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Passagem Belém-Camará-Belém aumentou 40% de dezembro de 2012 até junho de 2013

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Em 05.01.2013, as empresas que fazem a rota Belém-Camará-Belém, de onde os usuários tomam rumo para Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, aumentaram o preço das passagens em cerca de 30%.

Os surpresos passageiros reclamaram, mas ouviram das empresas que o aumento foi autorizado pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon).

> Protestos

Na terça-feira (25), na onda do “Levante de Junho”, moradores do município de Salvaterra interditaram a PA-154, que liga Cachoeira do Arari a Soure, reivindicando a revogação dos aumentos, que não pararam em janeiro: desde dezembro de 2012 até junho de 2013 a passagem aumentou de R$ 15,50 para R$ 21,75, o que significa uma majoração de 40%.

> V

Sem querer ser o espírito de porco do Marajó, mas será que esse aumento vai ser o único no Brasil a ficar como está?

Em Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari ainda não chegaram as máscaras do Guy Fawkes, desenhada pelo ilustrador David Lloyd, para os famosos quadrinhos do Alan Moore, “V de Vingança”?

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Se quiserem eu mando umas para aí. Não se preocupem, a jurisdição do tal Wolfgang Endemann é circunscrita à Belém e se ele se atrever a ir ao Marajó, joguem ele n´água. 

Comentários

  1. Ouvi dizer também que querem aumentar a passagem do porto de Camará para Salvaterra de 5,00 para 9,00. Um trecho de apenas 30 Km. Um roubo! Querem ganhar dinheiro com os turistas, mas se esquecem da população local.

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  2. A quanto tempo não tinha reajuste?

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    1. É exatamente isso que a Arcon deveria vir a público dizer. Eu farei um ofício pedindo as informações. Todavia, nos últimos 5 anos a inflação não ultrapassou 40% e eu duvido muito que não tenha havido reajuste nesse período pois, todos os anos, as empresas pedem.

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  3. Francisco Márcio27/06/2013, 11:11

    Deputado, Vossa Excelência está equivocado, o prefeito Zenaldo é do PSDB. Afinal o seu PMDB, sempre é ator cooadjuvante!

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    1. Você me deixou uns 3 minutos (o que para mim é muito tempo), procurando onde eu teria dito que o Zenaldo é do PMDB. Até que encontrei o equivoco na nota lateral e já está corrigido. Obrigado pelo aviso.
      Não se esqueça, porém, que atores coadjuvantes ganham Oscar todos os anos e conseguem, por isso, sempre, vaga em todos os filmes de sucesso: é impossível produzir a película sem eles.

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    2. É, os protagonistas conseguiram o que parecia impossível: despertar a fúria do pacífico povo brasileiro.

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    3. Francisco Marcio27/06/2013, 21:16

      Esse deve der um dos motivos da sua alegada dor de cabeça: ansiedade. Onde já se viu 3 min. ser muito tempo (para um líder do PMDB). Ainda mais tratando-se de um Deputado Estadual, acostumado com as benesses da viúva, com habitualidade no circuito Elizabeth Arden ( confesso que (mais) essa aprendi aqui),um verdadeiro monarca.

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    4. Para você ver como a vida nos impõe compensações tanto a débito, como a crédito. Imagine se eu tivesse essa alegada dor de cabeça e não pudesse circular no dito circuito.
      Mas confesso que abriria mão do circuito pela cura da enxaqueca, afinal, além de New York, Paris e Londres, tem Tóquio, Milão, Bruxelas, Hong Kong, Dubai...

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  4. Frase extraída de um site:

    "O povo brasileiro protesta como leão, mas vota como jumento!!!"

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  5. É, os protagonistas conseguiram o que parecia impossível: despertar a fúria do pacífico povo brasileiro.

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  6. Parsifal, peço licença para fazer uma solicitação, peço que troque a charge do post, por causa da possível confusão e da ilusão que esta pode causar ela faz parecer que é o trabalhador, nesse caso o cobrador do ônibus ou vendedor do bilhete, que é o assaltante, quando na verdade não. É engraçada, mas inconscientemente alguns podem guardar esse sentimento de raiva qual o texto, bem elaborado incita com suas oportunas colocações, e direcionar para alguém que não tem culpa, na verdade são os empresários que não querem dividir o lucro, pois alguns impostos são baixados para os transportes, isso eram metas do governo, acredito que alguns impostos sejam reduzidos para que justamente exista a possibilidade de deliberadamente os caros empresários donos da empresa e ao estado assim o façam, porém eles se mantêm inertes e nunca repassam essas reduções ao povo, e o governo que também é inerte, não cobra dos empresário, grato pelo espaço, abraços e voto logo!

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    1. Olá Sávio,

      Agradeço a sua observação. Já mudei a ilustração.

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  7. As empresas que fazem a travessia fluvial de veículos no trecho Belém-Arapari-Belém também reajustaram seus preços nos mesmos patamares da travessia Belém-Camará-Belém.
    E o serviço continua precário. O usuário não tem a menor segurança na travessia; não se tem respeito pelo cumprimento de horário; os funcionários tratam os usuários sem nenhuma cordialidade; as balsas são antigas e, barulhentas; você faz a travessia ao lado de veículos de carga perigosa e muitos usuários não respeitam a ordem de desligar e descer do carro.

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  8. Tarifas são custos variáveis,fixos e impostos. É uma receita de bolo com a adosagem dos ingredientes,portanto fácil de apurar.

    Serviço barato tem que ser serviço porco? Claro que não, tem que ser seguro e ter seguro, que o diga a Capitania dos Portos.

    Mas serviço barato não é de primeiro mundo, modicidade tarifárica não é coisa de primenro mundo, portanto povo pobre tem serviço de segunda.

    Hoje com a internete podemos viajar pelo mundo e verificar os preços travessias pelo Brasil todo e até do mundo, vamos pesquisar, pesquisem....

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    1. Creio que o que você sugeriu (pesquisar tarifas) você mesmo não fez: as tarifas nacionais, como todas as coisas no Brasil, são as que menos benefícios entregam pelo custo que têm.
      Você está absolutamente equivocado ao achar que na composição das tarifas estão apenas os ingredientes absolutos que você enumerou. Agregue nelas o conluio criminoso entre os concessionários e os “concessionistas”.
      Ainda, não é possível estabelecer comparações absolutas entre as tarifas púbicas do Brasil e de outros países com o mesmo PIB, pois o perfil econômico e a renda per capita são diferenciados. Em se considerando estas variáveis, o Brasil passa a ter as mais caras tarifas de transporte público entre os comparados. Se consideramos, em preços absolutos, a qualidade dos transportes aqui e alhures com o mesmo PIB, aí que vamos nos envergonhar do resultado.
      Sim, pobre anda de transporte público, mas isso não significa que alguém não esteja pagando a diferença e o orçamento público existe exatamente para fazer essas compensações.
      Se um dia o Brasil, em um desses arroubos de arrumação, resolver abrir a caixa preta das tarifas públicas de transporte, não fica um ônibus, balsa, navio ou canoa erguida.
      Você já procurou saber onde mora o maior empresário de ônibus de Belém? Tente saber: você se tornará espantado em constatar como é possível viver tão nababescamente cobrando tarifas “tão baratas” para os pobres. Quando ele morrer vamos providenciar-lhe a canonização por ter cobrado tão pouco por serviços tão “ótimos”.
      Aliás, você acaba de sugerir uma ótima pauta. Vou postar o gráfico do peso do transporte público no salário mínimo no Brasil, em cotejamento com outros países. Infelizmente você vai constatar que somos os mais caros com os piores serviços.

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