Sangue, trabalho, lágrimas e suor

As notas de libras esterlinas estampam-se com o rosto da rainha Elizabeth 2ª de um lado e do outro, por um período de dez anos desde a primeira tiragem, a face de uma grande personalidade britânica.

Anunciou ontem (26), o valete de ouros de Sua Majestade, em Chartwell, que a partir de 2016 o seu filho mais ilustre estará no verso da libras.

Trata-se do ex-primeiro-ministro inglês Winston Churchill, que entrincheirado na ilha que é a Inglaterra, conteve, sozinho, o avanço de Hitler nos dois primeiros anos da Segunda Guerra.

Shot001

Nas notas, além da face de Churchill, que para manter alto o moral inglês, transmitia memoráveis discursos pela BBC, está uma célebre frase de uma das suas transmissões para uma Europa estatelada pela blitzkrieg do Terceiro Reich.

Hitler tinha marchado sobre Paris. De Gaulle escapara para a Inglaterra (foi resgatado por Churchill) e as tropas aliadas faziam um dos mais espetaculares movimentos da história: a Retirada de Dunquerque, quando mais de 350 mil soldados se evacuavam, sob o impiedoso bombardeio da Luftwaffe, desde a francesa Dunquerque até a inglesa Dover, do outro lado do Canal da Mancha.

Shot002

Quando Churchill constatou que a armada estava segura em Dover, pronunciou-se, agradecendo à Inglaterra o esforço: mais de 50 mil civis ingleses, com barcos de todos os tamanhos, se fizeram à Dunquerque para resgatar as tropas.

Convocou todos à luta e advertiu com um trágico final: "Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor". É a frase que estará nas notas.

"Sir Winston Churchill foi um líder, orador e escritor britânico realmente grande. Acima disso, ele permanece como um herói de todo o mundo livre", disse o presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, ao anunciar a boa nova aos conterrâneos de Churchill.

Shot004

Heróis assim só se fazem na guerra.

Comentários

  1. Quem conhece as atitudes e o diletantismo do grande churchull sabe da justeza de suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Levaram o juiz a erro.

    O juiz da 16ª Vara Federal de Brasília, Társis Augusto de Santana Lima, determinou, na quarta-feira, que seja cumprida a decisão judicial que liberou o avião Gulfstream, modelo G200, número de série 250, de propriedade da ORM Air Táxi Aéreo Ltda., para que seja dada continuidade ao processo de registro e exploração comercial da aeronave.
    O magistrado notificou o órgão do governo para que fosse liberado o avião e feito o desembaraço aduaneiro e o comprovante de importação. Com a decisão, a ORM Air pode agora dar continuidade ao processo de regularização da aeronave junto à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e demais órgãos competentes, viabilizando o início das operações de transporte aéreo. A aeronave foi liberada de imediato pela Receita Federal.
    A decisão da 16ª Vara Federal garante a retomada do projeto de expansão da empresa ORM Air Táxi Aéreo que atua há vários anos na atividade de transporte executivo na região Amazônica. Em maio de 2012, a empresa deu início ao processo de importação da aeronave Gulfstream, modelo G200, número de série 250, visando atender novos e potenciais clientes.

    ResponderExcluir
  3. Será que novos e potenciais cliente quer dizer novos governadores do Pará?

    ResponderExcluir
  4. Não se faz mais estadista como ele ou: Adenauer, Roosevelt, de Gaulle,Josip Tito. Hoje como
    "estadistas" temos os Lulas, os Morales, as Cristinas, os Maduros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação