar agasalhou um revolver calibre 38 à cintura e rumou ao Belle Époque. Quando Eliane e Randal se apresentavam, levantou-se da mesa onde estava, aproximou-se a cerca de dois metros do palco e disparou cinco tiros.

Eliane foi atingida no peito e faleceu. Randal, que no terceiro tiro conseguiu saltar contra Lindomar, atingindo-o com o violão, foi atingido na barriga, mas sobreviveu.

Shot002

Em 1984, no julgamento, multidões se aglomeravam. Milhares de mulheres gritavam um bordão que ficou famoso no Brasil: "Bolero de machão só se canta na prisão".

Lindomar Castilho foi condenado a 12 anos e dois meses de prisão. Após cumprir 7 anos saiu da prisão em liberdade condicional.

especial28

A Justiça o condenou à prisão e o público o condenou ao ostracismo. Seus bregas, boleros e sambas-canções sumiram das mídias para sempre. O público, talvez, sentir-se-ia cúmplice se lhe ouvisse as canções.

Foi surpresa para mim, depois de quase 30 anos, ligar o rádio do carro e, não mais que de repente, ouvir Lindomar Castilho cantando o que talvez seja a sua mais conhecida canção (embora não a melhor) porque se tornou tema da série global “Os Normais”: “Você é doida demais”.

Lindomar Castilho, 73 anos, vive hoje, sozinho e recluso, em sua residência em Goiânia. A sua pena com a Justiça está cumprida; para com a sociedade e a sua própria consciência, ainda não.

Shot003

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.