O Datafolha publicou ontem (28) a acentuada queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff.
Hoje (29) a “Folha de S. Paulo” publicou a parte eleitoral da pesquisa, o que acendeu uma enorme luz vermelha no Planalto: a presidente Dilma Rousseff foi duramente afetada pelos eventos do “Levante de Junho”.
A queda da presidente anuncia, pela primeira vez, um 2° turno na eleição presidencial de 2014.
Abaixo um quadro comparativo com a pesquisa de dezembro de 2012, quando a presidente venceria a eleição em 1° turno e em 29.06, quando ela perdeu 24 pontos percentuais de intenção de voto:
> Com Joaquim Barbosa
O Datafolha simulou um cenário no qual, além dos candidatos já postos, o presidente do STF Joaquim Barbosa , é incluído:
> O ex-presidente Lula é a carta na manga do PT
Em outro cenário o Datafolha coloca o ex-presidente Lula como candidato do PT. Lula ganharia em 1° turno, pois os demais candidatos, incluindo Barbosa, somariam 43%, enquanto ele teria 45%:
No cenário em que o presidente do STF é retirado da disputa, o ex-presidente Lula continua vencendo a eleição em 1° turno:
Todas as perguntas foram estimuladas. O Datafolha entrevistou 4.717 pessoas, em todo o Brasil, nos dias 27 e 28 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Parsifal, o que achou da pesquisa?
ResponderExcluirEstou preparando uma postagem analítica sobre o assunto. A priori a pequisa remete uma preocupação ao Planalto. A queda da presidente pode ser apenas uma eventualidade do momento, ou uma tendência crônica. Nos dois casos o Planalto precisa redirecionar sua atividade política e providenciar carenagem eleitoral nos locais em que a queda foi mais acentuada (Sul e Sudeste).
ExcluirE as pesquisas pra governadores? Porque estão travando os resultados de pesquisas pra o governo do Pará?
ResponderExcluirOs pré-candidatos a governo estaduais devem achar que ainda não é tempo de gastar dinheiro com pesquisas.
Excluir